O Espelho da Redação do Enem foi liberado. Veja seu texto e a correção!

Confira a correção da sua Redação Enem 2017, que já foi liberada pelo INEP! Leia também redações Nota 1000 avaliadas nas edições do Exame. Veja como acessar a correção e ver o espelho da sua redação.

Acabou a agonia! Enfim está liberada a correção da Redação Enem para que você possa ver como foi a análise do seu texto pelos membros da banca!  Veja como acessar o espelho do seu texto e confira a análise da banca de avaliação.

Como ficou a sua nota na Redação do Enem 2017? Agora, é hora de rever o seu texto no Espelho da Redação Enem e ver a correção dos avaliadores. É importante conferir para você ver onde pode melhorar para a próxima rodada do Exame Nacional do Ensino Médio ou dos Vestibulares.

No Enem de 2017  a correção apertou geral.  O Tema foi ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Apenas 53 candidatos conseguiram a nota 1000.

Confira no final do post quais foram os critérios utilizados para a correção do seu texto. Neste link você pode acessar 10 Redações nota 1000. São textos aprovados com a nota máxima nas edições recentes do Enem. E, para mandar bem na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, veja Como Fazer a Redação do Enem, com todas as orientações gratuitas.

Veja o Espelho da sua Redação Enem

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) já liberaram o acesso ao Espelho da Redação. Você pode ver na Página do Participante. Confira na imagem a seguir onde está o texto da sua redação:Saiu o Espelho da redação do EnemClique na imagem acima para acessar sua Redação do Enem. Depois, volte para entender os critérios da correção.

É bem simples para acessar. Vá até à Página do Participante, e entre com seu login e senha do Enem 2017. Em seguida vá até o final do seu Boletim de Desempenho, e clique em Vista Pedagógica. Veja as razões da sua pontuação na correção dos avaliadores, e, no final desta página, está o link para você clicar e baixar a imagem da sua redação.

Quer mandar bem na Redação do próximo Enem?

Veja uma aula completa sobre O Texto Dissertativo-Argumentativo. Entenda como é a Estrutura da Redação (Estrutura, Desenvolvimento e Conclusão), e como criar um Ponto de Vista sobre o Tema, criar os Argumentos para defender suas ideias, e como fazer a Proposta de Intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos: 10 passos redação Enem

Veja os critérios da correção da Redação Enem

Cada um dos textos produzidos foram corrigidos por duas pessoas, que dão notas de 0 a 200 para cada um dos critérios abaixo. A média aritmética destas correções geram uma nota.

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, pelo qual o participante deve expor um aspecto relacionado ao tema, em defesa de uma posição.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos (este critério foi suspenso pela Justiça Federal como condição para ‘zerar’ textos que desrespeitassem os Direitos Humanos).

Caso haja uma diferença muito grande (maior que 100 pontos) nas somas das correções, uma terceira pessoa irá avaliar essa redação. Caso persista a diferença, a redação será encaminhada a uma banca especial, formada por três novos membros que atribuirão a nota final. Todas essas informações são tiradas do próprio INEP, e você pode ter isso bem fixo como referência para escrever a sua Redação Enem.

Você tirou nota 1000 na Redação? Mande seu texto para o Blog do Enem.

Convidamos os 53 alunos que conseguiram a nota 1000 para que compartilhem suas redações conosco.Vamos mostrar aos candidatos de 2018 como é um texto dissertativo-argumentativo nota máxima.  É só enviar em anexo para o e-mail redeenem@gmail.com, e teremos o prazer de parabenizar e publicar a sua redação!

Confira 10 textos com nota 1000 no Enem

Compare o texto dissertativo argumentativo da sua Redação do Enem com 10 textos aprovados com a nota máxima. nas edições anteriores do Exame. Veja as dimensões em que você teve menor avaliação na correção, e compare com os textos nota 1000 para ver como você pode avançar na próxima Edição do Enem:  redação enem nota 1000 teaser horizontal

Dicas de Redação Enem Nota 1000 – As dicas para uma boa redação começam sempre pelo exercício da leitura. Todos os professores recomendam este passo inicial. Ler, ler, e ler. E, depois, escrever, escrever, e escrever. Veja aqui como elaborar a estrutura da Redação do Enem: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.