Veja as Bolsas de Estudo disponíveis na sua cidade

Ainda dá tempo de começar a faculdade com as Bolsas de Estudo da promoção. Vagas disponíveis para para Odontologia, Direito, Administração, Psicologia, Engenharias, Fisioterapia, Nutrição e mais 137 cursos em todo o país. Veja as oportunidades da sua cidade.

Mais de 1300 universidades e faculdades de todo o país aderiram às campanhas de Bolsas de Estudo com vagas agora ou para o próximo. E têm bolsas para cursos disputados como Direito, Psicologia, Administração, Odontologia, Engenharias e mais 137 carreiras.

O sonho de entrar na faculdade nem sempre é um caminho fácil, com com muitos obstáculos, cheio de dificuldades. Porém, se você e seus colegas conseguirem entrar com uma das Bolsas de Estudodesta promoção a situação já melhora bastante. Bolsas de Estudo Remanescentes  As Bolsas valem para todos os  cursos. Bolsa é melhor do que financiamento, porque não ficam parcelas para pagar depois do curso.

As mulheres já são a maioria entre os alunos universitários no Brasil. Representam 57% das matrículas, e já lideram em carreiras difíceis de passar como Medicina, Odontologia, Direito, Psicologia, Administração, Fisioterapia e Nutrição. Os homens são maioria nas Engenharias e nas carreiras de Tecnologia da Informação. As bolsas valem para todos os gêneros.

Assim, estudantes de todo o Brasil podem conquistar o sonho de fazer um curso superior pagando um valor acessível, pois os descontos oferecidos pelas instituições de ensino podem chegar a 75% da mensalidade!

É claro que o percentual da bolsa de estudos pode variar de acordo com a faculdade, a unidade e o curso escolhido. Para saber o desconto a ser concedido no seu caso,veja as instituições que estão no seu radar, e faça um cadastro de interessado no site, para receber as ofertas de bolsas ou descontos. .

Se ainda assim o valor da mensalidade ficar muito caro, você pode tentar conseguir bolsas de estudo integrais (de 100% do valor do curso) ou parciais (de 50%) pelo Prouni, que abre inscrições duas vezes por ano.

No entanto, pelo Prouni a concorrência é grande e as notas de corte ficam mais altas a cada ano, então é preciso garantir um bom desempenho no Enem!

Quando você contrata um financiamento estudantil (como o do Fies) há uma falsa sensação inicial de que as coisas ficaram fáceis, pois o valor da mensalidade cai bastante. Em alguns casos, o estudante não paga nada durante o curso e só começa a pagar depois de formado.

Mas, no mundo real, há uma dívida que cresce sem parar, e que um dia você terá que ser quitada. Além do valor das mensalidades acumuladas, a maioria dos casos de financiamento estudantil aplica juros e correção monetária à dívida.

Nos financiamentos, portanto, os juros e a correção monetária fazem com que o valor a ser pago ao final cresça ainda mais e seja até mesmo imprevisível quando o financiamento é contratado.

Quem financia o valor da mensalidade (pelo Fies ou por instituições privadas) sai da faculdade com uma dívida de milhares de reais e não tem jeito: tem que pagar.

Assim, quem contrata um financiamento estudantil, depois de se formar, acaba trabalhando vários anos para pagar a faculdade e só depois vais poder usufruir plenamente do salário para realizar seus sonhos.

Por outro lado, com uma bolsa de estudos a redução do valor da mensalidade é verdadeira. Com o desconto, o estudante paga um valor reduzido na mensalidade, termina o curso com tudo quitado e não acumula dívidas para o futuro.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Bolsas de Estudo
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel