Enem 2021: espelho da redação e notas de treineiros estão disponíveis

Já é possível ver o espelho da redação e a correção do texto do Enem 2021. Entenda como o texto dissertativo-argumentativo é corrigido!

Quem fez o Enem 2021 já pode conferir o espelho da redação e ver a pontuação em cada competência avaliada no texto. Os treineiros, candidatos que fazem o Enem apenas para testar suas habilidades, também podem ver sua pontuação em cada prova do exame.

O espelho da redação está disponível na Página do Participante desde o dia 8 de abril. Já a vista pedagógica da redação e as notas dos treineiros foram divulgadas 2 dias depois, em 10 de abril.

A nota final da redação já tinha sido divulgada juntamente com as outras notas no dia 9 de fevereiro. Os treineiros só puderam ver seu desempenho um mês depois porque suas notas sempre são divulgadas até 60 dias após a publicação dos resultados do exame. Isso ocorre para acelerar o resultado dos candidatos que já concluíram o ensino médio e poderão utilizar suas notas no Sisu, Prouni e Fies.

Espelho da redação do Enem 2021

Além de ver o espelho da redação, os participantes podem conferir a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas. São 5 competências e cada uma vale 200 pontos, o que pode totalizar a nota máxima de mil pontos. Em seguida você pode conferir como a correção da redação é feita.

O tema da redação do Enem 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Foi exigido que os candidatos escrevessem um texto de tipo dissertativo-argumentativo em até 30 linhas. Apenas 22 participantes conseguiram atingir a pontuação máxima de mil pontos na redação de 2021. Em contrapartida, mais de 95 mil candidatos zeraram a dissertação. Os principais motivos foram fuga ao tema, cópia de textos motivadores e texto insuficiente.

Veja redações nota 1000 do Enem 2020

Uma das formas de conseguir atingir a pontuação máxima é ver exemplos de textos nota mil. Para isso é só acessar a nosso post com exemplos de redações nota 1000premiadas no Enem 2020 como textos de excelência.

Como a redação do Enem é corrigida

Os textos são corrigidos por dois corretores, que dão notas de 0 a 200 para cada um dos critérios abaixo. Dessa forma, a média aritmética destas correções geram uma nota.

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Caso haja uma diferença maior do que 100 pontos nas somas das correções, uma terceira pessoa irá avaliar essa redação. Caso persista a diferença, a redação será encaminhada a uma banca especial, formada por três novos membros que atribuirão a nota final.

Em 2020, o Inep disponibilizou o material que contém um detalhamento de todos os critérios de correção da redação do Enem. Dividido em vários arquivos em PDF, esses manuais de correção eram de uso restrito aos corretores. Agora, ele pode ser acessado pelos estudantes que vão fazer o Enem.

Competências da redação do Enem

A professora Dani, do canal do Curso Enem Gratuito, fez uma série explicando tudo sobre cada uma das 5 competências avaliadas na redação do Enem. Confira no primeiro vídeo de que forma os corretores verificam se o candidato tem a capacidade de demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa!

Como baixar o espelho da redação

O espelho da redação é uma versão digitalizada do seu texto. Além dele, você também poderá baixar a vista pedagógica, que é um documento comentando seu desempenho em cada uma das competências avaliadas. Abaixo nós fizemos o passo a passo de como baixar a redação do Enem. As imagens em seguida foram baseadas na prova de 2019.

1- Acesse a Página do Participante do Enem e clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Página do participante - espelho da redação

2- Você será redirecionado para a página sistema gov.br. Preencha o seu CPF e insira a senha que você criou no momento da inscrição do Enem. Em seguida, clique em “Entrar”.

gov.br

3- Em seguida você será redirecionado novamente para a Página do Participante. Caso seu desempenho não apareça nesta página, clique em “Edições Anteriores” no menu na lateral esquerda da página.

Página do participante com login

4- Aqui você vai poder acessar seu resultado em todas as edições do Enem. Selecione a edição desejada.

Edições anteriores - Espelho da redação

5- Por fim, você verá suas notas e as opção para ver a versão impressa da redação. É só clicar em “Baixar Redação”.

Baixar espelho de redação

6- Além disso, você também pode clicar em “Vista pedagógica” para ver o detalhamento da sua nota:

Vista pedagógica da redação

O que faz zerar a redação do Enem

Tem muito candidato que morre de medo de zerar a redação do Enem. Apesar de 95.788 candidatos terem zerado a redação em 2021, isso representa apenas 4,2% do total de candidatos participantes. Então, não é tão fácil assim zerar a nota. Existem critérios muito objetivos para zerar a redação. São eles:

  • Texto menor do que 7 linhas;
  • Fuga total do tema;
  • Tipologia textual diferente da dissertativa-argumentativa;
  • Cópia dos textos motivadores;
  • Formas propositais de anulação (desenhos, hashtags, coraçõezinhos nos pingos dos is, etc);
  • Partes desconectadas (receita de bolo, por exemplo);
  • Assinar o texto;
  • Texto predominantemente em língua estrangeira.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel