Atividades Agrárias no Brasil – Resumo de geografia Enem

O setor do agronegócio deém a maior fatia nos resultados da balança comercial brasileira. A soja é a grande estrela. Você sabe como são as atividades agrárias brasileiras? Não? Então, veja este post e gabarite as questões de geografia do Enem e dos vestibulares!

O agronegócio reúne todos os conjuntos de atividades  agrãrias no Brasil, vinculadas à produção agropecuária, compreendendo desde o setor de equipamentos agropecuários, os serviços, a industrialização e a comercialização dos produtos de origem animal ou vegetal.

Ou seja, todo o conjunto de elementos que formam a cadeia produtiva de um dado setor agropecuário. No Brasil, 68% do mercado de exportação corresponde a setores primários.

Sendo assim, nosso país é considerado também como um dos celeiros do mundo, centrado pelas exportações obtidas pelo agronegócio que representam importante item de nossa balança comercial.

As Atividades Agrárias no Brasil

Veja agora ocm o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a Geografia Agrária do Brasil.

Somos o terceiro maior exportador de commodities* do planeta, ocupando a segunda posição como exportadores de carne bovina, soja e milho.

Detemos a liderança nas vendas ao exterior de sucos de laranja, café e açúcar, como podemos verificar na figura abaixo, com uma síntese das atividades agrárias no Brasil:

*Commodities: significa mercadoria. Esta palavra é usada para descrever produtos de baixo valor agregado. As Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, cereais e alguns metais.

Complexo da Soja

A produção da soja é liderada pelos estados de Mato Grosso, com 29%; Paraná, com 18,4%; Rio Grande do Sul, com 14% e Goiás, 10,8%.

Nos últimos anos, a cultura da soja está avançando para novas áreas no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, estados que em 2012 foram responsáveis por 10,4% da produção nacional de soja.

Vale dizer que os estados conhecidos como  Matipiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) vêm crescendo de forma muito mais acelerada do que a média nacional das atividades agrárias no Brasil.

Os principais mercados que importam esse grão do Brasil são os Países Baixos, França, Alemanha, Tailândia, Irã e a China, que é o maior consumidor do mercado de exportação brasileira em geral.

A lavoura de soja é altamente mecanizada, com o uso intensivo de fertilizantes químicos e da biotecnologia. Cerca de 90% da área plantada com a oleaginosa é feita com sementes transgênicas, ou seja, com grãos geneticamente modificados.

No Brasil, a soja transgênica é tolerante a herbicidas, o que permite aos produtores um controle mais eficaz das ervas daninhas e consequentemente, maiores produtividade. No entanto, devem-se ressaltar os graves problemas ambientais e de saúde pública, relacionados ao uso excessivo de defensivos agrícolas (agrotóxicos) nessa região.

A Carne

O rebanho bovino brasileiro tem cerca de 212,8 milhões de cabeças, segundo dados do IBGE de 2014, correspondendo ao maior rebanho comercial do planeta.

As maiores concentrações de criação de gado situam-se no Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Apesar disso, a nossa produção de carne bovina fica atrás dos Estados Unidos, o primeiro produtor mundial e com maior eficiência produtiva.

Isso pode ser explicado pelo fato de em nosso país predominar a pecuária extensiva; com animais criados soltos, alimentando-se de pastagem naturais, muitas vezes em solos de baixa fertilidade. A pecuária intensiva é pouco significativa no agronegócio da carne bovina brasileira.  Cerca de 30% de toda a carne bovina produzida no Brasil é exportada.

Os principais produtores de carne bovina são : Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul , Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul ,e o principal mercado de carne bovina é a Rússia, União Europeia e Hong Kong.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as atividades agrárias no Brasil, dê mais uma olhada nesse vídeo abaixo para contextualizar esse assunto compreendendo assim a questão agrária como um todo.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel