Enem – Cotidiano é base para as Ciências da Natureza

Questões de química, física e biologia do Enem abusam dos elementos do dia a dia. Estudar temas da atualidade vale para todo o exame.

O Blog do Enem já tinha dado a dica: estar ligado no que acontece no Brasil e no mundo é tão importante para a redação do Enem quanto para as questões do exame. Para as 45 questões de química, física e biologia do exame, estar atento ao que acontece a sua volta pode valer mais do que decorar todas as fórmulas passadas pelo professor e apresentadas nos livros. Tenha na cabeça apenas as essenciais e, no momento da prova, procure relacionar o conteúdo visto em sala de aula com o que vive cotidianamente.

O professor de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Cursinho do XI, Francisco Flávio Ribeiro Viana, afirma que essa característica da prova possibilita a resolução de grande parte das perguntas apenas com o conhecimento empírico, aquele que adquirimos a partir de experiências e observações do dia a dia.

Dica 1: Enem – Atualidades servem para cobrar análise de conteúdo – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-atualidades-conteudo/

Segundo o professor de biologia do Colégio Notre Dame-Recreio, Marcus Vinicius Monteiro Rossari, o Enem cobra bastante questões relativas ao contexto ambiental no País. Estude assuntos que relacionam o meio ambiente e o ser humano, como ecologia e impacto ambiental, além de temas que envolvam saúde, como grupos de parasitas.

Para a química, o professor do Colégio Alfa, Cem Alexandre Roque, adverte que o reconhecimento de funções orgânicas, a solubilidade dos compostos em água, cálculos estequiométricos e mudanças de estado físico constituem por volta de 70% da prova. Além disso, também se recomenda que os estudantes estejam afiados com a leitura de gráficos, já que sua interpretações são tradicionalmente cobradas na prova.

Dica 2: Enem 2013 – Temas da atualidade que podem cair na prova – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-temas-atualidade/

Disciplina que costuma assustar os estudantes, a prova de física é bastante voltada à mecânica e energia. A dica é focar nos tipos de energia voltados à produção em usinas e também àqueles que atendem situações diárias. Nesse sentido, o professor do Colégio e Curso PENSI, Fábio Vidal, lembra que uma questão muito tradicional é a interpretação da conta de luz, como entender os kW/h que aparecem todo mês na sua casa. Energia térmica é outro tema que deve receber dedicação do candidato, que deve relacioná-la ao calor nas grandes cidades e mudanças climáticas.

Dica 3: Enem – Manifestações podem ser tema de redação, mas não de atualidades – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-protestos/

Restam menos de dois meses para o Enem 2013, então direcionar seus estudos e focar apenas em determinados assuntos, como os que mais apareceram na prova nos últimos anos, é uma boa estratégia. Para as questões de química, atente para as relações da chuva ácida e gases estufas; também vale uma última olhada em balanceamento, cobrado constantemente. Na física, vale uma conferida em mecânica, já que a prova tem grande parte do seu conteúdo nessa área. Também checar a relação energética para potência elétrica e os tipos de usina que são utilizados no território nacional é válido. Biologia: esqueça os bichinhos nesse último mês. Foque principalmente nas questões de saúde, doenças e seus vetores.

A principal dica para o fim da caminhada: contextualize o conteúdo das disciplinas. Leia jornais e veja noticiários, pois o exame contempla as relações entre atualidades e sala de aula; além disso, as leituras menos didáticas podem ajudar a relaxar na reta final.

Enem

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Fonte: Terra.