O uso dos pronomes demonstrativos Esse ou Este na Redação

Chega de se matar nesta dúvida que atormenta muitos candidatos. Aprenda agora o uso correto dos pronomes Esse ou Este na Redação do Enem. É simples. Vem!

Muita gente se confunde na hora de usar os pronomes esse ou este. Se já aconteceu com você, agora é hora de aprender para mandar bem no Enem. É bastante comum que os alunos utilizem os pronomes demonstrativos da forma errada. Ao final desta aula você vai dominar esses conceitos, e vai encher os olhos de quem corrigir sua redação. É um passo para garantir uns pontos a mais na sua nota final.

Os pronomes esse ou este

Os pronomes esse ou este, assim como todos os seus derivados (desse, disso, isso, desta, disto, esta, isto) são utilizados para explicar a posição de uma palavra em relação a outras ou a um determinado contexto. Perceba que essa relação pode ser espacial, temporal ou referente ao discurso.

Os pronomes demonstrativos na Redação

Os pronomes demonstrativos, portanto, indicam a localização espacial de um objeto ou de uma pessoa ou funcionam como elementos que retomam um assunto do texto. São recursos que contribuem com a coesão textual ao substituir ou fazer referência a algo dito anteriormente. E nesta aula você consegue dominar, sim, a diferenciação necessária para o uso das palavras Esse ou Este.

Isso é para eu fazer,  ou Isto é para eu fazer?

O uso dos pronomes demonstrativos normalmente está relacionado à posição espacial de pessoas ou objetos. Pouco se fala da importância desses termos para a produção de texto. A partir de agora, vamos analisar todas as formas possíveis de utilizar os pronomes demonstrativos.

os pronomes esse ou este

Em se tratando de localização espacial, a posição da pessoa ou do objeto é de fundamental importância para o seu uso. Observe:

  • I – “Tenho que entregar este documento até segunda.”
  • II – “Mas o prazo para entregar esse documento não era até quarta?”

No primeiro exemplo, o objeto (o documento) está mais distante. Já na segunda frase, o pronome demonstrativo “esse” é usado porque o objeto em questão está próximo do locutor. Ambos os pronomes fazem uma referência espacial.

Resumo sobre Pronomes Demonstrativos

Confira agora com a professora Jéssica Fiorini, do canal do Curso Enem Gratuito,  um resumo rápido sobre os Pronomes Demonstrativos e o uso correto deles na Redação do Enem. E tem, claro, os pronomes Esse ou Este.

Muito boas estas dicas. Vale a pena ver de novo. Você pode assistir aqui ou no canal do Curso Enem Gratuito.

Veja outros exemplos de Esse ou Este:

  • – “Esta bicicleta é minha.”
  • – “Essa bicicleta que você está andando é minha.”

Novamente os pronomes “esta” e “essa” foram usados para mostrar a posição espacial do objeto (neste caso, a bicicleta) em relação ao locutor.

Esse ou este como elementos referenciais

A coesão é um dos principais aspectos analisados na redação do Enem. Quando os elementos de um texto estão conectados adequadamente, dizemos que o texto é coeso. Se você ainda não domina ‘coesão’ e ‘coerência’, faça uma pausa antes nesta dica a seguir. Revise, e depois retome os estudos neste post.

Dica 2: entenda mais sobre a coesão e a coerência, os dois principais elementos da redação do Enem https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/

Vamos em frente? Já revisou ou lembrou sobre coesão e coerência?

A referenciação é um dos principais elementos que sentido ao texto. Uma das principais formas de se referir a algo que foi dito anteriormente é utilizar os pronomes demonstrativos.

  1. ) Eles podem assumir a posição de um termo citado anteriormente.
  2. ) Podem ser empregados para gerar uma expectativa sobre um assunto que será apresentado num momento posterior.

No primeiro caso, dizemos que houve uma substituição por anáfora.  No segundo, temos uma substituição por catáfora. Muito difícil? Vamos analisar os exemplos a seguir pra descomplicar.

Dica 3: Você sabe utilizar o sinal gráfico da vírgula? Descubra aqui: https://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/

Esse como elemento anafórico

[…]Os gases de efeito estufa têm a importante tarefa de manter a Terra aquecida.[…] Se não fossem eles, a temperatura média do planeta seria 17° negativos. Ou seja, seria impossível viver da forma que vivemos hoje.

Com o aumento descontrolado dos gases de efeito estufa na atmosfera, essa camada está ficando mais grossa e,por consequência,  armazena mais calor. Esse aquecimento, somado a outros fatores naturais, altera o clima do planeta. 

No exemplo acima a expressão “essa camada” está retomando a palavra atmosfera, mencionada anteriormente. Já a segunda expressão “esse aquecimento” retoma praticamente todo o período anterior (o armazenamento de mais calor nas camadas atmosférica).

Como você pode ver, o pronome demonstrativo retoma termos ou orações já citadas. Por isso recebe o nome de elemento anafórico.

Dica 4: se você alguma dúvida sobre o estilo de redação cobrado pelo Enem, confira as dicas do professor Martim Vicente Carrello: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Redação Enem

Este como elemento catáfórico

Se na anáfora retomamos um termo citado anteriormente, na catáfora ocorre justamente o contrário; primeiro aparece o pronome, em seguida, o termo a que se faz referência.

a)”A única coisa que eu desejo é isto: que você devolva o meu amor.”

b)”Este assunto de que política não se discute faz parte da cultura do povo brasileiro.”

Observe que nas duas frases, primeiro aparece o pronome demonstrativo e depois o referente. Na primeira frase, o “isto”  refere-se à oração subordinada substantiva que aparece depois dos dois pontos.

No segundo exemplo, o pronome este refere-se ao termo de que política não se discute, ambos são elementos novos no texto.Vale ressaltar que muitas vezes o uso do pronome demonstrativo como elemento catafórico serve para criar uma expectativa no leitor.

10 Dicas de Português para o Enem

Confira agora com a professora Mercedes Bonorino as 10 melhores dicas de Português para a Redação do Enem.

Os corretores da redação do Enem verificarão, dentre outras competências, se você tem a capacidade de demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa no seu texto.

O domínio da norma padrão será observado na adequação do seu texto em relação às regras gramaticais e à fluidez da leitura, que pode ser prejudicada ou beneficiada pela construção sintática.

Para te ajudar nessa reta final, a professora Mercedes trouxe 10 dicas de português voltadas à redação do Enem.  Confira no vídeo acima.

Post sobre os pronomes Esse ou Este foi elaborado por João Fontes Mariano, professor da rede estadual em Minas Gerais. Ele é graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina FAFISM, com especialização na área de Redação e Oratória. Facebook:https://www.facebook.com/fontes.joao.7

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel