Veja como foi o Dia de Enfrentamento ao Zika Vírus

A ação será realizada em todo o Brasil e contará com o apoio de militares

Zika Vírus: Um mosquito não é mais forte que um país inteiro. Este é o slogan da nova campanha de combate ao Zika Vírus, que vem causando o surto de microcefalia no Brasil.

Nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, o país inteiro se une no dia Dia do Enfrentamento ao Zika Vírus e ao Aedes Aegypti. A mobilização será feita devido à urgência mundial decretada pela Organização Mundial de Saúde, considerando o surto de Zika Vírus um risco global.

Zika Vírus

O Brasil é o principal foco de contaminação atual. A campanha desta sexta-feira tem foco em informar e envolver toda a população brasileira para que se una no combate ao mosquito Aedes Aegypti. 

Uma megaoperação também foi realizada em conjunto com militares e agentes de saúde no último sábado, dia 13.

Zika Vírus e Microcefalia

O Zika Vírus tem no mosquito o vetor que dissemina o vírus entre a população. As principais vítimas potenciais da infeção são os bebês ainda em gestação. O vírus que alcança mulheres durante a gravidez consegue superar as barreiras da placenta e chega ao feto, provocando danos neurológicos como a microcefalia, cegueira, surdez, e retardo mental.

microcefalia-zika-virus
Tragédia no Brasil: Contaminação de mulheres grávidas pelo Zika Vírus cresceu exponencialmente

 

Quizz do Zika Vírus – Quer saber mais sobre este assunto que pode cair no Enem deste ano? Então teste seus conhecimentos sobre um dos assuntos mais falados em todo o Brasil, basta clicar aqui para participar do Quizz do Zika Vírus.

Microcefalia e Zika Vírus no Enem 2016 –  Veja também: clicando aqui você tem acesso ao conteúdo que pode cair nos vestibulares e no Enem. Entenda o que é a doença, como se dá a transmissão e o que é esse vírus que tem alarmado a população.

Confira os seis passos para combater o mosquito Aedes Aegypti periodicamente:

1º passo:

1

2º passo: 

2

3º passo:

3

4º passo:

5

5º passo:

6

6º passo:

7

Você sabia?

  • Eliminar os criadouros potenciais do mosquito é a principal medida contra as doenças
  • É importante permitir e acompanhar a visita do agende de saúde na sua casa
  • Cada fêmea coloca mais de 100 ovos por vez
  • Os ovos podem durar um ano e meio fora da água
  • Só as fêmeas picam as pessoas. Elas precisam de sangue para amadurecer os ovos
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel