Enem – Lista das 10 universidades federais com maior número de vagas

Seu sonho é arrasar no Enem 2013 e conquistar uma vaga em uma federal? Confira essa lista das 10 universidades federais com mais vagas disponíveis.

O Enem vem se tornando cada vez mais a principal porta de entrada para as universidades federais brasileiras. Postamos recentemente aqui no Blog do Enem que 80% dessas instituições já utilizam apenas o exame como processo seletivo. Agora disponibilizamos para você a relação das 10 universidades federais que tem mais vagas disponíveis, segundo dados do Censo de Educação Superior de 2011. Confira:

1º – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 

Número de vagas: 9.090

A UFRJ possui três campi: Cidade Universitária, que fica na Ilha do Fundão; Praia Vermelha, na Barra da Urca e o campus de Macaé. Quem pretende garantir uma dessas vagas, precisa fazer o Enem 2013. A universidade confirmou, em abril desse ano, a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

2º – UFF (Universidade Federal Fluminense) 

Número de vagas: 8.353

A sede e os principais campi e unidades isoladas da UFF ficam em Niterói,  mas a instituição também tem unidades em cidades do interior do Rio de Janeiro, em Rio das Ostras, Macaé, Volta Redonda, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e Santo Antônio de Pádua.  A UFF também seleciona candidatos pelo Sisu, então, se você quer garantir uma dessas vagas, precisa estar inscrito no Enem 2013.

3º – UFBA (Universidade Federal da Bahia) 

Número de vagas: 8.191

As unidades da UFBA ficam em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras. O uso do Enem 2013 como processo seletivo da UFBA ainda não foi definido e, segundo a assessoria de imprensa da universidade, o assunto será discutido em uma reunião no final do mês de maio. Nos últimos anos, a nota do Enem foi utilizada como primeira fase do processo seletivo para alguns cursos e como única etapa de seleção para outros.

4º – UNB (Universidade de Brasília)

Número de vagas: 8.024

A UNB oferece 8.024 vagas em cursos presenciais, mas só parte delas podem ser conquistadas pelo Enem 2013. A universidade selecionar pelo Sisu, a partir do primeiro semestre de 2014, candidatos para 2.110 vagas. O restante será preenchido pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo vestibular de meio de ano. A instituição é formada pelos campi Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia, além dos núcleos de extensão em São Sebastião e Brazilândia.

5º – UFPB (Universidade Federal da Paraíba) 

Número de vagas: 7.776

Os campi da UFPB ficam em João Pessoa, Areia, Bananeiras, Mamanguape e Rio Tinto. A universidade aderiu ao Sisu, então quem quer estudar na UFPB tem que se inscrever no Enem 2013.

6º – UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) 

Número de vagas: 7.712

A UTFPR está presente nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. O processo seletivo da universidade é através do Sisu, então tem que fazer o Enem 2013.

7º – UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) 

Número de vagas: 6.700

A UFPE está presente em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. O Enem 2013 vai ser utilizado como primeira fase do vestibular.

8º – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Número de vagas: 6.692

A UFMG possui três campi: Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e o Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros. Só a partir do ano que vem, a universidade usará o Sisu como processo seletivo.

9º – UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Número de vagas: 6.455

O campus da UFRN fica em Natal. Para garantir uma vaga, é preciso fazer o Enem 2013, pois a universidade seleciona todos os seus alunos através do Sisu.

10º – UFG (Universidade Federal de Goiás)

Número de vagas: 6.205

A UFG tem cinco campi:  Catalão, Jataí, Cidade de Goiás, Samambaia e Colemar Natal e Silva. O aluno que presta o vestibular da UFG pode utilizar a nota do Enem para compor a nota total, mas ela só é contada se melhorar a nota do aluno. A utilização da nota do Enem é opicional.

E aí, está pensando em estudar em alguma dessas universidades? Conte pra gente nos comentários! E não se esqueça, as inscrições para o Enem 2013 vão só até dia 27 de maio! Não perca a chance de lutar por uma vaga em universidades de todo o país!

Enem 2013

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel