A Origem das Espécies e Charles Darwin: Biologia Enem & Encceja
Ele mudou a história da ciência com as evidências da Teoria da Evolução das Espécies. Veja a incrível viagem de Charles Darwin a bordo do veleiro Beagle, e as provas da Seleção Natural
Charles Darwin, naturalista inglês, publicou em 1859 seu famoso e reverenciado livro “A origem das espécies”. O livro revolucionou as ciências biológicas e assombrou a religiosa sociedade da época. Darwin viveu na Inglaterra (1809 – 1882).
Naquele tempo, tentar explicar em uma “simples ideia” o mecanismo que move as mudanças que ocorrem nos seres vivos desde o início da vida era um desafio científico e religioso.
Até então os humanos na Inglaterra e países da Europa Ocidental estavam sob forte influência do Cristianismo. Antes das descobertas de Lamarck e Charles Darwin eles mais ‘acreditavam numa ordem divina’ do que organizavam os fatos da natureza a partir de evidências científicas.
Veja a disputa entre Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck – Confira no resumo simples e rápido elaborado pela professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito:
Muito bom este resumo da professora Juliana. Você pode perceber que a evolução por seleção natural ou darwinismo, descrita magistralmente pelo cientista, serve até hoje de base para grande parte dos estudos de ecologia, zoologia, genética e outras tantas áreas da biologia.
Charles Darwin e a Seleção Natural
Ao voltar da famosa viagem ao redor do mundo a bordo do navio (veleiro) HMS Beagle, Darwin começou a compilar os conhecimentos adquiridos na viagem e continuou a observar os seres vivos, principalmente os selecionados pelos seres humanos para a produção agrícola e agropecuária.
É hora de revisar para as questões do Enem e dos Vestibulares. Venha nesta viagem com Charles Darwin!Ao estudar os seres vivos Darwin observou que os seres humanos selecionavam para reprodução espécies animais e vegetais com características desejáveis, desprezando as demais, em um processo de seleção artificial.
Um dos pontos mais importantes de sua observação ao longo dos anos e em diversos ecossistemas era a variação que indivíduos de uma mesma espécie apresentavam.
A Sobrevivência dos mais aptos
Em 1838, Darwin lê o livro do economista Thomas Malthus, sobre a população humana. Neste livro, Malthus dizia que a população humana crescia mais rápido que a produção de alimentos e que, ao longo do tempo, isto se tornaria um fator limitante para o crescimento da população.
Dessa maneira, os humanos teriam que lutar por suas vidas, em uma competição entre si, onde somente os mais fortes sobreviveriam.
A sobrevivência determina a condição de reprodução
A partir disso e de suas observações, Charles Darwin (foto) concluiu que esse mecanismo também funcionaria na natureza: os indivíduos com mais chances de sobrevivência seriam aqueles cujas características fossem mais apropriadas para enfrentar as condições ambientais.
Com esta formulação lógica, Darwin afirmou na na época que desta maneira as espécies tenderiam um maior sucesso reprodutivo.Charles Darwin
Desse modo, nascia o conceito de seleção natural, sobre o qual Darwin afirmou: “A essa preservação de variações favoráveis e rejeição de variações prejudiciais eu chamo de seleção natural”.
Somente em 24 de novembro de 1859 é que Darwin consolida seus pensamentos e observações ao publicar o clássico livro A Origem das Espécies. Com este livro Darwin mudou tudo o que se pensava até então sobre A Evolução das Espécies.
Veja Como funciona a evolução por seleção natural:
O mecanismo evolutivo conhecido por ‘seleção natural’ proposto por Darwin segue alguns pontos:
1 – Primeiramente, é importante saber que os indivíduos de uma espécie podem ter muitas variações tanto no funcionamento de seus organismos, quanto na forma de seus corpos.
2 – Muitas das características de um indivíduo são transmitidas para seus descendentes.
3 – Caso todos os indivíduos de uma população sejam capazes de se reproduzirem, a população cresceria muito rápido, em progressão geométrica.
4 – Os recursos do ambiente são limitados. Há um limite de espaço, de alimento, de água. Sendo assim, os indivíduos de uma população competem por esses recursos em uma lua pela vida e pela sobrevivência de seus filhotes.
Segundo Darwin, nesta luta pela vida, apenas os seres mais adaptados ou aptos conseguiriam sobreviver e produzir descendentes (seleção natural). Essas características aumentariam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo e seriam transmitidas para os descendentes do indivíduo.
Aula Gratuita sobre a teoria de Charles Darwin
Para completar a introdução a este assunto, veja esta super vídeo-aula da professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito. Depois siga no post para conhecer mais sobre a Teoria da Evolução das Espécies.
E aí, gostou do vídeo? Legal! Agora, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, veja o texto que preparamos com super dicas para você arrasar nas questões de biologia!
Seleção Natural x Alterações e Novas Espécies
As diversas alterações sofridas em diferentes populações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo o aparecimento de novas espécies. Isso quer dizer que as modificações sofridas por duas populações submetidas à condições ambientais diferentes podem produzir duas novas espécies.
Para comprovar isso, podemos cruzar indivíduos de cada uma dessas populações diferentes e, caso os indivíduos desse cruzamento sejam estéreis, podemos ter duas novas espécies.
Agora, para entender melhor o mecanismo da seleção natural, veja o vídeo a seguir da Khan Academy, ele traz uma aula super didática que explica a seleção natural através do exemplo da borboleta-coruja:
É importante lembrar, que apesar de a teoria da seleção natural ser comprovadamente verdadeira, Darwin não conseguiu explicar a origem e a transmissão das variações que surgiam nos seres vivos. Na época de Darwin as mutações e as leis de Mendel não eram conhecidas.
Hoje sabemos também que a seleção natural não é o único mecanismo que rege a evolução. A mutação, a deriva genética e a migração de indivíduos também agem para a modificação dos seres vivos ao longo do tempo. Todos estes fatores juntos compõem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo.
Dica Importante: Antes de fazer os Exercícios sobre A Origem das Espécies o Blog do Enem recomenda a você estudar as teorias sobre a origem da vida no Universo. Acesse esta aula especial sobre as Teorias de Origem da Vida:
Agora é hora do Simulado sobre A Origem das Espécies
.
A Evolução das Espécies
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UECE/2017)
Charles Darwin (1809-1882) e Gregor Mendel (1822–1884) viveram na mesma época, mas não se conheceram. No entanto, a compreensão atual da evolução deriva das teorias propostas por esses importantes pesquisadores. Sobre a teoria elementar da evolução, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEPG PR/2017)
Darwin, em sua teoria, considerou a existência de um parentesco generalizado entre as espécies, fato que obteve pouca aceitação em sua época. Para ele, as espécies estavam relacionadas evolutivamente, ou seja, compartilhavam um ancestral em algum ponto da sua história evolutiva. Assinale o que for correto em relação à teoria da seleção natural, os maiores problemas enfrentados por Darwin em sua época, ou fatos que não soube explicar.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Fac. Santa Marcelina SP/2014)
As ideias de Charles Darwin, publicadas em 1859, no livro A origem das espécies, representam uma revolução na forma de enxergar a história da vida.
Assinale a alternativa cujo exemplo ilustra corretamente os princípios postulados por Darwin.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEFS BA/2014)
Os tentilhões de Galápagos são os pássaros mais associados à teoria da seleção natural. Entretanto, Charles Darwin também se deteve em outra ave — o cucuve (Mimus sp.). Em Galápagos, existem quatro espécies do pássaro, todas endêmicas do arquipélago. Nas quatro semanas em que Darwin analisou a fauna e flora de Galápagos, observou que os cucuves da ilha de São Cristóvão não tinham os mesmos hábitos daqueles da ilha Floreana e algumas características físicas, como o formato dos bicos, também variavam. (LOUBACK, 2013, p. 26-27).
LOUBACK, Artur. A espécie das origens. TAM nas Nuvens,
São Paulo, ano 06, n. 69, set. 2013, p. 27. Adaptado.
Darwin, em seu magistral trabalho, coloca a diversidade da vida em uma dimensão que traduz a sua existência a um continuum na história da Biosfera que, corretamente, se expressa em
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFPE/UFRPE/2014)
As ideias de que os organismos evoluem não surgiram com Darwin, pois, desde a antiga Grécia, existiram pensadores que defenderam essa posição. As ideias evolucionistas careciam de uma base convincente, e Darwin apresentou essa base. Sobre a história da evolução e seus mecanismos, analise as proposições seguintes.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC MG/2014)
Ao final do revolucionário “A origem das espécies”, Charles Darwin afirma que existe uma grandeza na visão evolucionista da vida. O acesso a essa grandeza seria a contemplação das “infinitas formas de grande beleza” que evoluíram – e continuam a evoluir – a partir de um ancestral muito simples. O conceito da existência de uma linhagem – ou linhagens – de seres vivos transformando-se ao longo das gerações faz uma grande diferença na maneira de enxergar o mundo. A forma das espécies atuais reflete as mudanças sofridas ao longo de sua história evolutiva.
Fonte: Extraído de Scientific American Brasil … em www2.uol.com.br/sciam/…/o_admiravel_mundo_das_cobras-cegas.html
Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(OBB/2014)
Além da teoria da seleção natural, o inglês Charles Darwin contribui com o progresso da ciência descrevendo que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2016)
Jean-Baptiste Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro cientista a apresentar formalmente uma teoria da evolução. Entretanto, foi o inglês Charles Darwin quem, no século XIX, provocou as discussões que geraram profundas dúvidas acerca dos conceitos vigentes à época, fazendo com que, afinal, se admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos como resultantes das alterações do meio ambiente. Assim, questões como “Os seres vivos teriam surgido já com a complexidade que apresentam hoje ou, alternativamente, teriam sofrido uma sequência de modificações ao longo do tempo?” são respondidas.
Com relação à evolução dos seres vivos e à teoria de Lamarck, analise as afirmativas.
I. O mundo natural é uma criação imutável e permanente, e as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta. A extinção de muitas delas deveu-se a eventos catastróficos, que teriam exterminado grupos inteiros de seres vivos.
II. O modo pelo qual os diferentes órgãos são utilizados altera características do indivíduo, e essas características são transmitidas para seus descendentes. Por exemplo, um órgão muito utilizado se desenvolve mais; um órgão subutilizado se atrofia. Assim, ao longo do tempo, os organismos se modificam, podendo dar origem a novas espécies.
III. Os indivíduos não nascem todos iguais, ainda que descendam dos mesmos pais. Essas diferenças entre os indivíduos influenciam suas chances de sobrevivência, considerando que, dentre as variações, podem estar presentes habilidades que tornem o indivíduo mais apto a sobreviver.
IV. Por meio da reprodução, indivíduos melhores adaptados para sobreviver no ambiente transmitem aos seus descendentes suas características vantajosas para a sobrevivência. Com o passar das gerações, todos os indivíduos dessa espécie devem apresentar essas características.
V. É característica dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, como aquele em que os seres evoluíram a partir de microrganismos simples, originados de matéria não viva.
Está CORRETO o que se apresenta em
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UESB BA/2015)
Lamarck é injusta e infelizmente mais lembrado como alguém que estava errado. A herança das características adquiridas, da qual sua teoria defendia, não era, entretanto, original. Era uma crença geral que o próprio Darwin incorporou em a Origem das Espécies. Lamarck merece respeito, como o primeiro cientista que destemidamente advogou a evolução e tentou apresentar um mecanismo para explica-la. (FUTUYMA, 1992. p. 4).
FUTUYMA, Douglas J. Biologia Evolutiva.
2. ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 1992.
A respeito desse tema abordado, pode-se afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC MG/2015)
O termo coevolução é usado para descrever casos onde duas ou mais espécies afetam a evolução umas das outras reciprocamente. O termo foi utilizado pela primeira vez por Ehrlich e Raven (1964) na descrição sobre influências que plantas e insetos herbívoros têm sobre a evolução um do outro. Ricklefs (1996) a define como respostas evolutivas recíprocas entre as populações.
A coevolução pode, EXCETO:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
=============================================
Exercícios sobre A Origem das Espécies
Agora que você já está ligado na seleção natural, que tal fazer alguns exercícios para testar seus conhecimentos?
1) (UFCE-CE) Leia o trecho a seguir:
… a natureza fornece as variações sucessivas, o homem as acumula em certos sentidos que lhes são úteis. Assim sendo, pode-se dizer que o homem criou, para seu proveito, raças úteis.
Sobre o trecho apresentado, retirado do livro A origem das espécies, de Charles Darwin, pode-se dizer que:
a) caracteriza a seleção artificial;
b) expressa o conceito de herança dos caracteres adquiridos;
c) constitui a base da teoria fixista;
d) refere-se à seleção natural;
e) refere-se ao surgimento das várias raças humanas.
Resposta: A.
2) (UNIFESP-2007) De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,
a) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
b) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente.
c) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.
d) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.
e) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.
Resposta: A.
3) (PASUSP-2009) Pela Teoria da Evolução, proposta por Charles Darwin, as populações podem, ao longo do tempo, sofrer adaptações ao meio em que vivem. Essas adaptações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo o surgimento de novas espécies. De acordo com tal informação, imagine duas populações de insetos da mesma espécie ancestral, que se mantiveram separadas geograficamente durante milhares de anos. Considere que, por uma alteração ambiental, as duas populações voltem a ter contato. A ocorrência de especiação será confirmada na hipótese de que os insetos das duas populações
a) consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes férteis.
b) consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes estéreis.
c) acumulem diferenças genéticas e gerem descendência fértil.
d) manifestem diferenças comportamentais, mas gerem descendência fértil.
e) gerem descendentes férteis com características híbridas.
Resposta: B
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade