Sílaba tônica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

A sílaba tônica de uma palavra é aquela pronunciada com maior ênfase ou intensidade. Assim, podemos classificar as palavras quanto à sua tonicidade em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Entenda essa classificação e veja exemplos!

Saber como encontrar a sílaba tônica de uma palavra é muito útil para descobrir qual é a sua pronúncia correta e se essa palavra recebe acento ou não. Por isso, nesta aula você vai ver o que é sílaba tônica, a classificação das palavras de acordo com sua tonicidade, e também vai aprender como identificar as sílabas tônicas.

O que é sílaba tônica

Antes de mais nada, vamos lembrar o que são sílabas. Em seguida, vamos entender melhor o que é sílaba tônica e também o que é sílaba átona.

Sílabas são fonemas ou um grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz. Ou seja: a sílaba é a separação das palavras de acordo com o som que sai da nossa boca.

Dessa maneira, cada sílaba de uma palavra é pronunciada separadamente. Você já deve ter percebido que, em cada palavra, existe uma sílaba que é pronunciada com mais ênfase ou com mais intensidade do que as outras. Pois esse é justamente o conceito de sílaba tônica.

Sílaba tônica é a sílaba que, em uma palavra, é pronunciada com mais intensidade, com mais “força” que as demais. A tônica às vezes é acentuada graficamente, às vezes, não. Enquanto isso, as sílabas átonas são aquelas pronunciadas com menor intensidade.

Observe estes exemplos de sílabas tônicas destacadas em negrito:

  • an-ti--ti-co
  • ve-lo-ci-da-de
  • in-va-são
  • re-lâm-pa-go
  • ú-til
  • car-ros-sel

Classificação quanto à tonicidade das palavras

Essa tipificação das palavras as divide em três grandes tipos, que variam de acordo com o lugar onde se encontra a sílaba tônica. Assim, as palavras se classificam em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Cada um dos tipos corresponde a uma regra específica de acentuação.

Oxítonas

As palavras oxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a última. Por exemplo: volta, sucuri, temporais.

Paroxítonas

Nas palavras paroxítonas, a sílaba tônica é a penúltima. Por exemplo: ocupado, Gisele, tex.

Proparoxítonas

As proparoxítonas são as palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Por exemplo: especulo, mina, próximo.

A maioria das palavras portuguesas são paroxítonas. As proparoxítonas, por sua vez, são as menos comuns.

O compositor Chico Buarque criou uma letra de música em que a última palavra de cada um dos versos é proparoxítona. Veja um trecho dessa composição:

Construção

Amou daquela vez como se fosse a última / Beijou sua mulher como se fosse a última / E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido / Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima / Sentou pra descansar como se fosse sábado / Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe

Acentuação das palavras

É comum aparecerem questões nos vestibulares envolvendo as regras de acentuação gráfica. No Enem, conhecer a grafia correta das palavras é especialmente importante para você mandar bem na redação e nas questões de linguagens. Assista ao vídeo da professora Mercedes para saber quais palavras possuem acento na sílaba tônica. De início, uma dica: todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Como encontrar a sílaba tônica das palavras

Quando você estiver em dúvida sobre a tonicidade das sílabas, tente imaginar que você está gritando a palavra. Isso mesmo! É comum alongarmos uma das sílabas de uma palavra quando gritamos. Caso você alongue uma sílaba que não seja a tônica, a palavra vai soar esquisita.

Tente imaginar que você vai gritar a palavra “estrela”, por exemplo. O mais natural é pronunciar a sílaba tre com maior ênfase, pois é a sílaba tônica. Então, o grito sairia como “estreeela”. Se você alongasse a sílaba átona es, a palavra soaria como “êstrela“. Caso fosse a sílaba la, a palavra sairia como “estrelá“.

Além disso, você pode realizar esse exercício imaginando a pronúncia de cada sílaba como se fosse acentuada. Assim, quando você acentuar uma sílaba e a palavra soar corretamente, você vai ter encontrado a sílaba tônica. Esses são  métodos que você pode utilizar quando uma palavra não for acentuada e você quiser saber qual é sua sílaba tônica.

Em seguida, veja alguns exemplos de palavras que costumamos pronunciar errado por não saber qual é a sílaba tônica:

Palavras que costumamos pronunciar errado - sílaba tônica

Se você ainda estiver com dúvida sobre a pronúncia de palavras como gratuito, fluido e circuito, lembre-se que elas são pronunciadas da mesma forma que a palavra “muito”. É errado ler como se houvesse um acento agudo no i, como se fosse “gratuíto”, por exemplo. O correto é ler como se houvesse acento no u (“gratúito”).

Exercícios sobre sílaba tônica

Para finalizar seus estudos, confira em seguida como o conteúdo de sílaba tônica é cobrado em vestibulares.

1 – (UNICAMP SP/2019)

Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.

As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto – e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice.

Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.

(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”. Disponível em www.facebook.com/eduardo22affonso/.)

Segundo o texto, as proparoxítonas são palavras que

a) garantem sua pronúncia graças à exigência de uma sílaba tônica.

b) conferem nobreza ao léxico da língua graças à facilidade de sua pronúncia.

c) revelam mais prestígio em função de seu pouco uso e de sua dupla acentuação.

d) exibem sempre sua prepotência, além de imporem a obrigatoriedade da acentuação.

2 – (IFSC/2017)

O uso dos acentos é um recurso gráfico de que se dispõe para marcar a sílaba tônica de certas palavras. Sabe-se, no entanto, que nem todas as palavras recebem acento e que seu emprego depende de algumas regras específicas, dentre elas, a posição da sílaba tônica.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre as regras de acentuação gráfica na língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.

a) As palavras “húmus”, “processos” e “adubo” são paroxítonas.

b) Os vocábulos “há”, “você” e “já” são oxítonos.

c) As palavras “química”, “compostável” e “orgânicos” recebem acento gráfico porque são proparoxítonas.

d) As palavras “além”, “papéis” e “disponível” são acentuadas porque são oxítonas.

e) As palavras “países”, “saúde”, “dióxido” e “água” são acentuadas com base na mesma regra de acentuação gráfica.

3 – (FGV /2014)

Leia o poema de Mário Quintana.

Um céu comum

No Céu vou ser recebido

com uma banda de música.

Tocarão um dobradinho

daqueles que nós sabemos

– pois nada mais celestial

do que a música que um dia ouvimos

no coreto municipal

de nossa cidadezinha…

Não __________ cítaras nem liras

– quem pensam vocês que eu sou?

E os anjinhos estarão vestidos

no uniforme da banda,

com os sovacos bem suados

e os sapatos apertando.

Depois, irei tratar da vida

como eles tratam da sua…

 [Os monossílabos] átonos são aqueles pronunciados tão fracamente que, na frase, precisam apoiar-se no acento tônico de um vocábulo vizinho, formando, por assim dizer, uma sílaba deste.

(Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo)

A definição é exemplificada com o termo destacado em:

a) – quem pensam vocês que eu sou?

b) daqueles que nós sabemos

c) de nossa ..

d) No Céu vou ser recebido

e) do que a música que um dia ouvimos

GABARITO: 

  1. D
  2. A
  3. E

Gisele Garcez

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática, Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998.
Categorias: Enem, Português Tags: , , , ,