A felicidade em Aristóteles – Filosofia Enem e vestibular

Descubra como Aristóteles descrevia a felicidade. Para ele, o caminho para chegar lá passa pelo exercício das Virtudes. Confira agora nesta aula gratuita.

Veja como é bastante original a Felicidade na Filosofia deste grego genial qu8e foi Aristóteles.  Todos querem saber qual o segredo, caminho para chegar até ela. Como será que Aristóteles responderia a essa pergunta?

Antes de você ver o resumo sobre A Felicidade em Aristóteles, veja o contexto em que ele surgiu e trabalhou as ideias da filosofia. Ele nasceu em 384 a.C, na cidade de Estagira, na Grécia. E viveu até 322 a.C. E suas ideias permanecem por 24 séculos.

Aristóteles foi discípulo de Platão, que por sua vez foi discípulo de Sócrates, que quebra a corrente por não ter sido discípulo de ninguém (não que se tenha conhecimento até agora). Fundou uma escola- o Liceu, importante centro de ensino daquela época.

Resumo sobre a Felicidade em Aristóteles

Veja agora com o professor de filosofia Ernani Júnior da Silva, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução ao pensamento aristotélico sobre a felicidade:

“O que faz você feliz? Você feliz o que que faz? Você faz o que te faz feliz?” ( Clarice Falcão- O que faz você feliz).

A imagem abaixo, Escola de Atenas – Afresco de Rafael – 1509/10. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico.A Felicidade em Aristóteles - Filosofia Enem

Estamos a dois passos do paraíso…

“A virtude é o caminho para a felicidade.” –  Aristóteles acreditava que para alcançarmos a felicidade deveríamos desenvolver “o tipo certo de caráter”, que é herdado, mas, não é genético (não está no DNA).

E é aí que está o “X” da questão! Esse tipo “certo de caráter” dependerá muito das influências externas que receberemos, advindas, sobretudo, do meio a qual estamos inseridos, ou seja, em outras palavras, o modo como fomos criados fará toda a diferença.

Os exemplos que temos são cruciais para o nosso desenvolvimento “filho de peixe, peixinho é”. È sempre bom lembrar, que esses exemplos não são determinantes, mas exercem grandes influências sobre o nosso desenvolvimento.

O ser humano é um ser social – Somos seres sociais por natureza, precisamos viver em sociedade para nos desenvolver, sendo assim, essa sociedade precisa nos mostrar bons exemplos, para termos no que nos espelhar.

  • O caminho para essa felicidade é a virtude.
  • Os fins justificam os meios? Ou Os meios justificam os fins?

Aristóteles x Maquiavel

Ao contrário do que afirmava o filósofo florentino Maquiavel (1469-1527), de que  Os fins justificam os meios, para Aristóteles são os meios que justificam os fins.

Para você entender melhor esta formulação por oposição entre os dois autores clássicos, veja aula gratuita sobre o pensamento de MaquiavelOs fins justificam os meios - Maquiavel

A virtude é o meio, como o próprio Aristóteles dizia “ o meio termo de ouro” ou o “ justo meio”, agir virtuosamente significa ponderar(pensar) entre dois vícios, dois extremos(a falta e o excesso) que nos afastam da tão esperada felicidade.

2
Fonte: https://semeadordeletras.wordpress.com/2011/11/20/para-alcancar-a-felicidade/

Virtude e Felicidade para Aristóteles:

Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta mais exemplos sobre como agir virtuosamente e assim conquistar a felicidade.

3
Fonte: http://filosofiasos.blogspot.com.br/p/esclarecimentos-sobre-as-questoes-do.html

Para fazer pensar…

Pense comigo: Se a virtude é o caminho para a felicidade, logo a felicidade é o fim/objetivo de vida dos seres humanos. Sendo assim podemos deduzir, que tudo que existe tem uma finalidade (teoria das quatro causas), assim como um começo e meio.

4
Fonte: https://cronicasurbanas.wordpress.com/tag/mafalda/

Lembre-se: Essa é a visão de Aristóteles, e ele defende o uso da razão para assegurar a felicidade!

Para terminar nossa conversa, que tal vocês assistirem esse vídeo do professor Alan, falando um pouco mais sobre Aristóteles e seus pensamentos?

E aí, curtiu a revisão? Agora, que tal testar o que você aprendeu fazendo alguns exercícios?

1. Entre os três filósofos abaixo, qual deles é Aristóteles?

5

2.

 faltou

3. Em relação à ética de Aristóteles, podemos afirmar que:

a) trata-se de uma deontologia, pois visa à felicidade.

b) é baseada nas virtudes dianoéticas que dependem do hábito.

c) tem por finalidade última o exercício da virtude da justiça.

d) considera a instrução e o hábito fundamentais para a virtude.

4. (ENEM 2013)

A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.

ARISTOTELES. A Política. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristoteles a identifica como

a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.

b) plenitude espiritual e ascese pessoal.

c) finalidade das ações e condutas humanas.

d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.

e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

– Diga as respostas nos comentários e discuta quais são as corretas

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog do Enem. Paula Pille é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel