Agronomia: Curso de graduação com uma profissão do presente

Para quem gosta de agricultura e de fazer cálculos, o curso de graduação em agronomia pode ser uma ótima opção. A matemática entra na conta do plantio, da colheita e das estatísticas. Veja abaixo como os números somam na agronomia.

Agronomia é uma das profissões que estão em alta no Brasil e, com isso, torna-se desejo de muitos estudantes do Ensino Médio. Provavelmente, ao pensar nessa profissão, você não imagina que a matemática seja essencial para o dia a dia dela. Pois bem, hoje vamos mostrar a importância da matemática e dos cálculos na vida de um agrônomo.

Há uma constante oferta de trabalho para quem cursa graduação em agronomia em todas as regiões do País. Afinal, o Brasil é um grande fornecedor mundial de commodities agrícolas produzidas em grande escala. As commodities são bens comerciáveis como soja, milho e trigo, o que gera interesse de muitos estudantes em seguir a área.

Agronomia

Dica 1 – Saiba mais sobre a o curso de graduação e a carreira de agronomia: https://blogdoenem.com.br/agronomia-curso-profissao-mercado/

Os cálculos são frequentes na vida desse profissional. Por exemplo, de acordo com a ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a produção de açúcar nos últimos 15 dias totalizou 2,58 milhões de toneladas, enquanto na mesma quinzena do ano anterior o valor alcançado foi de 1,51 milhão de toneladas. No acumulado da safra de 2014/2015, a produção de açúcar cresceu 15,53% comparado ao ano passado, passando de 8,95 milhões de toneladas para 10,34 milhões de toneladas.

Além disso, outras atividades também precisam da matemática: para fazer produtos agrícolas e que combatam pragas é necessário saber o quanto produzir, assim como para o plantio, colheita, armazenamento e rendimento de produtos. Em caso de plantio, em quanto tempo a colheita poderá ser realizada? Qual será o retorno que o empreendedor terá com a comercialização dos produtos? Essas e muitas outras perguntas envolvendo cálculos fazem parte da vida do profissional.

Além disso, o Brasil é um grande exportador desses produtos. Os balanços feitos a partir da quantidade desses materiais exportados e importados necessitam de contas.

Agronomia

No início da faculdade já é possível entender a importância da matéria no dia a dia de um agrônomo. Os dois primeiros anos do curso mesclam ciências biológicas e exatas, estatística, biologia e bioquímica.

Dica 2 – Você tem dificuldade em Matemática? Tire suas dúvidas e veja como é fácil aprender com as aulas gratuitas da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/matematica-aprenda-khan-academy

Então se você gosta do campo e também de matemática, esse curso pode sim ditar seu futuro. Se precisar aprimorar as habilidades com contas, até mesmo deitado em uma rede, acesse os exercícios da Khan Academy, a maior plataforma online e gratuita do mundo para se aprender matemática:www.khanacademy.org.br. Comece agora mesmo!

Dica 3 – Nota de Corte em Agronomia no Sisu supera 700 pontos em MG, RJ e SP: https://blogdoenem.com.br/nota-corte-agronomia-sisu/

Este post foi elaborado pela equipe de comunicação da Fundação Lemann – www.fundacaolemann.org.br