Aula de revisão sobre Os Povos Árabes – História Enem

Os Árabes introduziram na Europa uma série de inovações tecnológicas, dentre elas a pólvora. Revise sobre tudo sobre povo Árabe nesta aula de História Enem

Veja a História e a Cultura dos Povos Árabes

A Arábia pré-islâmica era descentralizada e os árabes divididos em várias tribos . Os beduínos (nômades do deserto) cruzavam os desertos, eram comerciantes, politeístas e viviam em constantes guerras. Meca era a cidade sagrada, dominada pelos coraixitas, aristocratas e sacerdotes que controlavam o culto dos ídolos (cerca de trezentos) da Caaba. Yatreb era outra cidade importante marcada pelo comércio.

Em Meca nasceu Maomé ou Mohamed, que teve uma revelação de Alá (Deus) e passou a pregar o monoteísmo. Foi perseguido e teve que fugir de Meca para Medina (Hégira) no ano de 622. Maomé ou Mohamed comandou a centralização política da Arábia.

aula3_fig1.jpg

Mapa da expansão árabe

Islamismo (submissão a Deus), Muçulmano (crente), Alcorão ou O Corão (Livro Sagrado – A Palavra), Mesquita (templo), são nomes típicos da religião islâmica.

Pilares da religião Islâmica são basicamente cinco: crença em um único Deus e no profeta Maomé ou Mohamed, ir à Meca ao menos uma vez na vida, jejum no mês sagrado do Ramdã, cinco orações diárias voltadas para a Meca e dar esmolas.

Fazer a Jihad ou guerra santa contra os infiéis é um tema de pouco conhecimento para a cultura não islâmica. A expressão passou a ser utilizada para estabelecer ações contra a cultura do ocidente por grupos islâmicos radicais. Mas, antes disso, na cultura islâmica, Jihad é a denominação da luta contra as tentações e pecados.

Após a morte do profeta, os muçulmanos se dividiram em xiitas (seguidores somente do Alcorão) e sunitas (seguidores do Alcorão e da Suna, um conjunto de dizeres do profeta);

aula3_fig2.tif

A Caaba localizada em Meca

Dica 2 – Estude as civilizações do Oriente Antigo e revise tudo sobre os Fenícios, os Hebreus, os Persas, os Indianos e os Chineses em mais uma aula de História Enem – https://blogdoenem.com.br/povos-oriente-historia-enem/

Os árabes introduziram na Europa a pólvora, a bússola e o papel; deixaram importantes obras literárias com destaque para “As mil e uma noites”; na filosofia: Avicena e Averróis; estudos de matemática.

Os motivos da expansão dos árabes pelo mundo seriam: a Jihad, crescimento demográfico, fraqueza política de seus inimigos e pobreza do solo. Norte da África, Ásia Ocidental, Península Ibérica.

Entenda mais sobre os árabes e o islamismo na nossa videoaula:

Desafios

Questão 1

Sobre a cultura árabe pré-islâmica é certo dizer que:

a) Era monoteísta e eram divididos em cidades-Estado.
b) Era politeísta a religião e eram divididos em tribos.
c) Era politeísta e eram divididos em cidades-Estado.
d) Eram divididos em tribos com religião dualista.
e) Era monoteísta e eram divididos em cidades industriais.

Questão 2

Sobre a cultura islâmica é incorreto dizer que:

a) A influência do cristianismo e do judaísmo é fraca na religião islâmica.
b) O monoteísmo é o maior princípio religioso.
c) Rezar cinco vezes ao dia é um dos pressupostos religiosos.
d) Dar esmolas era outra obrigação.
e) A inexistência de santos e imagens também é comum a essa cultura.

Questão 3

Entre os motivos da expansão dos árabes pelo mundo temos como incorreta:

a) A Jihad,
b) O crescimento demográfico,
c) A fraqueza política de seus inimigos,
d) A pobreza do solo,
e) A luta fratricida que acontecia entre os persas.

Dica 3 – Preparado para a prova de História do Enem? Nesta aula vamos revisar as ações do Governo Militar Autoritário e o processo de Redemocratização. – https://blogdoenem.com.br/governo-militar-redemocratizacao-historia-enem/

Questão 4

Após a morte do profeta, os muçulmanos se dividiram em dois grupos básicos, quais seriam eles?

a) Em xiitas (seguidores somente do Alcorão) e sunitas xiitas (seguidores do Alcorão e da Suna, um conjunto de dizeres do profeta);
b) Em xiitas (seguidores somente do Alcorão) e sunitas (seguidores do Alcorão e da Suna, um conjunto de dizeres do profeta);
c) Após a morte do profeta, os muçulmanos não se dividiram.
d) Em xiitas (seguidores do Alcorão e da Suna) e sunitas (seguidores do Alcorão);
e) Após a morte do profeta, os muçulmanos se dividiram em três, não em dois.

Questão 5

(UNESP 93) Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e forjaram importante civilização. Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os valores culturais da Antigüidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo Moderno Ocidental porque os árabes:

a) traduziram e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego.
b) propagaram a obra ‘Mil e uma Noites’, mostrando que ela se baseia em lendas chinesas.
c) introduziram na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras humanas.
d) profetizavam o destino do homem através das estrelas.
e) desenvolveram uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel