Enem – Alimentos que ajudam na concentração para os estudos

Só estudar para o Enem não basta. Se você não souber o quer comer fica mais difícil aprender.

Agora que o prazo das inscrições do Enem 2013 está acabando, é hora de começar a preparar uma rotina de estudos. O Blog do Enem já deu várias dicas de como estudar, mas é preciso também cuidar da alimentação para uma boa nota no Enem 2013.

Para começar a lista dos alimentos que ajudam na concentração dos estudos, o Blog do Enem faz um alerta, consumir muito café pode ser uma armadilha. Nós sabemos que às vezes é difícil se manter acordado, mas o café pode acabar com o seu foco nos estudos. E não é só o café não, alimentos gordurosos, muita carne vermelha, açúcares simples (como glicose e frutose) e carboidratos refinados, como açúcar e arroz branco.

O Blog do Enem fez uma lista do que você pode e deve comer para melhorar o desempenho do seu cérebro:

– Chá verde, cenoura, tomate, espinafre, vinho e soja.

Todos esses alimentos contém flavonoides que ajudam a circulação e o desenvolvimento de vasos sanguíneos, o que facilita a irrigação das células, inclusive as do sistema nervosos

Além de flavonoides, o Chá verde contém cafeína, que pode ajudar na concentração. Mas sem exageros!

– Leite, ovos e peixes

As vitaminas do Complexo B presentes nesses alimentos são importantes para o funcionamento regular e saudável do cérebro. Elas são essenciais para a manutenção das transmissões nervosas e para a formação de neurotransmissores.

Nos ovos, também há um nutriente chamado colina que é essencial para o desenvolvimento do cérebro, já que ele ajuda na formação e nas funções ligadas à memória.

– Óleos vegetais e sementes oleaginosas

Já que possuem vitamina E, esses alimentos, como o azeite de oliva, melhoram o foco nos estudos e em outras atividades. Seus reflexos aumentam,  e a sensibilidade e a capacidade de se localizar no espaço também. Cuide também com os lanchinhos entre as refeições . Devemos sempre nos alimentar de três em três horas, mas é bom preferir alimentos que contenham alguma fonte de proteína, já que a digestão é mais lenta e pode te manter satisfeito por mais tempo.

Se mesmo com uma mudança na alimentação, você ainda tem problemas na sua concentração, procure uma orientação médica para  escolher uma dieta apropriada para você e seu ritmo diário.

Enem

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fontes: Exame e Terra.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel