Classificação das palavras quanto a silabação e tonicidade

Que tal estudar Gramática para o Enem? Vem com a gente!

Classificação das palavras: As sílabas são tão absolutas que se deram uma classificação. É isso mesmo! Mas para relembrarmos este tópico, precisaremos rever o que é sílaba, certo?

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Então, a sílaba é a separação das palavras de acordo com o som que sai da nossa boca.

gramática

Número de sílabas e tonicidade

Para você entender como fazer a separação de sílabas de uma palavra veja a palavra a seguir e tente lê-la em voz alta.

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A palavra acima é usada em referência a uma doença provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.  Enorme, não é mesmo? Ela tem 19 sílabas e é a maior da língua portuguesa (além de ser ótima para jogar “forca”, você não acha?). Mas, relaxe. A grande maioria das palavras da nossa língua tem entre uma e quatro sílabas.

Dependendo da quantidade de sílabas que formam a palavra, ela terá uma das seguintes classificações:

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Divisão silábica

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A palavra e sua sílaba tônica

Sílaba tônica é a sílaba que, em uma palavra, é pronunciada com mais intensidade, com mais “força” que as demais sílabas. A tônica às vezes é acentuada graficamente, às vezes, não:

Observe estes exemplos:

an-ti--ti-co               ve-lo-ci-da-de             in-va-são

Dependendo da posição da tônica, as palavras classificam-se em três grupos:

  1. Oxítonas

Palavras em que a sílaba tônica é a última. Exemplos: volta, sucuri, temporais.

  1. Paroxítonas

Palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: ocupado, Gisele, tex.

  1. Proparoxítonas

Palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: especulo, mina, próximo.

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A maioria absoluta das palavras portuguesas são paroxítonas; as proparoxítonas, por sua vez, são as menos comuns. O compositor Chico Buarque criou uma letra de música em que a última palavra de cada um dos versos é proparoxítona. Veja um trecho dessa composição:

Construção

Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido

Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima

Sentou pra descansar como se fosse sábado

Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe

Bacana, né? Bom agora que você relembrou este conteúdo, volte sua atenção a esta videoaula.

Muito bem! Agora resolva às questões abaixo.

Questão 01

Tendo em vista os conhecimentos dos quais você dispõe acerca dos critérios de divisão silábica, separe as sílabas das palavras demarcadas a seguir:

a) secretária
b) fluído
c) cadeado
d) pássaro
e) terra
f) prato
g) psicológico
h) pneumático
i)  fruta
j) rainha
l) substância
m) gratuito
n) atualização

Questão 02

Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:

a) e – nig – ma – su – bju – gar – rai – nha
b) co – lé – gi – o – pror – ro – gar – je – suí – ta
c) res – sur – gir – su – bli – nhar – fu – gi – u
d) i – guais – ca- ná – rio – due – lo
e) in – te – lec – ção – mi – ú – do – sa – guões

Questão 03

Dadas as palavras:

1) des – a – ten – to
2) sub – es – ti – mar
3) trans – tor – no

Constatamos que a separação silábica está correta:

a) apenas em 1.
b) apenas em 2.
c) apenas em 3.
d) em todas as palavras.
e) n.d.a

Questão 04

Atendo-se à charge em evidência, explicite suas impressões acerca do vocábulo que se formou oriundo da separação silábica errônea, referente à palavra “canalhice”.

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Questão 05

No que tange às habilidades requeridas pela linguagem escrita, teça um comentário acerca dos conhecimentos relacionados ao processo de divisão silábica.

GABARITO

Resposta Questão 1

a) se – cre – tá – ria
b) flu – í – do
c) ca – de – a – do
d) pás – sa – ro
e) ter – ra
f) pra – to
g) psi – co – ló – gi – co
h) pneu – má – ti – co
i) fru – ta
j) ra – i – nha
l) subs- tân – cia
m) gra – tui – to
n) a – tu – a – li – za – ção

Resposta Questão 2

a) Alternativa incorreta, pois a separação silábica das palavras “subjugar” e “rainha” se encontra inadequada, sendo que a forma correta se expressa por: sub – ju – gar /  ra – i – nha.
b) Alternativa incorreta, haja vista que as palavras “colégio” e “jesuíta” se encontram inadequadamente separadas, uma vez que deveriam estar expressas da seguinte forma: co – lé – gio / je – su – í – ta.
c) Alternativa incorreta, porque a separação silábica das palavras “sublinhar” e “fugiu” se apresenta incorreta. A forma correta se apresenta demarcada por: sub – li – nhar / fu – giu.
d) Alternativa incorreta uma vez que a separação silábica da palavra “duelo” deveria ser assim expressa: du – e – lo.
e) Alternativa correta, uma vez que todas as palavras nela expressas estão devidamente separadas, em se tratando das sílabas que as compõem.

Resposta Questão 3

a)  Alternativa incorreta, pois a separação silábica da palavra em questão se dá da seguinte forma: de – sa – ten – to.
b) Alternativa incorreta, haja vista que a palavra “subestimar” deveria estar assim separada: su – bes – ti – mar.
c) Alternativa correta, pois a palavra “transtorno” se encontra com a separação silábica devidamente demarcada.
d) Alternativa incorreta, haja vista que a única palavra que se encontra adequada no que tange à separação silábica é a palavra “transtorno”.
e) Alternativa incorreta, haja vista que há uma palavra correta, sendo devidamente expressa pela alternativa “c”.

Resposta Questão 4

Partindo do pressuposto de que determinadas inadequações são provocadas de forma intencional, sobretudo em se tratando da linguagem publicitária, constatamos que a palavra “canalhice”, caso estivesse separada adequadamente, deveria se apresentar como: ca ─ na – lhi –ce. No entanto, o emprego da letra “l” em outra sílaba provocou um efeito de sentido justificado, em virtude do fato de a personagem se encontrar assistindo à televisão, o que determinou a criação da forma “canal-lhice”.

Resposta Questão 5

Os conhecimentos oriundos dos critérios da divisão silábica são importantes, de forma específica, na linguagem escrita, principalmente quando fizerem referência à translineação das palavras, ou seja, à separação das sílabas no final da linha, a qual deverá ser realizada de forma correta.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3