Divulgação do resultado do Enem 2022 é antecipada

Candidatos poderão conferir o resultado do Enem 2022 já nesta quinta-feira (9/2). Saiba de que forma você pode utilizar a sua nota para ingressar no ensino superior!

A divulgação do resultado do Enem 2022 será antecipada para esta quinta-feira (9 de fevereiro), de acordo com o Ministro da Educação, Camilo Santana. O anúncio da nova data foi feito durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. A previsão oficial anterior era de que as notas poderiam ser consultadas a partir do dia 13 de fevereiro.

Para acessar o resultado, o candidato deve entrar na Página do Participante do Enem e fazer login com sua conta gov.br. São necessários apenas o número do CPF e a senha, que é a mesma criada para se inscrever no exame.

Página do participante - Divulgação do resultado do Enem

O que fazer com a nota do Enem

Após a divulgação do resultado do Enem, você tem várias alternativas para utilizar a sua nota a fim de ingressar numa universidade. As principais são o Sisu, o Prouni e o Fies.

Sisu

Sisu, ou Sistema de Seleção Unificada, é um sistema no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para quem prestou o Enem. Ou seja: para concorrer a vagas em universidade públicas, você deve se inscrever  no Sisu 2023 depois de ter feito o Enem 2022. As inscrições são todas feitas no site oficial do Sisu.

Todo ano tem duas edições do Sisu, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Isso significa que você pode entrar no início ou na metade do ano na universidade. Confira o cronograma da 1ª edição de 2023:

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado da 1ª chamada: 28 de fevereiro
  • Matrícula da 1ª chamada: 2 a 8 de março
  • Manifestação na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março

Prouni

Prouni, Programa Universidade para Todos, é um sistema no qual instituições particulares de ensino superior oferecem bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para quem prestou o Enem. Ou seja, é se inscrevendo no Prouni depois da divulgação do resultado do Enem que você concorre a bolsas em universidades particulares.

Para poder se inscrever no Prouni, o candidato deve ter no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação do Enem. Além disso, para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Enquanto isso, para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Confira o cronograma da 1ª edição de 2023:

  • Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultado da 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação das informações da 1ª chamada: 7 a 16 de março
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março

As inscrições são no mesmo site do Sisu, o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Fies

Fies, ou Programa de Financiamento Estudantil, é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Em resumo, você vai estudar sem pagar mensalidades, pois só vai pagar no final, quando se formar. Durante o curso você só paga algumas taxas, chamadas de “encargos operacionais”. 

Para participar do programa é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010. Uma das exigências é ter uma média maior que 450 e não pode ter zerado a redação. Além disso, sua renda familiar per capita deve ser de até 5 salários mínimos.

  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado da 1ª chamada: 14 de março
  • Comprovação das informações da 1ª chamada: 15 a 17 de março

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel