Prazo para comprovar informações do Prouni termina hoje

Veja o que é necessário para comprovar informações do Prouni 2023. O prazo para o envio da documentação termina hoje.

O prazo para comprovar informações do Prouni 2023 termina hoje. O objetivo desta etapa é confirmar os dados fornecidos no momento da inscrição. Por isso, os estudantes pré-selecionados precisam apresentar a documentação às instituições de ensino superior para as quais foram aprovados. 

Esses documentos precisam ser entregues conforme as orientações disponíveis nos canais de comunicação das universidades. Cabe ao estudante buscar informações diretamente com a instituição sobre os horários e os meios disponíveis para encaminhar a documentação solicitada.

Em breve, no dia 21 de março, serão divulgados os resultados da 2ª chamada para o Programa Universidade para Todos, no site oficial

A primeira edição do Prouni 2023 ofertou mais de 290 mil bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.   

Acompanhe a leitura e entenda o que você precisa para comprovar informações do Prouni 2023. 

Cronograma completo do Prouni 2023

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o calendário completo com as datas relativas a cada etapa do Prouni 2023. Confira e não perca os prazos:

  • 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 5 e 6 de abril
  • Divulgação da lista de espera: de 10 a 19 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Entenda como comprovar informações do Prouni 2023 

Se você foi pré-selecionado, mas está com dúvidas quanto à documentação necessária para comprovar informações do Prouni 2023, fique tranquilo que a gente te explica!

Essa comprovação é feita na faculdade onde o estudante conseguiu a bolsa e, sem ela, a matrícula não pode ser efetivada. Ou seja, quem não conseguir comprovar as informações no prazo determinado perde a vaga e cede o lugar para o próximo colocado da Lista de Espera.

O edital do ProUni proíbe que a faculdade exija documentos autenticados em cartório. Por isso, o candidato deve apresentar os originais e cópias simples de seus documentos.

Confira a lista completa de documentos, que inclui identificação, comprovantes de residência, ensino médio e rendimentos, entre outros. O coordenador do Prouni na instituição pode solicitar outros documentos que julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes ao próprio candidato ou a membros do grupo familiar.

A renda familiar per capita é comum para todas as instituições que fazem parte do programa. Por isso, preparamos um material especial sobre o assunto e também um vídeo para facilitar o cálculo e o seu entendimento quanto à documentação necessária.  

Como participar da Lista de espera do Prouni

No dia 21 de março, serão divulgados os resultados da 2ª chamada do Prouni 2023. Caso você não esteja entre os selecionados, ainda é possível manifestar interesse em participar da lista de espera. 

As regras para participar da lista de espera do Prouni são diferentes para a 1ª e para a 2ª opção de curso.

Para concorrer exclusivamente ao curso correspondente à 1ª opção, o candidato:

  • Não pode ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Precisa ter sido pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Já para participar da lista de espera para o curso correspondente à 2ª opção, é necessário:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Como ocorre o processo seletivo das instituições de ensino

O Prouni ainda permite que as instituições realizem um processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo Prouni. 

Nesses casos, as instituições devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios para aprovação.

Vagas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas no último processo seletivo regular. Pode concorrer o candidato que não foi aprovado no processo seletivo regular imediatamente anterior. 

Assim, se você conferiu o resultado do Prouni 2023 e não conseguiu ser aprovado nas chamadas regulares, pode concorrer às vagas remanescentes.

Além disso, quem foi aprovado no processo seletivo para as bolsas remanescentes vigente não pode concorrer novamente. 

O período para a inscrição nas vagas remanescentes é divulgado sempre após o processo seletivo regular.

Outras opções de bolsas de estudos 

Concorra a bolsas de estudos em instituições privadas, como a Uniasselvi e a Unicesumar. Os descontos variam de 30% a até 100% do valor das mensalidades, para fazer o curso que você sempre quis! 

Quero receber ofertas de bolsas de estudos ou descontos.

Saiba como garantir a sua bolsa de estudos:

Tem alguma dúvida sobre o Prouni? Assista ao vídeo que preparamos e entenda melhor:

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel