Sisu – Dicas de como escolher bem sua vaga

Cada candidato pode escolher duas opções de curso para o Sisu. Não sabe ainda qual instituição escolher entre todas ofertadas? O Blog do Enem te ajuda!

Uma boa pesquisa e disponibilidade para sair da própria cidade são fatores que podem ajudar o candidato a aproveitar melhor as vantagens do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), diz Marcelo Freire, professor de língua portuguesa do curso pré-vestibular Alub, em Brasília. Segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), havia 738.439 candidatos inscritos para 39.724 vagas em 54 instituições de ensino – média de quase 19 candidatos por vaga.

Neste sistema, explica Freire, “aquele estudante com duas opções de curso e que pode ir para qualquer lugar, dificilmente fica sem vaga”. E esses candidatos são poucos. Segundo os dados do MEC, no primeiro semestre deste ano, apenas 13% dos aprovados saíram de suas cidades para cursar o ensino superior pelo Sisu.

O Sisu, como um sistema nacional, pemite que o estudante seja selecionado, pela nota no Enem, para instituições públicas de educação superior em todo o país. Permite também que o candidato escolha até duas opções de curso. Outra vantagem oferecida é que os candidatos podem, até o fim do prazo de inscrição, mudar as opções de curso. O site disponibiliza a nota de corte e a classificação parcial para que o candidato avalie as chances de passar.

O professor recomenda que os candidatos estejam atentos e mudem as opções de acordo com o interesse, mas que isso seja feito com cuidado e não sem uma pesquisa prévia. “Aquele que fez uma boa pesquisa tem uma listinha com dez ou 12 opções e pode mudar conforme a nota de corte e as chances”.

De acordo com o professor, o Sisu pode ser uma armadilha para aqueles que querem apenas passar na universidade. Segundo ele, um dos grandes problemas é que esses alunos acabam abandonando o curso, e isso sai caro para a universidade, que não tem a vaga reposta para o semestre.

Para aqueles que sabem o que querem, no entanto, “vale a pena traçar uma estratégia de estudos para conseguir o que quer”, garante Freire. Para os que ainda não se decidiram, uma boa pesquisa pode apontar “um curso sob medida, mesmo que esteja fora dos 20 ou 30 mais procurados. Existem muitas opções que os candidatos desconhecem e que atenderiam muito melhor ao que buscam.”

A primeira chamada do Sisu está marcada para o dia 17 deste mês e a segunda, para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão nos dias 21, 24 e 25 próximos e as da segunda chamada, em 5, 8 e 9 de julho.

Sisu

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Agência Brasil

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel