Intensivão de Biologia: Vem com a gente. Revisão 1 de Biologia Enem!

O Enem e o Vestibular estão aí! Que tal revisar os principais conteúdos de Biologia? Vem com a gente nesta série com os principais conteúdos para você arrasar nas provas. Veja abaixo Citoplasma e Organelas Celulares, Estrutura da Membrana Plasmática, e Transporte Através da Membrana. Organização da professora Juliana Santos.

O Enem está quase chegando e bate aquela dúvida: será que estou realmente preparado (a) para encarar as questões e deixar para trás meus concorrentes? Para acabar com suas dúvidas e te dar aquela força nesta reta final, nós do Blog do Enem preparamos uma série de revisões com os principais conteúdos de Biologia para o Enem 2015. Nossa intenção é te ajudar a organizar e otimizar seus estudos, selecionando o que mais aparece nas provas do Enem. Neste primeiro post vamos dar início à revisão de Biologia recapitulando os principais conteúdos sobre as células. Vem com a gente e gabarite as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Conhecer as células e suas características básicas é essencial para entender Biologia. Veja a seguir posts que vão te ajudar a entender um pouquinho mais sobre as unidades básicas dos seres vivos:

1 – Citoplasma e organelas celulares:

Revisão 1 de Biologia Enem

https://blogdoenem.com.br/biologia-organelas-celulares-revise-aula-khan-academy/

Neste post você poderá revisar as principais organelas citoplasmáticas e suas funções. No Enem geralmente não há questões perguntando detalhes de funcionamento e estrutura da célula, porém, podem aparecer questões que fazem relações com as organelas celulares em que esses detalhes fazem a diferença. Como nesta questão do Enem 2010 que fez referência às mitocôndrias e seu funcionamento:

(Enem 2010) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos trêsespécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3000 m de profundidade no Mediterrâneo,eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio.Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam aum grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça,boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suascélulas dispensaram as chamadas mitocôndrias.

LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.

Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?

  1. A) S e CH4
  2. B) S e NO3
  3. C) H2 e NO3
  4. D) CO2 e CH4
  5. E) H2 e CO2

Resposta:B

2-Estrutura da membrana plasmática:

Revisão 1 de Biologia Enem

https://blogdoenem.com.br/biologia-membrana-plasmatica-revisao/

A membrana plasmática reveste, delimita e protege a célula. Além disso, ela apresenta estruturas fundamentais na comunicação da célula com o restante de nosso organismo. Neste post você irá revisar os principais componentes e funções da membrana plasmática.

3- Transporte através da membrana:

Revisão 1 de Biologia Enem

https://blogdoenem.com.br/biologia-osmose-e-difusao/

https://blogdoenem.com.br/biologia-fagocitose-pinocitose/

Osmose, difusão, fagocitose e pinocitose são conteúdos “cabeludos” envolvendo as células. Porém, estes posts irão te ajudar a desmistificar os transportes através da membrana e tirar todas as suas dúvidas. Veja um exemplo de questão do Enem (2011) que envolveu este conteúdo:

(Enem 2011) A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade

branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados,

geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação,

gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).

A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de

  1. A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica.
  2. B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos.
  3. C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos

do microambiente.

  1. D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente.
  2. E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.

Resposta: B.

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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
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