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Biologia Enem – Ciclo do carbono, oxigênio e nitrogênio

Quer garantir uma super nota no Enem 2014? Então vamos relembrar os Ciclos do carbono, oxigênio e hidrogênio pra gabaritar em Biologia!

Nesta aula aprenda sobre os ciclos do carbono, oxigênio e nitrogênio

O oxigênio é necessário para a respiração celular aeróbia, feita pelos animais, vegetais e outros seres que necessitam do oxigênio para geração de energia através de processos aeróbios.

Ele é produzido através de fotossíntese feito pelas plantas e algas, em que a energia da luz é convertida em energia química, pois, a partir de gás carbônico e água, os seres fotossintetizantes produzem glicose para seus processos de obtenção de energia e ainda liberam oxigênio.

Para fazer fotossíntese, os seres autótrofos retiram do meio o gás carbônico, fonte de carbono para fazer a glicose.

Onde é produzido o gás carbônico? Na respiração celular, na fermentação, na queima de matéria orgânica, como florestas e combustíveis fósseis.

Ciclo do Oxigênio

imagem: www2.uol.com.br

 O nitrogênio é necessário para a formação de aminoácidos e ácidos nucléicos, pois nestes últimos há as bases nitrogenadas adenina, timina, guanina, citosina e uracila.

Para entrar na cadeia alimentar, o nitrogênio precisa estar na forma de amônio (NH4) ou nitrato (NO3). Só assim as plantas e algas conseguem absorver.

No ar que respiramos há cerca de 78% de nitrogênio, mas na forma livre (N2), não havendo possibilidade de ser absorvido dessa maneira.

Então o nitrogênio precisa ser fixado, ou seja, transformado em uma forma que possa ser absorvido.

Ciclo do Nitrogênio

imagem: ptwikipedia.org

Pode ser fixação não biológica: a energia dos relâmpagos faz na própria atmosfera a fixação de nitrogênio.

Pode ser biológica: feita por algas cianofíceas (cianobactérias ou algas azuis) que vivem fazendo isso. Mas a principal fonte de fixação de nitrogênio são bactérias encontradas na água e no solo conhecidas como Rhizobium.

Estas bactérias fazem a absorção do nitrogênio atmosférico e, através do seu metabolismo, o convertem em amônia.

Quando há uma planta leguminosa plantada, essas bactérias se instalam nas suas raízes e formam nódulos ou colônias, enriquecendo ainda mais o solo com nitrogênio fixado.

Dica 1 – Biologia Enem – Super aula sobre Relações entre os seres vivos! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-seres-vivos/

Ciclo do Nitrogênio

Ainda há as bactérias nitrificantes, que, a partir de amônia, conseguem fazer reações bioquímicas para formar nitrito (NO2). Elas são as Nitrosomonas. Este processo é a nitrosação. Mas as plantas e algas não absorvem nitrito, e sim, nitrato (NO3).

Esta transformação de nitrito em nitrato é chamada nitratação, feita por uma outra espécie de bactéria chamada Nitrobacter.

Nos cadáveres em decomposição, na urina e fezes há formação de amônia e as bactérias nitrificantes também entram em ação.

Como o nitrogênio entrou na cadeia, também deve voltar ao meio, e esta volta depende das bactérias desnitrificantes, que conseguem devolver o nitrogênio na forma gasosa novamente, a partir de nitrito, nitrato e amônia.

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclo da água

Distribuição da água no planeta: 97% é água salgada (no talassociclo), 2% é água doce na forma de gelo, 0,7% é água doce em lençóis freáticos e 0,3% e água doce acima da superfície do solo (limnociclo).

Não há vida sem água, pois ela participa do equilíbrio térmico, equilíbrio osmótico, é o dissolvente das soluções intra e extracelulares, participa das reações metabólicas e é considerado um “lubrificante” do corpo.

O maior uso da água é na agricultura, seguido das indústrias e da atividade doméstica.

Dica 2 – Biologia Enem – Sabe tudo sobre Ecologia? Confira nessa aula! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-3/

Ciclo da água

imagem: saaeamparo.com.br

No ciclo da água estão envolvidos processos como evaporação, transpiração, condensação, precipitação e percolação.

Quem aquece a Terra é o Sol, mas o que atravessa a atmosfera do planeta é a luz, que incidindo sobre superfícies gera calor (infr-vermelho), o que provoca evaporação de água do solo, rios, lagos, oceanos, piscinas, represas, alagados, etc. Os animais e plantas, para evitar o aumento da sua temperatura, transpiram. Esses dois fenômenos juntos sãé chamados de evapotranspiração.

Isso evita o super aquecimento da superfície da Terra, pois a água evaporada leva o excesso de calor para camadas mais altas da atmosfera.

Nas camadas mais altas, a água perde o calor e condensa, formando as nuvens, que farão com que a água volte na forma de precipitação ou chuvas.

Como a água vai escorrer para as partes mais baixas, ela retorna aos rios, lagos e oceanos. Parte da água infiltra no solo, fenômeno este conhecido como percolação.

Dica 3 – Biologia – Revise as aves com o Blog do Enem! – https://blogdoenem.com.br/biologia-aves-enem/

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imagem: jcientifico.wordpress.com

Observando bem a foto acima, deve-se ter bastante noção do que representa a manutenção das matas em encostas e laterais a rios.

Estas matas protegem o solo e impedem que a água da chuva aumente a velocidade de escoamento superficial, evitando que haja erosão, deslizamentos, desbarrancamentos e tragédias. É importante ter a mata original porque ela retém água e permite maior percolação para o su-solo.

Em beira de rio, esta mata é conhecida como mata ciliar, de galeria ou vicinal, que também impede o assoreamento dos rios.

Em alguns países há usinas de dessalinização de água do mar, mas exige um custo muito elevado.

Na lavoura pode-se usar o gotejamento ou aspersão, sendo este último um desperdício de água.

Exercícios

Questão 01

(Enem) O sol participa do ciclo da água, pois, além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio de transpiração.

III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

a) Somente a afirmativa III está correta.

b) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

d) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 02

(UFRS) Relacione os processos biológicos listados (1, 2 e 3) com um ou mais dos ciclos biogeoquímicos na coluna a seguir (a, b e c).

1) Fotossíntese.

2) Respiração vegetal.

3) Decomposição aeróbica de restos orgânicos por micoorganismos.

a) Ciclo do carbono.

b) Ciclo do oxigênio.

c) Ciclo do nitrogênio.

Assinale a alternativa que melhor representa essas relações:

a) 1 (a) (b) 2 (a) (b) 3 (a) (b) (c)

b) 1 (a) (b) 2 (a) (b) 3 (c)

c) 1 (b) 2 (a) 3 (a) (b)

d) 1 (b) 2 (a) 3 (b) (c)

e) 1 (b) (c) 2 (c) 3 (b) (c)

Questão 03

(FGV) Qual dos seguintes fenômenos é um resultado do efeito estufa?

a) Aumento das concentrações de ozônio a nível de rua.

b) Diminuição da camada de ozônio na estratosfera superior.

c) Mudança nas condições meteorológicas globais.

d) Aumento da poluição oceânica.

e) Desmatamento.

Questão 04

(Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e a liberam depois em decorrência de suas atividades vitais.

Assinale:

a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas.

b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.

c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta.

d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas.

e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.

Questão 05

(UFES) É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, consequência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:

a) depósitos de lixo atômico.

b) aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.

c) emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.

d) redução da taxa de oxigênio na atmosfera.

e) aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.