O Enem e o Vestibular estão aí! Revise aqui os principais conteúdos de Biologia! Vem com a gente nesta série com os principais conteúdos para você arrasar nas provas. Neste post você irá estudar sobre o núcleo celular, o DNA, RNA, transgênicos, células-tronco e clonagem!
O Enem e os vestibulares estão chegando e está na hora de você dar aquele gás nas revisões para deixar seus concorrentes para trás! Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre o núcleo celular, o DNA e atualidades relacionadas ao assunto. Vem com a gente! Vem arrasar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!
Dica 1: Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post: https://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/
1 – DNA e RNA
Revise o DNA o RNA neste super post com videoaula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/
O DNA e o RNA são moléculas essenciais para os seres vivos: eles comandam as células, guardam informações genéticas e são peças-chave na manutenção das características de uma espécie. Além disso, DNA e RNA são figurinhas carimbadas nas provas do Enem, pois podemos relacionar este conteúdo a várias atualidades e tecnologia biológicas que vivem pipocando nas mídias, como os transgênicos e as células tronco. E, você que é aluno (a) dedicado(a), já sacou que o Enem adora cobrar questões que relacionem o conhecimento científico e o seu cotidiano, não é mesmo? Saca só essa questão do Enem 2011 envolvendo as características do DNA:
Que tal uma pausa na leitura para revisar o DNA e o RNA nessa videoaula especial do Curso Enem Gratuito? Prepare-se bem nessa revisão, pois temos um desafio para você depois do vídeo.
Desafio:
(Enem 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momentofalar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, umano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombrade dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA,eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaramexperimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas paraavaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugeridopor Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as basesnitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentosrealizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
- A) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é
conservado.
- B) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cadauma das fitas.
- C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
- D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
- E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.
Resposta: C.
Resolução
2 – Cromatina, DNA e cromossomos.
Revise cromatina e cromossomos neste post com videoaula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy-2/
Geralmente quando falamos do núcleo de uma célula logo nos lembramos do DNA. Porém, o DNA não é a única molécula do núcleo. Além disso, o DNA pode se encontrar em diferentes formas ao longo do ciclo celular. Você lembra o que são cromossomos e cromatina? Não? Então revise esse assunto, pois ele pode aparecer no Enem, como ocorreu na prova do ano de 2013:
(Enem 2013) Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê.A confirmação da paternidade foi obtida pelo examede DNA. O resultado do teste está esquematizado nafigura, em que cada casal apresenta um padrão comduas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai eoutra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.
Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
A)1
B)2
C)3
D)4
E)5
Resposta: C.
3 – Transgênicos, células –tronco e clonagem
Revise transgenia e clonagem neste post com videoaula do professor Paulo Jubilut e resumo elaborado pela professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-trangenico-clonagem/
Estão aí três conteúdos “queridinhos” do Enem e dos vestibulares! Utilizar os transgênicos, a clonagem e as células-tronco em uma questão é um ótimo ponto de partida para testar seus conhecimentos sobre DNA e núcleo celular. Além disso, joga um foco sobre atualidades científicas, coisa que o Enem adora cobrar. Então, conhecer estes conceitos é fundamental para se dar bem nas provas que estão chegando! Veja um exemplo do que pode aparecer no Enem:
(Enem – 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética” , uma bactéria chamada de Mycoplasmamycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasmacapricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.
GILBSON et al. Creationof a BacterialCellControlledby a ChemicallysynthesizedGenome. Science. V.329, 2010 (adaptado).
A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à
- A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.
- B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídeos.
- C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasmacapricolum para usa distribuição em ambientes naturais.
- D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis.
- E) capacidade da bactéria Mycoplasmacapricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.
Resposta: D.