Faltam:
para o ENEM

Aves – Biologia Enem– Revise sobre os Cordados

Você conhece as principais características dos animais pertencentes à Classe das Aves? Não? Então, revise aqui, com o Blog do Enem!

Aves são ‘Cordados’, você se lembra? – Não, então é hora de revisar para o Enem e o Vestibular.

As aves são animais muito conhecidos por nós. Muitas espécies foram domesticadas há muito tempo e fazem parte da alimentação da maior parte das pessoas; outras, adaptadas ao ambiente humanizado, enchem nosso cotidiano de sons e música. As aves dominam os céus e nos fascinam por sua liberdade de deslocamento.

Mas, apesar de fazerem parte da sua vida, será que você sabe quais são as principais características dos animais que pertencem à Classe das Aves? Não? Então, fique ligado (a) neste post para saber tudo sobre a Classe das Aves e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar estudando as aves, que tal revisar as características gerais do Filo dos Cordados? Então veja este super post com vídeo-aula do professor Zé Rucker e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-filo-cordados-enem/

Para iniciar sua revisão sobre as aves, veja esta super vídeo-aula do professor Artur Ramos do canal Kinapse do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para dar aquela “fixada” no conteúdo, veja o resumo que preparamos para você gabaritar as questões de Biologia do Enem:

avesCaracterísticas gerais das aves: Assim como os demais Cordados, as aves são animais triblásticos, celomados, deuterostômios e com simetria bilateral. As aves são endotérmicas, ou seja, sua temperatura é constante, regulada por mecanismos metabólicos com alto custo energético. As aves são facilmente identificadas pela presença de penas cobrindo o corpo (estruturas importantes para a manutenção da temperatura do animal e para o voo) e pela presença de um bico córneo iniciando o tubo digestório. As penas são estruturas compostas de queratina que podem ter diferentes formatos e funções dependendo da região do corpo em que se encontrem. Outra característica marcante das aves é o fato de possuírem os membros anteriores modificados em asas (apesar de nem todas as aves voarem). A pele das aves não possui glândulas, exceto por uma próximo à cauda. Nessa região situa-se uma glândula chamada de uropigial que produz uma secreção oleosa que as aves espalham sobre as penas impermeabilizando-as para evitar seu encharcamento e consequentemente o aumento do seu peso corporal – o que dificultaria o voo.

Dica 2: Revise também os Peixes! Eles podem aparecer nas questões de Biologia do Enem ou de seu vestibular! Veja este super post com vídeo-aula do professor Artur Ramos e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-peixes/

Circulação das aves: As aves possuem um coração tetracavitário que impede que o sangue arterial e o sangue venoso se misturem. Dessa forma, podemos considerar que as aves possuem uma circulação fechada, dupla e completa. Na metade direita do coração, o sangue venoso circula para ser bombeado para os pulmões, onde será oxigenado. Já no átrio esquerdo e no ventrículo esquerdo circula o sangue arterial, rico em oxigênio. Essa divisão do sangue permite uma oxigenação mais eficiente dos tecidos das aves, fato extremamente necessário para desenvolver o voo – uma atividade que gasta grandes quantidades de energia, assim como para a manutenção da temperatura constante.

Respiração das aves: As aves possuem respiração pulmonar. Esses animais possuem pulmões pequenos, porém, ligados a esses órgãos, há órgãos exclusivos desse grupo – os sacos aéreos. Esses sacos são bolsas membranosas altamente vascularizadas que se embrenham no corpo da ave. Os sacos aéreos reservam ar para os pulmões e também ajudam a diminuir a densidade do corpo das aves, facilitando o voo.

aves

Dica 3: Revise também a Classe dos anfíbios! Veja este post cheio de curiosidades e características dessa classe com super dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-anfibios/

Sistema digestório das aves: O sistema digestório das aves inicia-se em boca formada por um bico córneo e termina-se em cloaca. As aves não possuem dentes (provavelmente mais uma adaptação ao voo, uma vez que a ausência de dentes diminui o peso corporal das aves). A ausência de dentes faz com que as aves apresentam adaptações no tubo digestório que as ajude a triturar o alimento, como o papo e a moela. O papo geralmente é utilizado para o armazenamento do alimento. Já a moela é musculosa e nela podem se encontradas pedras ingeridas pelo animal que, juntamente com os movimentos do órgão, permitem que o alimento seja triturado. As aves possuem hábitos alimentares muito variados, podendo ser herbívoras, onívoras ou carnívoras. Sendo assim, seus bicos podem apresentar diferentes formatos especializados no tipo de alimentação que consomem. Veja na imagem a seguir, extraída do site ecola.britannica.com.br, diferentes tipos de bicos e funções:

aves

Sistema nervoso das aves: As aves possuem sistema nervoso ganglionar com cordão nervoso central. Possuem visão e audição bem desenvolvidas, em especial nas aves caçadoras, como as águias e falcões. Algumas aves migratórias conseguem perceber o campo magnético da Terra e podem enxergar a luz polarizada, ajudando estas aves a traçarem suas rotas de migração.

Dica 4: Para saber um pouquinho mais sobre os mecanismos de orientação utilizadas pelas aves migratória, leia esta interessante reportagem da Revista Superinteressante sobre estes curiosos animais: http://super.abril.com.br/mundo-animal/rumo-aves-migratorias-439816.shtml

Sistema excretor das aves: As aves possuem rins que filtram os resíduos celulares presentes no sangue. Porém, são incapazes de urinar como os mamíferos: as aves não possuem bexiga urinária (mais uma maneira de diminuir o peso das aves e facilitar seu voo). Sendo assim, as aves produzem uma substância chamada urato, derivada do ácido úrico, que é depositada no intestino juntamente com as fezes. Dessa maneira, quando você observa os dejetos de uma ave pode perceber que há uma parte branca e outra escura. A parte branca corresponde à excreção e a escura às fezes.

Dica 5: Que tal revisar também os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

avesReprodução: As aves se reproduzem de maneira sexuada com fecundação interna. As aves são todas ovíparas e as fêmeas (e às vezes ambos os progenitores) realizam cuidado parental, cuidando dos ovos e posteriormente dos filhotes. Muitas aves podem também realizar elaborados comportamentos de cópula, realizando movimentos, emitindo cantos elaborados ou exibindo penas e ninhos. Veja o vídeo a seguir com belíssimas imagens de cortejos de aves do paraíso:

Dica 6: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.