Biologia: Revisão de Fagocitose, Pinocitose e Digestão Intracelular

“Fagocitose e pinocitose são endocitoses realizadas para absorver partículas grandes. Após este processo, as células realizarão a digestão intracelular”. Ih… Você não entendeu e está “viajando” com estes nomes? Sem problemas! Vamos ajudá-lo a desmistificar este assunto nesta aula da professora Juliana Santos.

A membrana plasmática possui várias maneiras de absorver as substâncias de que a célula necessita e para eliminar resíduos. Quando estas substâncias são bastante diminutas, elas podem passar através da bicamada lipídica da membrana por difusão ou osmose. Já moléculas um pouco maiores, precisarão da ajuda de proteínas presentes na membrana para realizar o transporte que chamamos de difusão facilitada.

Porém, moléculas muito grandes não conseguem passar nem pela bicamada lipídica nem pelas proteínas que permeiam a membrana. Assim, os processos que citei não são úteis nestes casos. Por isso, é preciso que a membrana dobre-se sobre si mesma, produzindo reentrâncias que ajudarão na absorção dessas moléculas ou junte-se a vesículas produzidas no interior das células para eliminar os resíduos.  Quando a célula absorve estas substâncias ou partículas grandes, dizemos que ela  está realizando um processo de endocitose. Já quando ela elimina uma substância grande que não pode passar através da membrana, o processo será chamado exocitose.

Dica  1: Antes de continuar a estudar as endocitoses e exocitoses, que tal revisar a estrutura da membrana plasmática? Veja este post: https://blogdoenem.com.br/biologia-membrana-plasmatica/
Dica 2: Quer revisar também os transportes através da membrana (Osmose, Difusão, Difusão Facilitada, e Bomba de Sódio e Potássio)? Então dá uma olhada neste post: https://blogdoenem.com.br/biologia-osmose-e-difusao/

Para introduzir o conteúdo, veja este vídeo do professor Paulo Jubilut do Canal Biologia Total que fala sobre as endocitoses, exocitoses e digestão intracelular:

Gostou do vídeo? Beleza! Agora, para deixar a matéria fresquinha na memória e gabaritar as questões de Biologia do vestibular ou do Enem veja o resumo que preparei para você:

Como você já sabe, a célula precisa eliminar e absorver substâncias e partículas grandes que não conseguem passar através da membrana. Para isso, as células realizarão as endocitoses e exocitoses. Vamos estudá-las?

Existem dois tipos de endocitoses:

– Fagocitose: a célula irá “ingerir” substâncias ou partículas grandes, que podem ser vistas ao microscópio óptico. O citoplasma com a ajuda do citoesqueleto irá empurrar a membrana formando proeminências semelhantes a braços – os pseudópodes.  Essas estruturas envolverão a partícula como em um abraço. As membranas de cada pseudópode se fundirão e formarão uma cavidade no interior da célula – o fagossomo.

No fagossomo ocorrerá a digestão da partícula e a absorção de seus constituintes em um processo que chamamos de “digestão intracelular”. Para que isto ocorra, os lisossomos (organelas citoplasmáticas constituídas por uma bolsa de membrana cheia de enzimas digestivas) se fundem ao fagossomo liberando para esta cavidade todas as suas enzimas.  Esta nova vesícula, preenchida de partículas que estão sendo digeridas pelas enzimas, chama-se vacúolo digestivo (também chamado lisossomo secundário, pois o lisossomo primário seria aquele que ainda não se fundiu ao fagossomo).

Após a digestão, os nutrientes são absorvidos pela célula e o que sobra forma um corpo residual (bolsa de membrana cheia de restos que a célula não aproveitou). O corpo residual irá permanecer na célula ou sofrerá exocitose. Lembre-se que a fagocitose para alguns seres vivos, como os protozoários, é um meio de alimentação. Porém, no caso dos pluricelulares, como os seres humanos, a fagocitose geralmente será um métodode defesa do organismo. Ou seja, existirão células de defesa, como os macrófagos, que vão capturar e ingerir bactérias que tenham invadido nosso organismo.

Fagocitose Biologia

– Pinocitose:a célula irá capturar líquidos e moléculas grandes dissolvidas em água. Para isso, ela irá formar invaginações na membrana (reentrâncias para dentro da célula) que, após capturar o líquido, terão suas extremidades fundidas e assim irão formar cavidades no interior da célula. Estas cavidades são chamadas de pinossomos. Da mesma maneira que na fagocitose, o lisossomo se fundirá ao pinossomo formando um vacúolo digestivo e, assim, as partículas pinocitadas serão digeridas.

A maioria das células dos vertebrados não consegue realizar fagocitose, pois estão no meio dos tecidos fixas às outras células ou às fibras da matriz, impedindo a formação de pseudópodes. Nestes casos, a pinocitose é uma alternativa, muito utilizada, por exemplo, pelas células do epitélio intestinal para absorver substâncias como gorduras.

Pinocitose Biologia

Exocitose:

Neste processo, as substâncias que precisam ser enviadas para fora da célula estão em vesículas que, quando são empurradas em direção à membrana plasmática fundem-se a ela e se desfazem. Dessa maneira, as substâncias que estão no interior das vesículas, saem da célula. Este processo é utilizado, por exemplo, pelas células das glândulas. Estas células secretam diversos produtos que para serem exocitados são empacotados pelo complexo de Golgi e encaminhados para a membrana.

Para resumir o assunto, observe o esquema abaixo:

Exocitose

Dica 3: Quer revisar outras organelas citoplasmáticas? Então veja este post: https://blogdoenem.com.br/biologia-organelas-celulares-revise-aula-khan-academy/

Além dos processos digestivos que descrevi até agora, veja outras coisas importantes que você deve lembrar sobre digestão intracelular:

– A digestão de substâncias vindas de fora da célula pelos lisossomos é conhecida como função heterofágica.

– Além da função heterofágica, os lisossomos também podem ajudar a célula a remover e renovar organelas e outras estruturas celulares que já estão desgastadas ou que já não são mais necessárias. Para isso, os lisossomos realizam a autofagia ou função autofágica, em que eles digerem estas organelas para que seus constituintes possam ser reutilizados pelas células.

– Os lisossomos também vão atuar no chamado “suicídio celular”, também chamado de autólise ou apoptose. Grosso modo, esse processo consiste basicamente no rompimento de vários lisossomos ao mesmo tempo para destruir por completo a célula. Este processo é utilizado, por exemplo, na regressão da cauda dos girinos ou na destruição de grupos de células durante o nosso desenvolvimento.

 

E então, conseguiu aprender um pouco mais sobre a pinocitose, fagocitose e digestão intracelular? Beleza! Então, vamos testar seus conhecimentos?

1)      (VUNESP-2005) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

Citoplasma

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

a) absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.

b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão (exocitose) de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.

c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.

d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.

e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

Resposta: b.

Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

Biologia Enem

Agora que você já sabe tudo sobre Biologia, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel