Veja as Quatro Camadas da Terra – Geografia no Enem

A Terra está dividida em quatro camadas: 1 - Crosta; 2 - Manto; 3 - Núcleo Externo; e, 4 - Núcleo Interno. A classificação destas divisões está vinculada à natureza geológica de cada uma destas camadas. Veja aula gratuita para mandar bem na Geografia do Enem.

O lugar onde você vive é apenas uma fina casquinha da Terra. Sim, isso mesmo. Se você pensar a terra como uma ‘na casca’. Esta parte é  chamada de Litosfera. Veja nesta aula gratuita uma explicação completa sobre As Camadas da Terra.

Nosso planeta possui em seu interior uma série de questionamentos pouco estudados ainda, isso intriga os cientistas, pois afinal qual a sua composição? Textura? Temperatura? Quais as camadas da terra?

As quatro camadas da Terra

Enfim, os profissionais capacitados para tal estudo e tentar desvendar esses questionamentos são os geólogos. Não se trata de uma tarefa simples, pois o interior da Terra foi muito pouco explorado até hoje.

A falta ou escassez de informações se deve às altíssimas temperaturas encontradas quando se começa alguma perfuração mais profunda. Quanto mais ‘para dentro’, mais quente vai ficando.

Tais perfurações são prejudicadas, pois ainda não existem materiais capazes de resistir às temperaturas extremas no interior do planeta. Essas temperaturas podem chegar a 6.000 mil graus Celsius no Núcleo Interno, que chega aos 6.371 quilômetros de profundidade.Planeta Terra - Geografia – EnemFigura 1– Planeta Terra visto do espaço. Fonte da imagem: Reprodução/HypescienceA figura acima retrata uma imagem de satélite do nosso planeta. Mas, e por dentro da Terra, como ela é? – É bem simples de aprender:

Acompanhe na figura abaixo a distribuição básica da composição do interior do Planeta, com as quatro camadas da Terra:

  • 1 – Crosta Terrestre;
  • 2 – Manto;
  • 3 – Núcleo externo (líquido); e,
  • 4 – Núcleo interno (sólido).
  • As camadas da terra

 

A Estrutura e a Composição da Terra

Veja agora aula Gratuita com o professor Raphael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, para você entender de vez As Camadas da Terra:

Excelente o resumo do professor Carrieri. Veja agora como a terra é incandescente por dentro.

As Temperaturas no interior da Terra

Os pesquisadores já sabiam que a Terra era dividida em quatro camadas: Crosta, Manto, Núcleo líquido e Núcleo sólido. Agora, eles conseguiram estimar a temperatura de cada uma delas.

Veja nesta imagem como a temperatura vai aumentando de acordo com a profundidade em cada camada: Um bom exercício é você ter um pouco de calma e observar novamente a imagem acima.

Perceba que dentro de cada camada ocorre um aumento progressivo da temperatura na escala direta da maior distância da superfície. Quanto ‘mais fundo’, mais quente. Ou, em outra perspectiva, quanto mais próximo do ‘centro da terra’ maior a temperatura e também maior a pressão exercida.

As Quatro Camadas da Terra:

1 – Crosta; 2 – Manto; 3 – Núcleo Externo; e, 4 – Núcleo Interno.

1 – A Crosta Terrestre

– É a camada externa do planeta. Onde pisamos e fazemos nossas atividades e construímos e modificamos o espaço geográfico. Ela tem uma espessura que varia de 25 a 90 quilômetros aproximadamente. Formado por rochas e minerais.

2 – O Manto

É a camada intermediária, com 2.900 quilômetros de rochas derretidas, com pressão e altíssimas temperaturas. O material denso e pastoso no manto é chamado de magma. Quando esse magma sobe até a superfície através da erupção de um vulcão esse magma denomina-se lava.

3 – O Núcleo Externo

Formado por ferro e níquel, está aproximadamente 2.250 quilômetros. É nele que encontramos o campo magnético que nos protege da radiação solar.

4 – O Núcleo Interno

É o centro da Terra. Composto de ferro e níquel, sua espessura é de aproximadamente 3.470 quilômetros.

Agora, para revisar este conteúdo e testar o que você aprendeu, faça um Simulado com 10 questões sobre As Camadas da Terra: 

É incrível! Mas, é do nosso planeta que vem todos os minerais que precisamos. Vulcões são sinônimos de fertilidade e riqueza, deixam nossos solos férteis a partir do material rico em nutrientes.

Temos fenômenos que moldam a terra, vulcanismos, surgimento de cadeias de montanhas, terremotos, etc. as paisagens se modificam, moldando o relevo terrestre.

Veja agora o vídeo abaixo sobre como se organizam as camadas da Terra através da história criada por Júlio Verne, em Viagem ao Centro da Terra, da Rede Discovery Channel.

Preste atenção nas principais características de cada camada – a litosfera, ou crosta, o manto e o núcleo – e, após o vídeo, tente resolver os exercícios para ser excelente no Enem.

Responda a questão abaixo e teste seus conhecimentos!

(UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.  Planeta Terra - Geografia – Enem

(A) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.
(B) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.
(C) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.
(D) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.
(E) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

Resposta correta letra D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

Gostaram da explicação? Tentem visualizar as outras explicações sobre a Viagem ao Centro da Terra e leiam o livro de Júlio Verne. Camdas da Terra - Enem 2013

Esse documentário explicativo traz todas as informações do interior do planeta. Não deixe de conferir aqui https://www.youtube.com/watch?v=8QJJ1RYALiU  Tente agora resolver mais estes exercícios sobre as camadas da Terra e saia com nota 1000 no Enem.

EXERCÍCIO

Assinale o fenômeno endógeno (dentro) da terra:

a) maremotos;

b) furacões;

c) chuvas;

c) tornados.

RESPOSTA: Letras A. Considera-se fenômenos endógenos os tsunamis, os maremotos e o vulcanismo.  E exógenos,  os furacões, as chuvas e os tornados.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel