Enem 2013 – Veja como entrar nas 10 melhores universidades do Brasil

Saiba como o Enem serve para conquistar uma vaga nas melhores universidades do país. Ranking QS University coloca 4 brasileiras no top 10 da América Latina!

Você se inscreveu no Enem 2013 mas ainda não sabe ao certo as oportunidades que o exame pode te trazer? Se sua resposta foi sim, leia esse post com muita atenção!

Foi divulgada hoje a edição de 2013 do ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica especializada em educação superior, que elegeu as melhores universidades da América Latina. O Brasil domina o ranking de 300 universidades com 81 entre as melhores. Entre as 10 primeiras colocadas, quatro são brasileiras. Entre essas quatro, duas utilizam o Enem como único processo seletivo: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupa a 8ª posição do ranking, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), classificada na 10ª posição do ranking.

Se formos analisar entre as 10 universidades brasileiras melhores classificadas (que estão entre as 30 primeiras posições do ranking), três utilizam o Enem como única porta de entrada (UFRJ, UFMG e UnB).

Porém, dessas 10 universidades, a maioria utiliza o Enem de alguma forma em seus processos seletivos. Por exemplo,a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 3ª colocada no ranking da QS University, utiliza o Enem para compor a nota da primeira fase do vestibular. O exame pode contribuir com 20% da nota, mas só é utilizado quando melhora essa nota e se autorizada pelo candidato no formulário de inscrição.

Já para quem quer concorrer a uma vaga na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 17ª colocada no raking da QS University, fazer o Enem 2013 é obrigatório. O exame é o único meio de garantir uma vaga em alguns cursos da universidade e é utilizado como primeira fase em outros.

A Universidade de São Paulo (USP) ficou em 1º lugar no raking pelo terceiro ano seguido. Porém, apesar da dominação do país no cenário latinoamericano, o desempenho não é tão bom a nível global. No ranking mundial QS University datado de 2012/2013, a USP é apenas a 139º colocação. “Embora o Brasil domine em nível regional, no contexto global apenas 12 universidades brasileiras estão classificadas no  QS World University Rankings . Entre os países do BRIC, o Brasil fica abaixo da China, com 23 universidades, e da Rússia, com 14, mas acima da Índia, com 11”, afirmou o diretor de Administração da QS, Nunzio Quacquarelli.

O ranking avalia as instituições levando em conta sete critérios que avaliam a qualidade da pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença na internet. Veja o ranking completo da QS University no link.

Enem ranking qs university

Imagem retirada do site da Folha de São Paulo

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

 

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel