Enem – 10 dicas essenciais para garantir uma boa nota

Veja essa lista com 10 dicas simples e eficientes para garantir uma boa nota no Enem! Imprima esse post e deixe-o em um lugar visível até o dia da prova.

Que um bom desempenho no Enem depende, em grande parte, dos estudos, não é novidade para ninguém! Mas muitos candidatos do exame esquecem que exercícios físicos, alimentação, momentos de lazer e horas de sono são também alguns dos muitos fatores que podem afetar o seu desempenho nas provas. Pensando nisso, o Universia elaborou uma lista com 10 dicas essenciais para você arrasar no Enem! Leia abaixo com atenção:

1) NÃO MUDE SEUS HÁBITOS ANTES DA PROVA

Segundo o psicólogo e autor do livro “Concursos – Faça sem medo”, Fernando Elias José, ouvido pelo Universia,  “o hábito é uma coisa que você repete todos os dias. Por esse motivo, qualquer coisa que faça com que você saia da rotina, podendo ser um imprevisto ou uma alimentação diferenciada, pode aumentar o seu nível de estresse”. 

2) IGNORE A AGITAÇÃO EXTERNA

Essa dica vale tanto para os momentos de estudo quanto para o dia da prova. Ignore as conversas no corredor, risadinhas e qualquer barulho que possa lhe distrair. A concentração é sua aliada na hora de resolver as questões do Enem, portanto, ignore a agitação externa e concentre-se.

Dica 1: Enem – Não deixe a ansiedade atrapalhar seu desempenho nas provas – https://blogdoenem.com.br/enem-ansiedade-provas/

3) CONCENTRE-SE NOS SEUS PENSAMENTOS E CRENÇAS POSITIVAS

Os pensamentos positivos que surgem na hora do Enem devem ser criados ao longo do seu período de estudos. Pense em quanto você estudou e que está mais do que preparado para enfrentar esse desafio. É importante que você se sinta preparado e confiante no momento da prova. Se necessário, vale usar aquele colar ou cueca da sorte no dia do exame, tudo para se sentir confiante e capaz de superar esse desafio.

4) NÃO SE AUTOAVALIE

Escreva isso em um papel, com letras bem grandes e cole no espelho do banheiro: a prova vai avaliar você, e não o contrário. Segundo o psicólogo Fernando, “nem sempre a resposta que o aluno imagina ser a mais correta vai estar entre as alternativas porque não é o estudante que está avaliando, e sim sendo avaliado”. Evite criticar o seu desempenho em cada questão do exame. Faça o seu melhor e a nota do Enem vai falar por você.

Dica 2: Enem – Exercícios Físicos melhoram o desempenho, diz pesquisa – https://blogdoenem.com.br/enem-exercicios-fisicos-desempenho/

5) EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS

Não é incomum passar pela cabeça do candidato, no momento da prova, as frases “não vou passar”, “eu não vou conseguir” e “isso não é pra mim”. Esse tipo de pensamento vai te deixar desmotivado a dar o seu melhor durante o exame. Novamente, vale a dica de se lembrar de toda a sua trajetória até aqui. Você estudou, se esforçou, fez o seu melhor durante todo o ano e está pronto para isso.

6) PERMITA-SE FAZER UMA BOA PROVA

Permitir-se fazer uma prova é ter consciência de que você fez o melhor que podia, independente das cobranças externas. Confie no seu próprio potencial.

Dica 3: 10 super dicas para você relaxar antes do exame – https://blogdoenem.com.br/enem-10-dicas/

7) SEJA CONFIANTE, MAS NÃO TÃO CONFIANTE

Confiança demais pode prejudicar o seu julgamento e levá-lo a achar que não precisa se esforçar muito para alçar o resultado esperado no Enem, o que pode prejudicar a sua nota. “O aluno deve confiar na sua capacidade, mas respeitar a prova. Ele deve saber que estudou e se esforçar para conseguir uma boa nota, e não resolver as questões como se já tivesse passado”, recomenda o psicólogo.

8) EVITE COMPARAÇÕES

Não existe forma de saber quem está mais preparado para o Enem. Você estudou e fez o seu melhor dentro de suas limitações, assim como o seu colega. Evite perguntas sobre conteúdos antes da prova e tirar dúvidas com outros candidatos. Aproveite os momentos que antecedem o exame apenas para exercitar sua concentração e tentar relaxar. Segundo Fernando José, “os estudantes sempre acham que a grama do vizinho é mais verde que a deles. Ele não deve se preocupar com os seus colegas ou com as pessoas que estão na sala do exame, e sim acreditar no seu potencial e valorizar a própria grama.”

Dica 4: Enem – Relembre nossas dicas para relaxar e estudar ao mesmo tempo – https://blogdoenem.com.br/enem-dica-estudar-relaxar/

9) RESPIRE

A agitação interna e externa estarão intensificadas no momento da prova. Para se acalmar, faça exercícios respiratórios. O psicólogo Fernando José recomenda puxar o ar pelo nariz e soltar lentamente pela boca até que ele se sinta mais tranquilo. “Isso vai fazer com que a respiração fique mais longa e os batimentos cardíacos abaixem fazendo com que o aluno se sinta menos ansioso”, afirma.

10) NÃO SE DÊ POR DERROTADO

Você pode encontrar uma questão ao longo do Enem que não lembra como resolver. Não se desespere! Passe para a próxima questão e deixe para responder as que não conseguiu ao final da prova. Não se de por vencido e continue dando o seu melhor durante todo o exame.

nervosismo enem

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel