Explica do Zero: Curso Enem Gratuito lança nova trilha sobre Ecologia

Ecologia é um dos assuntos que mais caem nas provas de Biologia no Enem. Por isso, o Curso Enem Gratuito preparou uma nova trilha da série Explica do Zero para você estudar os conceitos básicos e entender de vez a matéria!

Criada pelo Curso Enem Gratuito, a série Explica do Zero tem uma nova trilha de aprendizado disponível para a disciplina de Biologia. Essa aula trata do tema Ecologia, que sempre é cobrado nas provas do Enem.

Seja para quem já concluiu os estudos, ou para aqueles que ainda estão cursando o Ensino Fundamental e Médio, trata-se de uma excelente oportunidade para a revisão de conteúdos e também para a recomposição de aprendizagens importantes que foram perdidas.

Continue lendo e saiba o que você vai encontrar nessa trilha e, ainda, como aproveitar todos os recursos gratuitos na plataforma para estudar.

Explica Ecologia do Zero

É isso mesmo que você entendeu. Ao acessar a trilha de Ecologia, você vai encontrar conteúdos básicos relacionados ao estudo da Ecologia. A ideia é reforçar esses conceitos para que se torne muito mais fácil o aprendizado de matérias mais complexas.

Conheça os temas abordados nesta aula:

  • Níveis de organização na Ecologia
  • Cadeias alimentares ou cadeias ecológicas
  • O que são teias alimentares ou teias ecológicas
  • Fatores que constituem os ecossistemas
  • Biomas
  • Impactos da interferência humana

Cada um desses tópicos conta com um texto explicativo e uma videoaula relacionada, apresentada pela professora Cláudia de Souza Aguiar. Clique no botão abaixo para acessar!

O que é a série Explica do Zero?

A série Explica do Zero foi desenvolvida e alinhada pelo Curso Enem Gratuito com base no projeto da Unesco “Recomposição de Aprendizagem”. Trata-se de uma chance imperdível para recuperar conteúdos importantes, perdidos especialmente por causa da pandemia, de maneira gradual e constante.

A iniciativa foi criada também com a proposta de integrar o intenso movimento nacional das secretarias municipais e estaduais de educação para focar em conteúdos sensíveis e recuperar esse aprendizado, que começa desde os componentes curriculares das 6ª e 7ª séries.  

A série vem ao encontro, portanto, da necessidade estratégica de oferecer a recomposição para viabilizar o aprendizado de conteúdos mais complexos. 

O Explica do Zero oferece aulas escritas na plataforma do Curso Enem Gratuito, além de videoaulas relacionadas a cada tema, no canal do Youtube

A frequência de novos conteúdos é semanal e, por enquanto, abrange as disciplinas de BiologiaFísicaHistóriaMatemática e Química

Como acompanhar as aulas?

Para acompanhar as aulas da série Explica do Zero, basta fazer a sua inscrição no Curso Enem Gratuito e acessar o conteúdo, que já está disponível no site.

Quais são as trilhas disponíveis?

Depois de fazer o seu cadastro e acessar o site, clique na série Explica do Zero para verificar os conteúdos disponíveis.

Biologia

Física

História

Matemática

Química

Para quem a série Explica do Zero é indicada?

A série Explica do Zero é indicada para estudantes que sentem a necessidade de reforçar seu aprendizado sobre conteúdos básicos.

É o caso de cálculos de raiz quadrada, potência ou operações com números decimais, na disciplina de Matemática, ou movimento uniforme, de Física, por exemplo.

Importância da série Explica do Zero para quem vai fazer o Enem

Diante dos desafios educacionais impostos pela pandemia, a série Explica do Zero surge como um recurso fundamental para estudantes que se preparam para o Enem.

De acordo com o Coordenador de Conteúdo da Rede Enem e professor de Física, Leonardo Neves Meirelles, “a série objetiva conectar os alunos do Ensino Médio e os participantes do Enem aos tópicos que podem ter ficado para trás durante sua trajetória escolar e principalmente devido aos efeitos da pandemia de Covid-19”.

A série Explica do Zero concentra esforços na recuperação de conteúdos-chave, que são importantes para pavimentar o caminho em direção a uma compreensão sólida das matérias mais complexas, preparando os estudantes de forma abrangente para o exame.

Além de ser uma ferramenta essencial para recuperar aprendizados, a série também desempenha um papel fundamental no fortalecimento da confiança desses estudantes. Ao oferecer um ambiente de aprendizado consistente e progressivo, ela permite que os alunos enfrentem outros conteúdos com mais segurança e compreensão.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Biologia, Enem, Explica do Zero
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel