Enem – UFRN definirá pesos das provas do exame de acordo com o curso

Nova regra leva em conta aptidão natural dos alunos em diferentes áreas. Redação do Enem terá o mesmo peso para todos os candidatos!

Nesta quarta-feira (8), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) uma nova regra para o Sistema de Seleção Unifica (SISU). A partir do processo seletivo para o segundo semestre desse ano, as provas do Enem terão pesos e notas mínimas diferenciadas de acordo com a área pretendida pelo estudante.

Por exemplo, para o aluno concorrendo a uma vaga na área Biomédica, a prova com maiores peso e nota mínima será a de Ciências da Natureza. Já o aluno que disputa uma vaga na área de humanística terá que se sobressair na prova de Linguagem e Ciências Humanas, pois o peso será maior. A prova de redação terá o mesmo peso e a mesma nota mínima para todas as áreas.

Para o professor Carlos André, proprietário de um cursinho preparatório em Natal, a nova regra garantem equilíbrio na correção e melhor avaliação de cada aluno. “O modelo original não levava em consideração a aptidão natural dos alunos de diferentes áreas. Não faz sentido, por exemplo, a prova de matemática ser mais importante para um aluno de Direito do que a de História”, comenta.

A reunião do CONSEPE também definiu a quantidade de vagas destinadas à cotistas. No segundo semestre deste ano, serão reservadas 25% das vagas. Em 2014, o percentual aumenta para 37,5%, em 2015, para 50%.

A relação de notas mínimas e pesos das provas do Enem para cada área você encontra aqui.

E aí, o que achou das mudanças na UFRN? Comente, o Blog do Enem quer saber sua opinião!

Enem UFRN

 

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies 
– Blog do Prouni
 
– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem
Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel