MEC publica regras do novo Enem. Tudo vai mudar

O formato do Enem vai mudar. No 1ª dia, a prova terá questões interdisciplinares de todas as matérias e uma redação. No 2º dia, os candidatos poderão escolher entre 4 diferentes áreas do conhecimento. Saiba mais!

As regras do novo Enem foram definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Ministério da Educação (MEC). O Enem vai funcionar de acordo com o “Novo Ensino Médio”, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Formação Geral, e os Itinerários Formativos Profissionais.

As principais mudanças nas provas e a incorporação de questões discursivas e a escolha do candidato entre diferentes áreas do conhecimento para a prova do 2º dia. De acordo com o MEC, as questões da prova do 1º dia, que são comuns a todos os candidatos, terão maior ênfase em Português e Matemática.

Além disso, os candidatos do Sisu poderão ter bônus na disputa de vagas se já tiverem formação técnica na área do curso desejado.

As regras do novo Enem

O formato atual do Enem tem provas obrigatórias para 4 áreas: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Cada uma delas possui 45 questões.

Mas, com as novas regras do Enem, os conteúdos obrigatórios do novo ensino médio serão cobrados de maneira integrada nas questões do 1º dia. Já no 2º dia, a escolha da área do conhecimento ficará a cargo de cada candidato.

Em seguida você confere detalhes de como será o formato do Enem a partir de 2024.

1º dia de prova

O primeiro dia de prova contará com questões interdisciplinares e uma redação. As questões vão contemplar habilidades interpretativas relacionadas ao conteúdo comum e obrigatório a todos os alunos do Ensino Médio, de acordo com os parâmetros da BNCC.

A base da prova do 1º dia será este núcleo comum. No entanto, terá ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A língua inglesa será avaliada de forma integrada com as outras áreas de conhecimento. Enquanto isso, o idioma espanhol vai ficar de fora do Enem. Já a nota da redação será equivalente a pelo menos 25% dos pontos desta prova.

Em outras palavras, o 1º dia de prova deixa de ter questões “verticais”, com temas de apenas uma das áreas do conhecimento. Em vez disso, as questões passarão a cobrar habilidades e competências integradas da matriz geral da BNCC para o Ensino Médio.

A redação deve permanecer no mesmo formato. Ela valerá 25% da nota do 1º dia de provas. Por fim, quem tirar zero na redação fica de fora do Sisu, do Prouni e do Fies.

2º dia de prova

De acordo com as regras do novo Enem, no 2º dia de exame o aluno poderá escolher uma prova focada numa dos 4 áreas do conhecimento oferecidas pelo Enem. Para fazer esta escolha, os candidatos devem considerar os itinerários formativos que fizeram no Ensino Médio e o vínculo ao curso superior que pretende fazer.

Esta mudança está em sintonia com o Novo Ensino Médio, onde até 40% da carga de estudos de cada aluno pode ser direcionada para uma determinada área e ser orientada para uma formação profissional. A meta é que as escolas públicas e privadas ofereçam para os estudantes opções de formação profissional concomitantes ao ensino médio.

O que são os itinerários formativos

De acordo com o CNE, os itinerários formativos são um

“(…) conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino que possibilitem ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade”.

Eles estão organizados a partir de 4 eixos estruturantes:

  1. Investigação científica: o aluno trabalha a capacidade de investigar a realidade por meio da realização de uma pesquisa científica.
  2. Processos criativos: os estudantes realizam projetos criativos, utilizando e integrando diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas.
  3. Mediação e intervenção sociocultural: busca-se promover o envolvimento dos alunos com a vida pública, engajando-os em projetos de intervenção sociocultural e ambiental para gerar transformações positivas na comunidade.
  4. Empreendedorismo: amplia-se a capacidade do estudante de utilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender em projetos pessoais ou relacionados ao seu projeto de vida. (Fonte https://bit.ly/3sd7S5g )

Resumo das novas regras do Enem

Bônus no SISU

O novo Enem vai dar bônus na nota do Sisu para os candidatos que apresentarem a certificação técnica vinculada ao curso superior ou ter feito um Itinerário Formativo vinculado à carreira pretendida pelo estudante.

Alunos candidatos a cursar Medicina, por exemplo, poderão já no Ensino Médio dedicar-se com mais foco para uma formação profissional vinculada à Saúde e dedicar-se mais aos conteúdos de Ciências da Natureza. E, na inscrição do novo Enem, devem optar por fazer a prova de Ciências da Natureza no segundo dia e prova.

Por outro lado, estudantes que pretendam atuar nas áreas de informática ou das engenharias podem optar já no Ensino Médio para a Área da Matemática e escolher esta prova no 2º dia do novo Enem. 

Grupo de Trabalho define o formato final

O MEC ainda vai definir o detalhamento das regras. A discussão das novas regras do Enem segue ainda com o MEC, o CNE, o CONSED e o INEP, que é o órgão do MEC responsável pela realização do Enem e que vai dar o formato final.

O Edital do Enem 2024 terá as novas regras na íntegra. Contudo, a definição das Matrizes de Competências, indicando os conteúdos que vão cair no primeiro e no segundo dia de provas, serão publicados ainda em 2022.

Quando começa o Novo Enem

A perspectiva do Conselho Nacional de Educação é que o Exame Nacional do Ensino Médio tenha mudanças progressivas a partir de 2024. As questões discursivas, por exemplo, podem não iniciar em 2024. E, os bônus no Sisu devem começar a valer em 2025. O prazo para as mudanças vai até 2030.

O que não muda nas novas regras do Enem:

O cálculo da nota dos participantes continuará sendo feito com o uso da TRI – Teoria da Resposta ao Item.

O resultado do Enem segue valendo para as disputas de vagas no Sisu, para as Bolsas de Estudo do Prouni e para o financiamento do Fies.

O que é o Enem

Confira agora com o Curso Enem Gratuito como é o funcionamento do formato atual do Exame Nacional do Ensino Médio. Se liga aqui, que a regra para as provas de 2022 e 2023 permanecem as mesmas. Veja agora no Tira-Dúvidas:

Como estudar de graça para o Enem

Você pode começar hoje mesmo no Curso Enem Gratuito, que têm os conteúdos completos com Aulas, Simulados, E-books e Resumos de todas as matérias, das quatro áreas das provas objetivas, e também da Redação do Enem.

Veja como estudar de graça

Confira a lista de matérias e de professores top que o Curso Enem Gratuito convidou para ajudar você nos E-books e nos resumos do Aulão do Enem

  1. Redação – Professora Daniela Garcia
  2. Português – Professora Merecedes Bonorino
  3. Literatura – Profa. Camila Zuchetto Brambilla
  4. Geografia – Prof. Rafael Carrieri
  5. Inglês – Professor Guilherme Plucênio
  6. Espanhol – Profas Khadini Policarpo e Gabriela Nunes
  7. História – Felipe Oliveira e Eduardo Volpato
  8. Física – Toninho Martins
  9. Biologia – Juliana Evelyn Santos
  10. Química – Felipe Sobis e Larissa Campos
  11. Matemática – Lucas Borguezan
  12. Artes – Renata Gambacorte
  13. Educação Física – Milena
  14. Sociologia – Heloísa Domingos
  15. Filosofia – Alan Ghedini

Como fazer a Inscrição do Enem

Veja aqui um passo a passo completo da inscrição, para você não vacilar e se garantir na etapa de inscrições para o Enem.

Resumo das novas regras do Enem

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Basicão, Enem, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel