Blog do Enem no Colégio Satc – Bate papo sobre a importância do Exame

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Satc, em Criciúma, participaram de conversa sobre a importância da realização do Exame Nacional do Ensino Médio e garantiram dicas de estudos antes da prova.

Nesta terça-feira, 19 de junho, a equipe do Blog do Enem visitou o Colégio Satc, em Criciúma – SC para falar sobre a importância de se fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Na ocasião, a Coordenadora Pedagógica e autora do conteúdo de Biologia do Blog do Enem, Juliana Santos, apresentou aos alunos algumas das oportunidades que o Enem pode oferecer. Além dos alunos de Criciúma, uma turma da unidade de Turvo – SC também participou da conversa, totalizando sete turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Satc.

Nessa conversa foram abordados temas como a diferença do Enem em relação aos demais vestibulares e como criar uma rotina de estudos com foco no Enem. A equipe do Blog do Enem preparou um infográfico para os alunos visualizarem os principais pontos da rotina de estudos para o Enem e você pode baixá-lo aqui! Nossa dica é que você imprima o material e cole em seu mural de estudos, para tê-lo sempre à vista!

Clique aqui para baixar o infográfico.

Para a Juliana, Coordenadora Pedagógica do Blog do Enem, o Enem é uma prova que requer um conhecimento adquirido ao longo do ano, por isso, exige disciplina dos candidatos. Mas, com uma boa dose de estudos, diariamente, assim como a revisão do conteúdo, é possível garantir o sucesso nesse objetivo. “A prova de Matemática e Suas Tecnologias, por exemplo não oferece fórmulas, então o aluno precisa absorver ao longo do ano aquele conteúdo a ser cobrado. Em contrapartida, ela é uma prova que permite ao aluno a sua interpretação de raciocínio lógico e temas ligados ao cotidiano“, garante Juliana.

blog do enem no colégio satc
Professora Mafalda do Colégio Satc, Coordenadora Jade Philippe e Coordenadora Pedagógica Juliana Santos, com as turmas do terceiro ano do Colégio Satc.

Oportunidades que o Enem oferece

O ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), são as principais oportunidades ofertadas pelo Ministério da Educação, que possibilitam aos estudantes utilizarem a nota do Enem como forma de ingresso numa instituição pública de ensino, a conseguirem bolsas parciais e integrais ou, até mesmo, financiamento dos estudos numa instituição privada.

Até mesmo conseguir bolsas em instituições de Portugal é possível com a nota do Enem. Confira no post a seguir para o que serve o Enem e tire todas as suas dúvidas.

Enem: guia completo para entender tudo sobre o exame

A Coordenadora do Blog do Enem, Jade Philippe, ressaltou a importância de os alunos fazerem uma graduação. Independentemente de qual rumo o estudante tomar durante ou após o período acadêmico, para saber se é aquilo que ele deseja seguir na vida (ou não) é necessário fazer uma escolha. A graduação pode te oferecer oportunidades únicas, como aumentar sua rede de contatos; ampliar o leque de oportunidades e visão de mundo; possibilitar intercâmbios pessoais e, inclusive, acadêmicos ao exterior; e a participação de projetos de extensão.

Para saber que eu não queria ser Arquiteta, passei por um curso técnico em Edificações. Hoje, formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estou próxima do meu objetivo profissional que era auxiliar as pessoas e, de certa forma, utilizo o conhecimento adquirido na minha formação diariamente”, acrescentou a Coordenadora.

Está em dúvida sobre qual carreira seguir? Clique aqui e tenha acesso Guia de Profissões que preparamos para você:

Veja os 10 melhores e 10 piores salários antes de escolher o curso

Conheça a Satc

Atuante nos mais variados níveis educacionais, do ensino infantil até o mestrado, a Satc impulsiona o ramo educacional desde maio de 1959 e se divide entre Colégio, Faculdade e os Cursos Livres, formando mão de obra qualificada para empresas de Criciúma, da região e fora dela.

O Colégio Satc conta com ensino infantil, fundamental, médio e técnico. Já a Faculdade Satc forma profissionais na graduação e pós-graduação com cursos voltados às áreas de tecnologia e inovação, como os tecnólogos, engenharias e a comunicação. A faculdade também oferta o Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica, entre outros cursos de pós-graduação.

Os Cursos Livres são mais uma opção de formação continuada e pesquisa em parceria com o Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL), responsável por pesquisa, consultoria e assessoria ambiental, englobando cursos de curta e média duração em áreas que passam pela automobilística, química, gestão, informática, design, entre outras.

Veja mais informações sobre o Colégio clicando no link a seguir: http://www.colegio.satc.edu.br.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel