Região e Território: Conceitos fundamentais de Geografia

Em nossa caminhada rumo à compreensão da Geografia, vamos desvendar alguns conceitos fundamentais da ciência geográfica! Arrase em Geografia no Enem!

A Geografia estuda o espaço em que vivemos. Mas, essa definição é muito ampla. Se partirmos da nossa casa, escola, bairro, cidade, estado, país, território, planeta… Enfim, podemos chegar então a conclusão que vivemos no universo.

Para não ficar algo tão vago, a Ciência Geográfica criou o que denominamos de Categorias Espaciais que dimensionam o espaço geográfico de acordo com a dimensão da área a ser considerada. E cai na Geografia Enem. Se liga.

Quando pensamos na nossa rotina, levamos em consideração os locais que vamos ou passamos com maior frequência. O espaço de vivência, com o qual temos mais familiaridade e estabelecemos uma relação afetiva, do ponto de vista geográfico, é o que denominamos lugar. O lugar onde você vive está dentro de um determinado território.

Podemos clarear essa ideia com um exercício simples: se fecharmos os olhos e pensarmos num local e, apenas com nosso pensamento, o visualizamos com detalhes, trata-se de um lugar. 1Fez sentido? Você imaginou “um lugar”, que pode ser o que você habita, onde você estuda ou trabalha, ou mesmo um lugar em que você nem conhece. E o que mais?

Saindo do espaço mais próximo a nós, temos outra  dimensão que com frequência fazemos referência. Apesar de termos acesso quase irrestrito a informações atualmente, seria muito chato que, ao nos referirmos a uma cidade ou local, num estado de um país, num território, num continente. E, se fossemos buscar informações precisas,nós habitamos o Planeta Terra, enfim!

Então, uma boa dica é começar revisando na Geografia do Enem a origem da Terra. Veja com o professor Carrieri, do Canal de aulas do Curso Enem Gratuito:

De maneira geral, dizemos que tal local fica numa determinada região, de um estado, de um país, num território determinado. Mas o que é uma região na Geografia?

A Definição de Região na Geografia Enem

Uma região geográfica agrupa locais (cidades, estados, países) que possuem algo em comum ou similaridade segundo algum critério ou característica. Tais critérios podem ser de ordem física (natural), histórica e/ou socioeconômica.

Um local pode fazer parte de várias regiões ao mesmo tempo. Por exemplo, a cidade de Osasco está na Região Sudeste e na Região Metropolitana de São Paulo. Podemos ainda incluir a cidade citada em outros contextos ainda considerando a espacialidade.

Ok, mas e os estados? E os países?

Se o homem interfere e interage com o espaço, criando o espaço geográfico, também dividiu os continentes (áreas emersas) de modo a criar locais diferenciados de acordo com as intervenções feitas em determinadas áreas.

Ao longo do tempo, a humanidade foi tornando a relação com o espaço mais complexa, até que surge a necessidade de dividi-lo.

A divisão do espaço geográfico, delimitado por fronteiras artificiais ou concretas, é o que denominamos território. Ou seja, território é uma área delimitada em que, no interior desse limite, a população ou grupo social que ali vive está submetida a um governo e leis próprias.

Há milhões de anos o Planeta Terra sofreu uma mudança radical com a separação dos continentes. Veja um resumo sobre a movimentação das Placas Tectônicas:

Como você viu, nossos continentes já “foram praticamente um”.  Mas, hoje, nos humanos vivemos em áreas delimitadas, nos países, no território determinado.

No entanto, esse é um dos conceitos mais discutidos pelos geógrafos ao longo do desenvolvimento da ciência Geográfica. Outras ideias de territorialidade surgiram e não podem ser descartadas.

Uma delas é a ideia de considerar território uma área (extensa ou não) em que uma parte da população estabelece uma relação  de poder com os demais indivíduos que habitam e/ou frequentam aquele local.

Podemos exemplificar esse caso com o que acontece quando um grupo armado domina determinada área e passa a controlar o acesso e a criar “leis” paralelas às oficiais. 2

No mapa a Divisão territorial do Planeta Terra)Muitas vezes, o raio de ação desse grupo não está precisamente delimitado, porém, há uma relação de poder com a população.

Veja o que é a Globalização:

Aprendeu um pouco mais? Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1. (UEPB) De acordo com a composição “Triste Partida” de Patativa do Assaré, nas estrofes que dizem

 

No topo da serra

Oiando pra terra

Seu berço, seu lar

[…]

 

Aquele nortista

Partido de pena

De longe acena

Adeus meu lugar…

 

– A categoria geográfica “lugar” que aparece no fragmento do texto está empregada:

a) com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.

b) erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a uma terra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.

c) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.

d) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela d espaço.

e) com conotação de região natural, pois trata-se do Sertão nordestino de abrangência do clima semiárido de chuvas escassas e irregulares e da presença da vegetação de caatinga.

Resposta: D

 

Os textos e exemplos acima foram elaborados por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.  Em 2020 o texto do post foi adaptado pela equipe de Redação do Blog do Enem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel