Enem – Provas serão elaboradas em “bunker”

A partir de 2014, as provas do Enem serão elaboradas em um espaço de alta segurança montado na sede do Inep, para evitar fraudes. Entenda aqui como vai ser!

Para evitar fraudes e reforçar a segurança na elaboração do Enem, o Inep, orgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, passará a realizar a elaboração das provas em um espaço de alta segurança e vigilância, montado na nova sede do Inep. O novo espaço deve ocupar um dos pavimentos do edifício, com 988 m² vigiados por 101 câmeras de circuito interno. Esse novo modelo de criação do Enem começa a ser colocado em prática a partir de 2014.

Dica 1: Prova do Enem – Malotes do exame serão lacrados eletronicamente – https://blogdoenem.com.br/prova-do-enem-malotes/

Dentro do novo espaço do Inep, poderá ser analisado todo o conteúdo do Banco Nacional de Itens, que reúne todas as questões de todos os exames pelos quais o instituto é responsável, como o Revalida, Prova Brasil, Celpe-bras (exame de proficiência em português) e o Enem.  Segundo o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, a sede atual possui duas salas de modelo semelhante, que “atendem com limitação” as necessidades do órgão.

O objetivo do novo espaço, afirma, é engordar o banco de itens de forma mais rápida. “Se eu puder trabalhar ao mesmo tempo (as questões de diferentes provas), posso otimizar minha produção de itens”, afirmou. De acordo com Costa, com a estrutura atual é necessário estabelecer quase um “calendário rotativo”, em que os revisores das questões têm que se alternar no mesmo espaço.

Dica 2: Entenda como funciona a correção do Enem  – https://blogdoenem.com.br/category/basicao/tudo/tri-tudo/

Ao todo, serão 21 salas com capacidade para até 10 pessoas. “O ambiente físico integrado para proteção de informações sigilosas deverá controlar o acesso dos usuários com tecnologia biométrica digital, scanner humano, porta eclusa, sistema de monitoramento de imagens e de um sistema integrado de CFTV (circuito fechado de TV)”, consta no edital de licitação para construção do espaço.

Veja no infográfico abaixo, publicado pela Folha de S. Paulo, como funcionará o novo espaço de elaboração das provas do Enem:

enem bunker

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Fonte: Folha de S. Paulo

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel