Equações Irracionais: Desvendando a incógnita em Matemática no Enem

Vem com a gente revisar as equações irracionais! Nós vamos te ajudar a gabaritar Matemática no Enem e nos vestibulares!

O estudo de equações consiste em encontrarmos um valor para a incógnita da equação de modo que esta satisfaça aquela condição de igualdade. A equação irracional é aquela na qual a incógnita está em um radicando.

Como podemos perceber, a incógnita x irá aparecer no radicando, logo, se utilizarmos a equação escrita deste modo, nada poderemos fazer. Nesta aula de matemática você poderá acompanhar as estratégias de resolução de uma equação irracional. Venha participar e dar um show em matemática no Enem!

Equações Irracionais

Equação irracional é aquela que apresenta a incógnita no radical.
Veja exemplos deste tipo de equação:

Confira a aula do professor Abraão Lincoln  do Canal “Matemática Show” sobre equações irracionais:

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel