Esse ou este? Aprenda quando e como usar pronomes na Redação Enem

Uma das perguntas mais frequentes entre os alunos que vão fazer a redação do Enem é sobre os pronomes demonstrativos esse e este. A seguir, vamos esclarecer todas as dúvidas. Vale para o Enem e para os vestibulares.

Quem nunca se sentiu confuso na hora de usar as palavras esse e este? É bastante comum que os alunos utilizem os pronomes demonstrativos da forma errada. Mas, se você dominar esses conceitos, vai encher os olhos de quem corrigir sua redação e garantir uns pontos a mais na sua nota final.

As palavras esse e este, assim como todos os seus derivados (desse, disso, isso, desta, disto, esta, isto) são utilizados para explicar a posição de uma palavra em relação a outras ou a um determinado contexto.

Perceba que essa relação pode ser espacial, temporal ou referente ao discurso.

Os pronomes demonstrativos, portanto, indicam a localização espacial de um objeto ou de uma pessoa ou funcionam como elementos que retomam um assunto do texto. São recursos que contribuem com a coesão textual ao substituir ou fazer referência a algo dito anteriormente.

Dica 1: você tem muitas dúvidas em relação a grafia das palavras? Entenda de uma vez por todas o uso dos porquês: https://blogdoenem.com.br/redacao-porque/

Isso é para eu fazer,  ou Isto é para eu fazer?

O uso dos pronomes demonstrativos normalmente está relacionado à posição espacial de pessoas ou objetos. Pouco se fala da importância desses termos para a produção de texto. A partir de agora, vamos analisar todas as formas possíveis de utilizar os pronomes demonstrativos.

Redação Enem

Em se tratando de localização espacial, a posição da pessoa ou do objeto é de fundamental importância para o seu uso. Observe:

I – “Tenho que entregar este documento até segunda.”

II – “Mas o prazo para entregar esse documento não era até quarta?”

No primeiro exemplo, o objeto (o documento) está mais distante. Já na segunda frase, o pronome demonstrativo “esse” é usado porque o objeto em questão está próximo do locutor. Ambos os pronomes fazem uma referência espacial.

Veja outros exemplos:

III – “Esta bicicleta é minha.”

IV – “Essa bicicleta que você está andando é minha.”

Novamente os pronomes “esta” e “essa” foram usados para mostrar a posição espacial do objeto (neste caso, a bicicleta) em relação ao locutor.

Esse e este como elementos referenciais

A coesão é um dos principais aspectos analisados na redação do Enem. Quando os elementos de um texto estão conectados adequadamente, dizemos que o texto é coeso. Se você ainda não domina ‘coesão’ e ‘coerência’, faça uma pausa antes nesta dica a seguir. Revise, e depois retome os estudos neste post.

Dica 2: entenda mais sobre a coesão e a coerência, os dois principais elementos da redação do Enem https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/

Vamos em frente? Já revisou ou lembrou sobre coesão e coerência?

A referenciação é um dos principais elementos que sentido ao texto. Uma das principais formas de se referir a algo que foi dito anteriormente é utilizar os pronomes demonstrativos.

1) Eles podem assumir a posição de um termo citado anteriormente.

2) Podem ser empregados para gerar uma expectativa sobre um assunto que será apresentado num momento posterior.

No primeiro caso, dizemos que houve uma substituição por anáfora.  No segundo, temos uma substituição por catáfora. Muito difícil? Vamos analisar os exemplos a seguir pra descomplicar.

Dica 3: Você sabe utilizar o sinal gráfico da vírgula? Descubra aqui: https://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/

Quer mais exemplos para entender os conceitos aqui apresentados? Veja o vídeo que o que o professor de gramática e de redação Adriano Alves disponibilizou no canal aberto do Youtube. Em 1min46 dá dicas importantes pra você garantir um excelente resultado na redação do Enem:

Esse como elemento anafórico

[…]Os gases de efeito estufa têm a importante tarefa de manter a Terra aquecida.[…] Se não fossem eles, a temperatura média do planeta seria 17° negativos. Ou seja, seria impossível viver da forma que vivemos hoje.

Com o aumento descontrolado dos gases de efeito estufa na atmosfera, essa camada está ficando mais grossa e,por consequência,  armazena mais calor. Esse aquecimento, somado a outros fatores naturais, altera o clima do planeta. 

No exemplo acima a expressão “essa camada” está retomando a palavra atmosfera, mencionada anteriormente. Já a segunda expressão “esse aquecimento” retoma praticamente todo o período anterior (o armazenamento de mais calor nas camadas atmosférica).

Como você pode ver, o pronome demonstrativo retoma termos ou orações já citadas. Por isso recebe o nome de elemento anafórico.

Dica 4: se você alguma dúvida sobre o estilo de redação cobrado pelo Enem, confira as dicas do professor Martim Vicente Carrello: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Redação Enem

Este como elemento catáfórico

Se na anáfora retomamos um termo citado anteriormente, na catáfora ocorre justamente o contrário; primeiro aparece o pronome, em seguida, o termo a que se faz referência.

a)”A única coisa que eu desejo é isto: que você devolva o meu amor.”

b)”Este assunto de que política não se discute faz parte da cultura do povo brasileiro.”

Observe que nas duas frases, primeiro aparece o pronome demonstrativo e depois o referente. Na primeira frase, o “isto”  refere-se à oração subordinada substantiva que aparece depois dos dois pontos.

No segundo exemplo, o pronome este refere-se ao termo de que política não se discute, ambos são elementos novos no texto.Vale ressaltar que muitas vezes o uso do pronome demonstrativo como elemento catafórico serve para criar uma expectativa no leitor.

Post elaboado por João Fontes Mariano, professor da rede estadual em Minas Gerais. Ele é graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina FAFISM, com especialização na área de Redação e Oratória. Facebook:https://www.facebook.com/fontes.joao.7