Veja Operações entre Conjuntos e relação de Pertinência

Pertence, ou não Pertence ao Conjunto?- Está Contido, ou não está Contido? Que tal relembrar a relação de pertinência e as operações entre Conjuntos mandar bem na prova do Enem e nos vestibulares de todo Brasil? A professora Munique Dias preparou um super resumo para você. Cai direto. Não vacile!

O básico do básico em Matemática Enem: Quando um elemento está em um conjunto, dizemos que ele pertence a esse conjunto. Você sabe explicar esta relação, e a interseção entre conjuntos? Veja agora operações entre conjuntos

Nos conjuntos é possível estabelecer relações básicas como a de ‘Pertence’, quando o elemento ‘faz parte’; e a relação de ‘Não Pertence’, quando o elemento é estranho aos demais que formam o Conjunto. E, ainda, nas operações entre conjuntos é possível estabelecer a relação de ‘Interseção’, quando um determinado elemento ‘faz parte’ de dois ou mais conjuntos. Neste caso ele fica na ‘Interseção’, e ‘Pertence’ aos dois ou mais conjuntos considerados.

Operações entre Conjuntos

Veja neste exemplo: Considere o Conjunto ‘F’, onde  F = {0, 2, 4, 6, 8,…}

Os símbolos utilizados para representar quando um elemento pertence ou não pertence a um determinado conjunto são:  ∈ Pertence  ∉ Não pertence. Para representar que elementos pertencem ou não ao conjunto ‘F’, veja a resolução a seguir do problema envolvendo Conjuntos:

  • Resolução do Conjunto ‘F’: 
  • 2 ∈ F – lê-se que: 2 pertence a F.
    3 ∉ F – lê-se que: 3 não pertence a F.

 

Confira as dicas no resumo básico sobre Conjuntos

Veja agora com o professor  Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, os macetes para você acertar as questões sobre Operações entre Conjuntos no Enem.

As dicas do professor Lucas:

  1. Quem nunca se confundiu na hora de fazer operações com conjuntos numéricos, não é mesmo?
  2. Muitas vezes, por se tratar de conjuntos de muitos elementos, alguns alunos podem se atrapalhar na hora de realizar as operações, como a União e a Intersecção.
  3. Realmente é preciso bastante atenção para não deixar nenhum elemento do conjunto numérico de lado na hora da operação.
  4. Mas, com um pouco de paciência, muito estudo e treinamento, pode aparecer qualquer conjunto numérico que você vai saber direitinho o que fazer com ele.
  5. Então, veja na aula acima como conhecer e dominar algumas dessas operações.

 

E quando for uma relação entre conjuntos?

Entre conjuntos, é errado usar a relação de pertinência. Assim, utilizamos as relações de inclusão.

  • G = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, …}
  • O símbolo utilizado para representar quando um conjunto está contido ou não está contido em um determinado conjunto é:
  • ⊂ Está contido
  • ⊄ Não está contido
  • F ⊂ G – lê-se: F está contido em G.
  • G ⊄F- lê-se: G não está contido em F
  • G ⊃F – lê-se: G contém F

 

Aprenda Operações entre conjuntos

Agora que você já estudou a relação de pertinência, que tal rever as operações entre conjuntos? Fique com a gente!  –Existem algumas operações que podem ser realizadas entre conjuntos, são elas: intersecção, união e diferença.

Considerando os conjuntos A e B contidos num conjunto universo U, as operações entre eles podem ser representadas da seguinte maneira:1

União

  • A união de A com B é o conjunto formado por todos os elementos pertencentes a A e B.
  • Notação: A U B lê-se A união com B.
    A U B = {x / x Є A e x Є B}

Intersecção

  • A intersecção de A com B é o conjunto formado pelos elementos comuns a A e B.
    Notação: A ∩ B lê-se A intersecção com B.
    A ∩ B = {x / x Є A e x Є B}

Diferença 

  • A diferença entre A e B é o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A e não pertencem a B.
    Notação:  A – B lê-se A menos B
    A – B = {x / x Є A e x B}

Complementar

  • Dois conjuntos A e B, o complementar de B em A, designado por A∖B, é o conjunto cujos elementos são os elementos de A que não pertencem a B:
  • Notação CAB lê-se complementar de B em relação a A.
  • CAB = {x/x Є A e x ∉ B}
  • Mas, fique ligado: É uma operação que só existe  quando um conjunto está totalmente “dentro” do outro.

 

Inclusão e Pertinência – Veja aula gratuita

Confira agora com o professor Lucas como fazer inclusão e Pertinência nas operações entre Conjuntos. É pra gabaritar geral na matemática do Enem. Vem!

 

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Dica 2 – Complemente os seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula de Regra de três simples que o Blog do Enem preparou para você. Não deixe de conferir!  https://blogdoenem.com.br/teoria-dos-conjuntos-enem-vestibular/

Estude mais sobre as operações entre conjuntos assistindo a videoaula do Matemática do Aluno. Vamos lá! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(ESPM SP) Considere os seguintes subconjuntos de alunos de uma escola:

A:    alunos com mais de 18 anos

B:    alunos com mais de 25 anos

C:    alunos com menos de 20 anos

Assinale a alternativa com o diagrama que melhor representa esses conjuntos

 

a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

e) 6

 

Resposta: D


Dica 3
– Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Operações entre Cojnuntos foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel