Estrela-do-mar, ouriço e bolacha-da-praia: Revise os Equinodermos!

Você conhece as principais características do Filo dos Equinodermos? Não? Então, revise aqui, com o Blog do Enem! Cai no Enem e vestibulares!

As estrelas-do-mar são animais de beleza ímpar. Multicoloridas, habitam o fundo do mar e nossa imaginação. Mas, elas não são os únicos representantes famosos do Filo dos Equinodermos (Echinodermata)! Conteúdo de Biologia para o Vestibular e o Enem. Confira.

Há outros representantes desse filo dos Equinodermos que são bem conhecidos da população em geral, como os ouriços-do-mar, as bolachas-da-praia, os pepinos-do-mar e os menos conhecidos ofiuros. A principal característica dos equinodermos é a presença de espinhos na pele, de onde deriva seu nome: equino = espinho e derma = pele. São animais exclusivamente marinhos e de vida livre. Então, quer saber mais sobre os equinodermos e arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares? Revise aqui, com o Blog do Enem!

Se você não está se ‘sentindo em casa’ com os Equinodermos, que tal estudar antes as principais característica do Filo dos Artrópodes? Então veja neste post aqui tudo sobre o Filo dos Artrópodes, com uma aula completa a professora Juliana Evelyn dos Santos.

Agora é para ficar “craque” no Filo dos Equinodermos, veja este super resumo:

Biologia - EquinodermosAnatomia geral dos Equinodermos: Os equinodermos são animais triblásticos, celomados e apresentam várias características semelhantes aos animais do Filo dos Cordados (onde estão os vertebrados), como por exemplo o fato de serem deuterostômios. Além disso, possuem um endoesqueleto (esqueleto por dentro do corpo do animal) calcário produzido pela derme.

A grande maioria dos equinodermos possuem simetria pentarradial ou pentâmera, ou seja, o corpo pode ser dividido em cinco planos em volta da região onde fica a boca. A superfície do animal é coberta por epiderme e embaixo desse tecido fica o endoesqueleto, formado por placas calcárias articuladas e com espinhos.

Os espinhos dos equinodermos podem servir tanto para a proteção do animal (alguns podem ter substâncias tóxicas) como para ajudá-los em sua locomoção. Possuem internamente um sistema aquífero, denominado sistema ambulacral. Este sistema faz com que a água do mar entre no corpo do animal e circule por vasos hidráulicos onde as diferenças de pressão produzem movimentos que ajudam na locomoção e captura de presas em algumas espécies.

Os canais hidráulicos estão ligados a pequenos tubos, chamados de pés ambulacrais ou ambulacrários, que ajudam no deslocamento do animal. A água entra no animal por um ou mais poros localizados na chamada placa madrpórica ou madreporito, localizada próximo ao ânus.

Dica 1: Revise também a Classe dos Crustáceos do Filo dos Artrópodes! Veja este post com muitos vídeos interessantes sobre o assunto: https://blogdoenem.com.br/biologia-crustaceos-filo-arthropoda/

Habitat dos equinodermos: Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos e de vida livre. São animais bentônicos, geralmente deslocam-se livremente sobre o substrato marinho, tendo poucas exceções de animais sésseis.

Sistema digestório dos equinodermos: O sistema digestório dos equinodermos é completo, com boca e ânus. Nos ouriços-do-mar e bolachas-da-praia há uma estrutura chamada de lanterna-de-aristóteles, formada de um conjunto de cinco dentes. Os equinodermos podem ter hábitos muito variados de alimentação. Em geral, alimentam-se de animais (vivos ou mortos), como caramujos, crustáceos, poliquetas, esponjas e corais.

Dica 2: Que tal revisar também os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Sistema respiratório dos equinodermos: As trocas gasosas nos equinodermos são feitas por pequenas brânquias em volta da boca e por toda a extensão dos pés ambulacrais, uma vez que estão ligadas ao sistema ambulacral que carrega água por todo o corpo.

Excreção e circulação nos equinodermos: A excreção e a circulação nos equinodermos ocorrem através do sistema ambulacral.

Dica 3: Os insetos constituem o maior grupo de animais do mundo! Eles podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Revise aqui com o Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/classe-insetos-filo-arthropoda/

Para continuar esta sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Artur Ramos do canal Kinapse, do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Lega, não é mesmo? Beleza! Vamos adiante!

Sistema nervoso dos equinodermos: O sistema nervoso dos equinodermos é composto de uma rede de neurônios sem um gânglio central. Em volta da boca há um anel do qual partem nervos para cada braço. Os equinodermos não possuem cérebro, porém algumas espécies podem ter alguns gânglios. Como a simetria é pentarradial, os órgãos sensoriais estão distribuídos por todas as laterais do corpo, fazendo com que o animal receba estímulos de todas as direções do ambiente (adaptação à vida com pouca mobilidade ou fixa).

Reprodução dos equinodermos: A grande maioria dos equinodermos possuem sexos separados. Em geral, a fecundação é externa, com liberação de óvulos e espermatozoides na água. Sendo assim, forma-se um ovo que depois forma uma larva, tendo, portanto, desenvolvimento indireto. É importante ressaltar que as larvas de equinodermos possuem simetria bilateral, característica que também os torna o grupo de invertebrados mais próximo evolutivamente dos Cordados.

Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel