Enem 2020: espelho da redação e notas de treineiros estão disponíveis

Já é possível ver o espelho da redação e a correção do texto do Enem 2020 e também as notas de quem fez o Exame como treineiro. Entenda!

Quem fez o Enem 2020 já pode conferir o espelho da redação e ver a pontuação em cada competência avaliada no texto. Os treineiros, candidatos que fazem o Enem apenas para testar suas habilidades, também podem ver sua pontuação em cada prova do exame. O resultado está disponível na Página do Participante desde as 18h do dia 28 de maio.

A nota final da redação já tinha sido divulgada juntamente com as outras notas no dia 29 de março. Mas o espelho da redação, com a correção e explicação da avaliação, só pode ser visto a partir de hoje. Os treineiros só puderam ver seu desempenho a partir de 28 de maio porque suas notas sempre são divulgadas 60 dias após a publicação dos resultados do exame. Isso ocorre para acelerar o resultado dos candidatos que já concluíram o ensino médio e poderão utilizar suas notas no Sisu, Prouni e Fies.

Espelho da redação do Enem 2020

Além de ver o espelho da redação, os participantes podem conferir a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas. São 5 competências e cada uma vale 200 pontos, o que pode totalizar a nota máxima de mil pontos. Em seguida você pode conferir como a correção da redação é feita.

O tema da redação do Enem 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Foi exigido que os candidatos escrevessem um texto de tipo dissertativo-argumentativo em até 30 linhas. Apenas 28 participantes conseguiram atingir a pontuação máxima de mil pontos na redação de 2020. Em contrapartida, mais de 87 mil candidatos zeraram a dissertação. Os dois principais motivos foram folha em branco e fuga do tema.

Veja Redações nota 1000 do Enem 2020

Uma das formas de conseguir atingir a pontuação máxima é ver exemplos de textos nota mil. Para isso é só acessar a nosso post com exemplos de redações nota 1000 premiadas no Enem 2020 como textos de excelêcia.

Como a redação do Enem é corrigida

Os textos são corrigidos por dois corretores, que dão notas de 0 a 200 para cada um dos critérios abaixo. Dessa forma, a média aritmética destas correções geram uma nota.

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Caso haja uma diferença maior do que 100 pontos nas somas das correções, uma terceira pessoa irá avaliar essa redação. Caso persista a diferença, a redação será encaminhada a uma banca especial, formada por três novos membros que atribuirão a nota final.

Em 2020, o Inep disponibilizou o material que contém um detalhamento de todos os critérios de correção da redação do Enem. Dividido em vários arquivos em PDF, esses manuais de correção eram de uso restrito aos corretores. Agora, ele pode ser acessado pelos estudantes que vão fazer o Enem.

Competências da redação do Enem

A professora Dani, do canal do Curso Enem Gratuito, fez uma série explicando tudo sobre cada uma das 5 competências avaliadas na redação do Enem. Confira no primeiro vídeo de que forma os corretores verificam se o candidato tem a capacidade de demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa!

Como baixar o espelho da redação

O espelho da redação é uma versão digitalizada do seu texto. Além dele, você também pode baixar a vista pedagógica, que é um documento comentando seu desempenho em cada uma das competências avaliadas. Abaixo nós fizemos o passo a passo de como baixar a redação do Enem e a vista pedagógica. As imagens em seguida foram baseadas na prova de 2019.

1- Acesse a Página do Participante do Enem e clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Espelho da redação - passo 1

2- Você será redirecionado para a página sistema gov.br. Preencha o seu CPF e insira a senha que você criou no momento da inscrição do Enem. Em seguida, clique em “Entrar”.

Espelho da redação - passo 2

3- Em seguida você será redirecionado novamente para a Página do Participante. Caso seu desempenho não apareça nesta página, clique em “Edições Anteriores” no menu na lateral esquerda da página.

Espelho da redação - passo 3

4- Aqui você vai poder acessar seu resultado em todas as edições do Enem. Selecione a edição desejada.

Espelho da redação - passo 4

5- Por fim, você verá suas notas e as opções para ver a versão impressa da redação, baixar a versão digitalizada e também baixar a vista pedagógica.

Na vista pedagógica é que você vai encontrar um detalhamento da correção da sua redação. Vai ver como foi seu desempenho e quanto pontuou em cada uma das competências.

Vista pedagógica

O que faz zerar a redação do Enem

Tem muito candidato que morre de medo de zerar a redação do Enem. Apesar de 87 mil candidatos terem zerado a redação em 2020, isso representa apenas 3,7% do total. Então não é tão fácil assim zerar a nota. Existem critérios muito objetivos para zerar a redação. São eles:

  • Texto menor do que 7 linhas;
  • Fuga total do tema;
  • Tipologia textual diferente da dissertativa-argumentativa;
  • Cópia dos textos motivadores;
  • Formas propositais de anulação (desenhos, hashtags, coraçõezinhos nos pingos dos is, etc);
  • Partes desconectadas (receita de bolo, por exemplo);
  • Assinar o texto;
  • Texto predominantemente em língua estrangeira.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem, Redação Enem