Resumo e Simulado sobre a filosofia de Aristóteles

Teste seus conhecimentos sobre Aristóteles com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para relembrar de suas principais ideias!

Aristóteles é um dos filósofos mais influentes do mundo Ocidental. Por isso, juntamente com Platão, é um dos pensadores que mais cai em Filosofia no Enem.

Para você não errar nenhuma questão, preparamos um resumo e uma lista de exercícios sobre Aristóteles. São 10 questões com gabarito para você se preparar para as provas.

Ato e Potência na Filosofia de Aristóteles

Veja agora com o professor de filosofia Ernani SIlva, do canal do urso Enem Gratuito, como o pensamento original de Aristóteles destacava aspectos que até entãoninguém tinha observado:

Resumo sobre Aristóteles

Aristóteles nasceu por volta de 384 a.C. na Macedônia. Ele era filho de médico e foi para Atenas ainda jovem para estudar na Academia de Platão, quando este já tinha mais de 60 anos. Após a morte de Platão, Aristóteles fundou a sua própria escola, chamada de Liceu.

O pai de Aristóteles, Nicômaco, médico famoso, era um grande pesquisador da natureza. Dizem que Aristóteles herdou do pai o interesse e a curiosidade de estudar a natureza transformando o pensador num apaixonado pela biologia.

Assim, Aristóteles se tornou o melhor aluno de Platão. Contudo, suas ideias discordavam das de Platão. Enquanto Platão via o mundo como uma cópia imperfeita das ideias, Aristóteles tinha outra relação com o ambiente. Ele percebia que, justamente no mundo físico (mundo das coisas ou sensível), as mudanças que aqui ocorrem poderiam levar o homem a conhecer melhor o mundo em que vive.

Essa perspectiva aristotélica se diferencia da platônica porque Platão concebia o mundo somente a partir das ideias imutáveis e perfeitas fazendo com que ele não aprofundasse sua visão filosófica para o mundo sensível.

Nesse sentido, Aristóteles deu um passo a frente de Platão: ele percebeu a importância das ideias (razão), mas as associou à  observação do mundo natural, usando os seus cinco sentidos para investigar o mundo ao seu redor. Ele estudou as aves, peixes e a natureza em geral.

O Pensamento de Aristóteles

Antes de continuar com o resumo e resolver os exercícios sobre Aristóteles, assista à videoaula do professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele fala sobre as ideias mais importantes que você precisa saber para a prova:

Viu só como ele foi um pensador inaugural para as artes do pensamento? Aristóteles foi um pensador seminal eternizado na filosofia.

A técnica de Aristóteles

Aristóteles também desenvolveu um modo diferente de escrever a sua obra filosófica. Diferente de Platão, que imprimia uma escrita poética, a escrita aristotélica destacava-se por uma abordagem mais sistemática e técnica.

Os historiadores comentam que Aristóteles escreveu cerca de 170 trabalhos em diversas áreas. Entretanto, muitos se perderam e apenas 47 chegaram até nós.

Aristóteles também teria escrito para pessoas que não entendiam de filosofia, escrevendo assim em uma linguagem coloquial. Esses escritos que se perderam no tempo ficaram conhecidos como “Exotéricos”, escrito com “x”.
Já os escritos que chegaram até nós são chamados de “Esotéricos”, escrito com “s” e são destinados aos estudiosos da filosofia.

A felicidade e a virtude

Um dos temas trabalhados pelo pensamento de Aristóteles foi a felicidade. Para ele, “A virtude é o caminho para a felicidade”. O filósofo acreditava que para alcançarmos a felicidade deveríamos desenvolver “o tipo certo de caráter”, que é herdado, mas não é genético.

E é aí que está o “X” da questão! Esse tipo “certo de caráter” dependia das influências externas que receberemos, advindas, sobretudo, do meio a qual estamos inseridos.  Em outras palavras, o modo como fomos criados fará toda a diferença.

Somos seres sociais por natureza, precisamos viver em sociedade para nos desenvolver. Sendo assim, essa sociedade precisa nos mostrar bons exemplos para termos no que nos espelhar.

  • O caminho para essa felicidade é a virtude.
  • Os fins justificam os meios? Ou Os meios justificam os fins?

A virtude é o meio, como o próprio Aristóteles dizia “o meio termo de ouro” ou o “ justo meio”. Agir virtuosamente significa ponderar (pensar) entre dois vícios, dois extremos (a falta e o excesso) que nos afastam da tão esperada felicidade.

Virtudes para AristótelesPense: Se a virtude é o caminho para a felicidade, logo a felicidade é o fim/objetivo de vida dos seres humanos. Sendo assim, podemos deduzir que tudo que existe tem uma finalidade (teoria das quatro causas), assim como um começo e meio.

Exercícios sobre Aristóteles

Em seguida, confira questões sobre Aristóteles que já caíram no Enem e em vestibulares. Não esqueça que depois dos exercícios tem mais conteúdo sobre o filósofo!

  1. (UFU 2007) Leia atentamente o trecho de Aristóteles, citado abaixo, e assinale a alternativa que o interpreta corretamenente.
    “Como já vimos há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Em grande parte a excelência intelectual deve tanto o seu nascimento quanto o seu crescimento à instrução (por isto ela requer experiência e tempo); quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito […]”.
    ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. ColeçãoOs Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

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  2. (UEL) Leia o texto a seguir. O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da ciência aristotélica. Um dos pensadores modernos desconfortáveis com a lógica dedutiva de Aristóteles – considerando que esta não permitia explicar o progresso do conhecimento científico – foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon formulou o método indutivo como alternativa ao método lógico-dedutivo aristotélico.
    Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, é correto afirmar que o método indutivo consiste

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  3. (UEL – 2011) Leia o texto a seguir. A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.
    (Aristóteles. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273.)
    Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada ética em Aristóteles, pode-se dizer que a virtude ética

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  4. (UEL – 2011) Leia o texto a seguir. Homero, sendo digno de louvor por muitos motivos, é-o em especial porque é o único poeta que não ignora o que lhe compete fazer. De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem, uma mulher ou qualquer outra personagem e nenhum sem caráter, mas cada uma dotada de caráter próprio.
    (ARISTÓTELES. Poética. Trad. A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 94-95.)
    Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mímesis em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

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  5. (UEL – 2011) Leia os textos a seguir.
    Aristóteles, no Livro IV da Metafísica, defende o sentido epistêmico do princípio de não contradição como o princípio primário, incondicionado e absolutamente verdadeiro da “ciência das causas primeiras”, ou melhor, o princípio que se apresenta como fundamento último (ou primeiro) de justificação para qualquer enunciado declarativo em sua pretensão de verdade. “É impossível que o mesmo atributo pertença e não pertença ao mesmo tempo ao mesmo sujeito, e na mesma relação. […] Não é possível, com efeito, conceber alguma vez que a mesma coisa seja e não seja, como alguns acreditam que Heráclito disse […]. É por esta razão que toda demonstração se remete a esse princípio como a uma última verdade, pois ela é, por natureza, um ponto de partida, a mesma para os demais axiomas.”
    (ARISTÓTELES. Metafísica. Livro IV, 3, 1005b apud FARIA, Maria do Carmo B. de. Aristóteles: a plenitude como horizonte do ser. São Paulo: Moderna, 1994. p. 93.)
    Com base nos textos e nos conhecimentos sobre Aristóteles, é correto afirmar:

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  6. (Uenp 2011) Platão foi um dos filósofos que mais influenciaram a
    cultura ocidental. Para ele, a filosofia tem um fim prático e é capaz de
    resolver os grandes problemas da vida. Considera a alma humana
    prisioneira do corpo, vivendo como se fosse um peregrino em busca
    do caminho de casa. Para tanto, deveria transpor os limites do corpo e
    contemplar o inteligível. Assinale a alternativa correta.

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  7. PUC/Paraná – 2008
    Em relação à definição de Bem apresentada por Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes alternativas:
    I. O Bem é algo que está em todas as coisas, sendo identificada nos objetos, mas não entre os
    homens.
    II. O Bem é aquilo a que todas as coisas tendem, ou seja, o bem é definido em função de um fim.
    III. O Bem é o meio para termos uma ciência eficiente e útil, tal como a arte médica será
    eficiente se tivermos o bem como meio de sua prática.
    IV. O Bem é algo abstrato, de difícil acesso à compreensão humana.
    De acordo com tais afirmações, podemos dizer que:

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  8. PUC – Paraná (2008)
    Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “felicidade […] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie”. Assinale a alternativa que NÃO condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:

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  9. (Enem 2009)
    Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.

    VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

    O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:

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  10. (Enem 2013)
    A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.

    ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

    Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:

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João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
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