Nos circuitos com associação em série, se um dos elementos na sequência de resistores interromper o circuito, todos serão desligados. Mas, nos circuitos com resistores em paralelo, isto não acontece. Veja agora as diferenças,e aprenda também os circuitos mistos. Tudo no resumo com aulas do professor Otávio Seco. É pra gabaritar Física do Enem.
Associação de resistores em Série, Associação de resistores em Paralelo; e associação mista são temas clássicos da Física para cair nas questões de Eletricidade nas provas do Enem, do Encceja, e dos Vestibulares. O tópico de Circuitos Elétricos, e os cálculos de Resistência, Tensão, Amperagem, Potência, e de Consumo estão nos temas que mais caem.
Os circuitos elétricos funcionam com a utilização, dentre outros componentes, dos resistores. Porém, não há apenas um resistor, mas uma associação de vários deles na construção de um circuito, utilizado em equipamentos como computador, televisão, micro-ondas, etc.
E, eles podem estar numa associação de resistores em séria, numa associação de resistores em paralelo, e nos circuitos podem acontecer as duas possibilidades numa mesma configuração. Veja agora no resumo, e depois responda ao simulado, no final do post.
Associação de Resistores
Os resistores podem se associar de diferentes formas possíveis, dependendo de como a corrente elétrica irá percorrê-los.
Asociação de resistores em série – Sempre cai!
Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em série quando são percorridos pela mesma corrente elétrica.Veja na imagem.Podemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores em série.
Se tivermos n resistores associados em série, dizemos que a resistência equivalente Req é a soma das n resistências:
Além disso, o potencial elétrico total aplicado às resistências é a soma de cada potencial aplicado em cada resistência.
Cálculo de Resistores em Série
Aprenda agora no resumo do canal do Curso Enem Gratuito, com o professor Otávio Seco, como gabaritar nas questões de Associação de Resistores em Série.
Conferiu como é um conteúdo muito lógico, prático mesmo? Dá sim, pra você acertar na resolução dos problemas de Eletricidade nas provas do Enem, dos Encceja e dos Vestibulares. Circuitos Elétricos é figurinha carimbada. Confira agora os circuitos com resistores em paralelo.
Associação de resistores em paralelo:
Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em paralelo, quando é aplicada a mesma tensão.Podemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores.
Se tivermos n resistores associados em paralelo, dizemos que o inverso da resistência equivalente Req é a soma dos inversos das n resistências.
A corrente elétrica total do circuito i será a soma das n correntes que passam através dos resistores:
Devemos aqui lembrar, como dito anteriormente, que o potencial em todos os resistores é igual:
Resumo de Resistores em Paralelo
Confira agora com o professor Seco as dicas básicas para você compreender os fenômenos elétricos envolvidos nos circuitos com resistores em paralelo. Aprenda a fazer os cálculos, pois cai direto nas provas. É simples para resolver e acertar. Aprenda aqui no resumo de Física Enem.
Veja Associação mista de resistores
Este caso é onde encontramos circuitos com resistores associados em série e em paralelo. Isto acontece no exemplo abaixo, onde temos os resistores R1 e R2 ligados em paralelo, e estes ligados em série com o resistor R3.
Resumo de Associação Mista de Resistores
Confira agora, com o professor Otávio Seco, como gabaritar nas questões de Associação Mista de resistores:
Veja na aula acima que a instalação elétrica de uma residência possibilita ligar esses vários aparelhos ao mesmo tempo. Ou, num circuito de um equipamento, onde hjá uma placa com diversos componentes, ocorrem diversas situações simult6aneas de associação de resistores emsérie, ou em paralelo.
Portanto quando diversos aparelhos ou componentes estão ligados em um circuito, temos uma associação de resistores ou aparelhos resistivos. A associação de forma mista é quando os resistores estão associados em série e em paralelo no mesmo circuito.
Como resolver exercícios de Associação Mista de Resistores
Acertar uma questão do Enem que envole o cálculo de associação de resistores em série e em paralelo, formando circuidos com associação mista de resistores, vale pontos preciosos.
Não é nada complicado fazer as contas, mas é necessário ter atençãoe paciência para “ler e interpretar os circuitos”, e descobrir quais são as associações em paralelo, para poder calcular, e fazer também o cálculo final com as associações em série.
Veja agora como fazer:
A Lei de Ohm
Quando um condutor apresentar resistência constante, dizemos que ele é um condutor ôhmico. Tal resistência pode ser calculada pela primeira lei de Ohm que diz: “Em condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional a tensão ou ddd (diferença de potencial elétrico) aplicada em seus extremos”.
Veja agora no resumo do professor Otávio Seco:
Nesta aula acima, o professor Otávio relembra alguns conceitos de eletrodinâmica e ensina a Lei de Ohm e como ela cai no Enem:
- Explicação da equação da Lei de Ohm.
- Pra que serve a Lei de Ohm.
Simulado – Associação de Resistores
-
1. Pergunta
Em um manual de um chuveiro elétrico são encontradas informações sobre algumas características técnicas, ilustradas no quadro, como a tensão de alimentação, a potência dissipada, o dimensionamento do disjuntor ou fusível, e a área da seção transversal dos condutores utilizados.
Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual, verificou que precisava ligá-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalação de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor.
Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando à mesma potência de 4 400 W, a razão entre as suas respectivas resistências elétricas, RA e RB que justifica a diferença de dimensionamento dos disjuntores, é mais próxima de:
-
2. Pergunta
Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:
GONÇALVES FILHO, A.; BAROLLI, E. Instalação Elétrica: investigando e aprendendo
Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?
-
3. Pergunta
A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (Im). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40W emite cerca de 600 Im, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 Im.
Disponível em http://tecnologia.terra.com..br.
Acesso em: 29 fev. de 2012 (adaptado).A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é
-
4. Pergunta
Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectam-se os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando qual a posição do outro. Esta ligação é conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado nas figuras de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.
O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é:
-
5. Pergunta
Medir temperatura é fundamental em muitas aplicações, e apresentar a leitura em mostradores digitais é bastante prático. O seu funcionamento é baseado na correspondência entre valores de temperatura e de diferença de potencial elétrico. Por exemplo, podemos usar o circuito elétrico apresentado, no qual o elemento sensor de temperatura ocupa um dos braços do circuito (RS) e a dependência da resistência com a temperatura é conhecida.
Para um valor de temperatura em que RS = 100 Ohms, a leitura apresentada pelo voltímetro será de
-
6. Pergunta
O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevação da temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em 110V pode ser adaptado para funcionar em 220V, de modo a manter inalterada sua potência.
Uma das maneiras de fazer essa adaptação é trocar a resistência do chuveiro por outra, de mesmo material e com o(a)
-
7. Pergunta
Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico.
“O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos” – pensou.
Símbolos adotados:
Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?
-
8. Pergunta
A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V.
Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?
-
9. Pergunta
Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a figura. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada.
Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A).
Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em:
-
10. Pergunta
Um eletricista projeta um circuito com três lâmpadas incandescentes idênticas, conectadas conforme a figura. Deseja-se que uma delas fique sempre acesa, por isso é ligada diretamente aos polos da bateria, entre os quais se mantém uma tensão constante. As outras duas lâmpadas são conectadas em um fio separado, que contém uma chave. Com a chave aberta (desligada), a bateria fornece uma potência X.
Assumindo que as lâmpadas obedeçam à Lei de Ohm, com a chave fechada, a potência fornecida pela bateria, em função de X, é:
Desafios sobre Cálculo de Resistência para você mandar bem no Enem
Questão 1
(Vunesp) Um resistor de resistência R está inserido entre os pontos P e Q de um circuito elétrico, como mostra a figura.
Se as correntes que passam pelos fios 1 e 2, que chegam a P, são, respectivamente, i1 e i2, a diferença de potencial entre P e Q será igual a:
a)
b)
c)
d)
e)
Dica 1 – Tire todas as suas dúvida sobre Resistência Elétrica e as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem e fique preparado para gabaritar na prova – https://blogdoenem.com.br/resistencia-eletrica-e-leis-de-ohm-fisica-enem/
Questão 2
(Mackenzie-SP) Observa-se que um resistor de resistência R, quando submetido à ddp U, é percorrido pela corrente elétrica de intensidade i. Associando-se em série, a esse resistor, outro de resistência 12 Ω e submetendo-se a associação à mesma ddp U, a corrente elétrica que a atravessa tem intensidade i/4. O valor da resistência R é:
a) 2 Ω
b) 4 Ω
c) 6 Ω
d) 10 Ω
e) 12 Ω
Dica 2 – Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – https://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/
Questão 3
(PUC-PR) No circuito com associação de resistências mostrado na figura abaixo, a intensidade de corrente I3 e a resistência R1 devem ter os seguintes valores:
a) I3 = 8,0 A; R1 = 15 Ω
b) I3 = 10,0 A; R1 = 20 Ω
c) I3 = 6,0 A; R1 = 12 Ω
d) I3 = 20,0 A; R1 = 10 Ω
e) I3 = 15,0 A; R1 = 10 Ω
Dica 3 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/
Questão 4
(Mackenzie-SP) Um resistor de resistência 20 Ω é percorrido por uma corrente de intensidade i, quando submetido à ddp U. A esse resistor, associamos em paralelo outro de resistência R. Ao aplicarmos a associação à ddp U, verificamos que essa associação é percorrida por corrente de intensidade 5i. O valor de R é:
a) 5 Ω
b) 6 Ω
c) 8 Ω
d) 10 Ω
e) 16 Ω
Questão 5
Determine a resistência equivalente do circuito da figura a seguir:
a) 84 Ω
b) 91 Ω
c) 101 Ω
d) 253 Ω
e) 72 Ω
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
[apostilas]