Minhocas, sanguessugas e poliquetas: resumo sobre Anelídeos

Minhocas, sanguessugas e poliquetas são animais pertencentes ao Filo dos Anelídeos que podem aparecer no Enem e nos vestibulares. É hora de ver as características deste Filo

O Filo dos Anelídeos ou Filo Annelida é composto por animais com o corpo cilíndrico e alongado, dividido em vários anéis – o que dá nome ao grupo. 

Alguns representantes desse grupo são bastante conhecidos da população em geral, como as minhocas e sanguessugas. Outros, como os poliquetas, não tão conhecidos, vivem em ambiente aquático e exibem grande variedade de cores e formas.

anelídeos

Há neste filo dos Anelídeos mais de 200.000 espécies, habitando praticamente todos os ecossistemas. A maioria das espécies possui de milímetros a poucos centímetros.

Porém, há espécies que podem chegar a ter alguns metros de comprimento, como os minhocuçus e habitam o solo da Amazônia.  Ficou curioso(a)? Então se liga neste post sobre as características gerais dos anelídeos e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Anatomia geral dos anelídeos: Os anelídeos possuem simetria bilateral. São animais triblásticos, celomados e protostômios. Possuem o corpo alongado e cilíndrico.biologia anelídiosO corpo é segmentado em anéis também chamados de metâmeros, dispostos em fila.

Cada segmento é recoberto externamente por uma cutícula secretada pela epiderme e internamente possui um conjunto de músculos longitudinais. Em cada anel, os anelídeos podem possuir um par de cerdas (parecidos com pelos mais duros) externamente.

A presença e a quantidade dessas cerdas são as principais características utilizadas para classificar as principais classes de anelídeos: os poliquetas (muitas cerdas), os oligoquetas (poucas cerdas, como as minhocas) e os hirudíneos ou aquetas (que praticamente não possuem cerdas, como as sanguessugas).

Alguns anelídeos podem ainda ter um par de apêndices além das cerdas – os parapódios ou falsos pés, utilizados na locomoção dos poliquetas. No primeiro segmento do corpo geralmente apresentam órgãos dos sentidos, como pequenos olhos, e a boca. No último segmento encontra-se o ânus.

Dica do Blog: Antes de continuar estudando o Filo dos Anelídeos, que tal revisar os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Dica 2: Revise também o Filo dos Poríferos! Veja este super post com aula divertida do professor Paulo Jubilut e dicas da Professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais-poriferos/

Hábitos dos anelídeos:

Os anelídeos são bastante biodiversos, podendo habitar ambientes terrestres úmidos ou aquáticos (tanto dulcícolas quanto marinhos). Podem ser detritívoros, como as minhocas; ectoparasitas, como as sanguessugas; ou ainda predadores ou filtradores, como os poliquetas.

Sistema respiratório dos anelídeos: As minhocas, sanguessugas e algumas espécies de poliquetas não possuem estruturas especializadas na respiração, por isso, trocam gases através da superfície corpórea. Outras espécies de poliquetas podem possuir brânquias para realizar a respiração no ambiente aquático.

Sistema circulatório dos anelídeos: Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado, ou seja, o sangue (hemolinfa) circula apenas dentro de vasos sanguíneos interligados. Há dois grandes vasos principais: um dorsal e outro ventral.

Além disso, em cada segmento, um par de vasos laterais ligam o vaso dorsal o ventral. Esses vasos possuem capacidade contrátil, bombeando a hemolinfa. A hemolinfa é um líquido com hemoglobina dissolvida.

Dica: Você conhece o Filo dos Cnidários? Não? Então se liga e revise esses animais também, pois eles também podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Veja este post com vídeo-aul divertida do professor Paulo Jubilut: https://blogdoenem.com.br/cnidarios-aguas-vivas-corais/

Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.

Sistema digestório dos anelídeos: Como dito anteriormente, os anelídeos possuem sistema digestório completo. A boca localiza-se no primeiro segmento e o ânus no último. Possuem digestão extracelular. O tubo digestivo será bastante especializado em cada grupo, uma vez que há uma grande variedade de dietas.

Geralmente o tubo digestivo é composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus. A boca das diferentes espécies será bastante especializada: muitos poliquetas são predadores, possuindo fortes mandíbulas; outros como as sanguessugas terão uma ventosa oral para se fixar na pele de seus hospedeiro; outras espécies ainda são filtradoras, possuindo estruturas especializadas para isso.

Dica: Que tal revisar também o Filo dos Platelmintos? Então veja este super post: https://blogdoenem.com.br/biologia-filo-platelmintos/

Sistema nervoso dos anelídeos:

O sistema nervoso dos anelídeos é ganglionar. Logo abaixo da faringe há dois gânglios dos quais partem dois espessos cordões ventrais. Ao longo dos cordões há um par de gânglios pequenos em cada metâmero. Alguns anelídeos, como várias espécies de poliquetas, possuem órgão sensoriais (como olhos e papilas sensitivas) bastante desenvolvidos.

Reprodução dos anelídeos: A reprodução dos anelídeos varia de grupo para grupo. As minhocas e sanguessugas, em geral, são animais monoicos, com fecundação cruzada e desenvolvimento direto. Já os poliquetas geralmente são dioicos, realizando fecundação cruzada, porém com desenvolvimento indireto.

Aula Gratuita

Para continuar sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Arthur do canal Kinapse do Youtube:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para saber tudo sobre as principais característica do Filo dos Anelídeos, veja os exercícios que separamos para você:

1)    (FUVEST) Um animal com tubo digestório completo, sistema circulatório fechado, sangue com hemoglobina e hermafrodita pode ser:

  • a) uma minhoca
  • b) uma planária
  • c) uma barata
  • d) um caramujo
  • e) uma lombriga
  • Resposta: A.

 

2)  (FAAP) Num passado não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual filo pertence?

  • a) lesma, do filo Molusca;
  • b) minhoca, do filo Anelida;
  • c) lesma, do filo Artropoda;
  • d) sanguessuga, do filo Anelida;
  • e) amarelão, do filo Asquielminte.
  • Resposta: D.

 

3) (Unesp) Ausência de órgão respiratório, epiderme delgada, úmida e densamente vascularizada para facilitar as trocas gasosas são características de:

  • a) caracol
  • b) hidra
  • c) inseto
  • d) minhoca
  • e) ouriço-do-mar
  • Resposta: D.

 

4) (CesgranRio) Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e Conseqüentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas.

Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários:

  • a) O sistema circulatório nos Anelídeos é fechado, enquanto que os Cnidários são desprovidos desse sistema.
  • b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu
  • e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão.
  • c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.
  • d) Presença de tubo digestivo completo em Anelídeos, e incompleto em Cnidários.
  • e) Presença de sistema nervoso difuso nos Anelídeos, e ganglionar nos Cnidários.
  • Resposta: E.

 

Dica: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel