Você foi  bem nas questões de Química do Enem 2014?

Quem acompanhou as aulas e as dicas da última semana da professora Munique Dias tinha tudo para mandar bem nas questões de Química. E você, como ficou? Veja aqui a análise da Munique sobre a prova de Química no Enem 2014

Como é de se esperar das provas do Enem, novamente as questões de química, dentro das Ciências humanas e suas tecnologias não testou somente o conhecimento químico “puro”, mas sim, esse conhecimento do aluno dentro de diferentes contextos da atualidade.

enem-2014-quimica

Dica 1: Você quer fazer o download das provas e do Gabarito do Enem 2014 antes de continuar lendo o post? Veja aqui https://blogdoenem.com.br/gabarito-enem/

Um bom exemplo foi o caso da questão 49 da prova amarela sobre equilíbrio iônico. Ela tratou de um assunto bastante atual que são os impactos ambientais causados pelos resíduos químicos, onde o aluno tinha que ter conhecimento sobre o cálculo de pH e sobre neutralização para chegar a resposta correta. Quer rever esse conteúdo? Então acesse o nosso link e tire as dúvidas que restaram: https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-calculo-ph-poh/.

As moléculas orgânicas também apareceram na prova, cobradas na questão 60 da prova amarela, onde o aluno deveria mostrar conhecimento sobre classificação das cadeias carbônicas, assunto esse tratado no nosso Blog e você pode conferi-lo acessando o link: https://blogdoenem.com.br/quimica-cadeias-carbonicas/. A química orgânica também apareceu na questão 71 dessa mesma prova, que cobrou um assunto bastante discutido na química que são as funções orgânicas, que você pode revisar no link:  https://blogdoenem.com.br/revisao-enem-quimica-funcoes-organicas/.

Outros assuntos de “prachê” que todo bom aluno que estuda química deve ter na ponta da língua foram cobrados nesse exame nacional 2014 na prova amarela, que foram: cálculo estequiométrico (questão 50) , equilíbrio químico – princípio de Le Chatelier (questão 62),soluções (questões 66 e 79), reações ácido-base (questão 89), números de oxidação (questão 76) , isomeria (questão 80) e separação de misturas (questão 68).

Quer rever todos esses assuntos que caíram nas questões de química do Enem 2014? É só acessar os links abaixo e conferir!

https://blogdoenem.com.br/estequiometria-quimica-enem/

https://blogdoenem.com.br/enem-equilibrio-quimico/

https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-le-chatelier/

https://blogdoenem.com.br/quimica-solucoes-quimicas/

https://blogdoenem.com.br/quimica-reacao-neutralizacao-2/

https://blogdoenem.com.br/numero-de-oxidacao-quimica-enem/

https://blogdoenem.com.br/quimica-isomeria-plana/

https://blogdoenem.com.br/quimica-separacao-misturas/.

Uma questão bastante interessante e atual foi a de número 61 da prova amarela, que tratou da substituição das sacolas plásticas por materiais biodegradáveis, que você pode conferir no link: https://blogdoenem.com.br/biomoleculas-quimica-enem/. Assim como a questão de número 85 dessa mesma prova, sobre química ambiental que tratou da questão dos CFCs (gases clorofluorcarbonados).

Dica 2: Você vai fazer agora um Vestibular? Veja as melhores dicas aqui:  https://blogdoenem.com.br/vestibular/

Enfim, para quem ficou ligado no nosso Blog do Enem durante os estudos para realização da prova Enem 2014, não deve ter tido grandes dificuldades para a resolução das questões de química, pois os assuntos cobrados foram bem discutidos aqui nos nossos posts de química do Blog do Enem.

É isso ai galera! Agora é só sucesso!

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel