Fagocitose, Pinocitose e Digestão Intracelular – Biologia Enem

Estude fagocitose, pinocitose e digestão intracelular com esta revisão de Biologia e arrase no Enem!

Biologia Enem: A membrana plasmática possui várias maneiras de absorver as substâncias de que a célula necessita e para eliminar resíduos.

Quando estas substâncias são bastante diminutas, elas podem passar através da bicamada lipídica da membrana por difusão ou osmose. Já moléculas um pouco maiores, precisarão da ajuda de proteínas presentes na membrana para realizar o transporte que chamamos de difusão facilitada.

Porém, moléculas muito grandes não conseguem passar nem pela bicamada, nem pelas proteínas que permeiam a membrana. Assim, os processos citados não são úteis nestes casos. Por isso, é preciso que a membrana dobre-se sobre si mesma, produzindo reentrâncias que ajudarão na absorção dessas moléculas ou junte-se a vesículas produzidas no interior das células para eliminar os resíduos.

Quando a célula absorve estas substâncias ou partículas grandes, dizemos que ela está realizando um processo de endocitose. Já quando ela elimina uma substância grande que não pode passar através da membrana, o processo será chamado exocitose.

Você conhece o funcionamento destes processos? Não? Então revise a fagocitose, a pinocitose e a digestão intracelular para gabaritar as questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Fagocitose e Pinocitose:

– Fagocitose:

Durante a fagocitose a célula irá “ingerir” substâncias ou partículas grandes, que podem ser vistas ao microscópio óptico. O citoplasma com a ajuda do citoesqueleto irá empurrar a membrana formando proeminências semelhantes a braços – os pseudópodes.

Essas estruturas envolverão a partícula como em um abraço. As membranas de cada pseudópode se fundirão e formarão uma cavidade no interior da célula – o fagossomo.  No fagossomo ocorrerá a digestão da partícula e a absorção de seus constituintes em um processo que chamamos de “digestão intracelular”.

Para que isto ocorra, os lisossomos (organelas citoplasmáticas constituídas por uma bolsa de membrana cheia de enzimas digestivas) se fundem ao fagossomo liberando para esta cavidade todas as suas enzimas.  Esta nova vesícula, preenchida de partículas que estão sendo digeridas pelas enzimas, chama-se vacúolo digestivo (também chamado lisossomo secundário, pois o lisossomo primário seria aquele que ainda não se fundiu ao fagossomo).

Após a digestão, os nutrientes são absorvidos pela célula e o que sobra forma um corpo residual (bolsa de membrana cheia de restos que a célula não aproveitou). Figura 1: Nesta fotomicrografia obtida a partir de um microscópio óptico você pode observar uma ameba realizando uma fagocitose. Note a formação dos pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida.

1

O corpo residual irá permanecer na célula ou sofrerá exocitose. Lembre-se que a fagocitose para alguns seres vivos, como os protozoários, é um meio de alimentação. Porém, no caso dos pluricelulares, como os seres humanos, a fagocitose geralmente será um método de defesa do organismo.

Ou seja, existirem células de defesa, como os macrófagos, que capturam e ingerem bactérias que tenham invadido nosso organismo. Figura 2: Esquema demonstrando a fagocitose e posteriormente a exocitose.

2

 

Agora, veja este interessante vídeo mostrando uma ameba realizando fagocitose. Note a formação de pseudópodes e posteriormente a fusão da membrana, formando um fagossomo:

– Pinocitose: 

Durante a pinocitose a célula irá capturar líquidos e moléculas grandes dissolvidas em água. Para isso, ela irá formar invaginações na membrana (reentrâncias para dentro da célula) que, após capturar o líquido, terão suas extremidades fundidas e assim irão formar cavidades no interior da célula. Estas cavidades são chamadas de pinossomos.

Da mesma maneira que na fagocitose, o lisossomo se fundirá ao pinossomo formando um vacúolo digestivo e, assim, as partículas pinocitadas serão digeridas.  A maioria das células dos vertebrados não consegue realizar fagocitose, pois estão no meio dos tecidos fixas às outras células ou às fibras da matriz extracelular, impedindo a formação de pseudópodes.

Nestes casos, a pinocitose é uma alternativa, muito utilizada, por exemplo, pelas células do epitélio intestinal para absorver substâncias como gorduras.

3

Figura 3: Célula realizando pinocitose. As setas indicam as invaginações que a membrana produz para capturar as substâncias em meio aquoso.

 

4

Figura 4: Esquema demonstrando a pinocitose.

 

Exocitose:

Durante a exocitose, as substâncias que precisam ser enviadas para fora da célula estão em vesículas que, quando são empurradas em direção à membrana plasmática fundem-se a ela e se desfazem. Dessa maneira, as substâncias que estão no interior das vesículas, saem da célula. Este processo é utilizado, por exemplo, pelas células das glândulas. Estas células secretam diversos produtos que para serem exocitados são empacotados pelo complexo de Golgi e encaminhados para a membrana.

 

Para resumir o assunto, observe o esquema abaixo:

5

 

Além dos processos digestivos que descrevi até agora, veja outras coisas importantes que você deve lembrar sobre digestão intracelular:

– A digestão de substâncias vindas de fora da célula pelos lisossomos é conhecida como função heterofágica.

– Além da função heterofágica, os lisossomos também podem ajudar a célula a remover e renovar organelas e outras estruturas celulares que já estão desgastadas ou que já não são mais necessárias. Para isso, os lisossomos realizam a autofagia ou função autofágica, em que eles digerem estas organelas para que seus constituintes possam ser reutilizados pelas células.

– Os lisossomos também vão atuar no “suicídio celular”, também chamado de autólise ou apoptose. Grosso modo, esse processo consiste basicamente no rompimento de vários lisossomos ao mesmo tempo para destruir por completo a célula. Este processo é utilizado, por exemplo, na regressão da cauda dos girinos ou na destruição de grupos de células durante o nosso desenvolvimento.

 

Agora, para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do professor Paulo Jubilut do Canal Biologia Total que fala sobre as endocitoses, exocitoses e digestão intracelular:

http://www.youtube.com/watch?v=tePrgaPCIko

 

E então, conseguiu aprender um pouco mais sobre a pinocitose, fagocitose e digestão intracelular? Beleza! Então, vamos testar seus conhecimentos?

 

01 – (FCM MG/2014)  

6

NÃO está representado no desenho acima

a) Eliminação de vesículas secretoras por exocitose.

b) Eliminação residual por clasmocitose.

c) Digestão intracelular heterofágica.

d) Digestão intracelular autofágica.

 

Gab: A

 

02 – (ESCS DF/2009)   Alguns organismos unicelulares como as amebas e alguns invertebrados, capturam seres microscópicos e, depois, fazem a digestão das moléculas orgânicas complexas que formam esses seres.

No processo da digestão heterofágica, pode-se destacar:

a) fenômenos semelhantes aos peroxissomos, mas atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

b) estruturas membranosas de contorno arredondado e com função principal de decompor o peróxido de hidrogênio.

c) transformações de um tipo celular em outro − é o que ocorre no processo de formação das hemácias.

d) efeitos que envolvem uma série de alterações e provocam a morte das células.

e) partículas alimentares que penetram na célula e ficam no interior de bolsas alimentares, formando o vacúolo digestivo.

 

Gab: E

 

03 – (UFU MG/2008)   São poucas as células que realizam o transporte de substâncias por meio da fagocitose. As amebas (protozoários), por exemplo, utilizam esse processo em sua alimentação.

Considerando esse tipo de transporte, analise as afirmativas abaixo.

 

I. Pela emissão de pseudópodes, a ameba captura o alimento, que é digerido no seu interior por meio de enzimas específicas.

II. A fagocitose é um transporte ativo, pois o alimento atravessa a membrana com a ajuda de proteínas que carregam o alimento para o interior da ameba.

III.  Nos vertebrados, o processo de fagocitose é utilizado por algumas células de defesa, como por exemplo, alguns glóbulos brancos.

 

Marque a alternativa correta.

a) apenas I e III são corretas.

b) apenas I e II são corretas.

c) apenas II e III são corretas.

d) I, II e III são corretas.

 

Gab: A

 

04 – (UFTM MG/2008)   As figuras 1 e 2 representam dois importantes processos celulares, relacionados à troca de material com o meio.

7

Figura 1

 

8

Figura 2

(figuras in Bio, Sônia Lopes, Editora Saraiva)

 

a) Que processos celulares estão representados, respectivamente, nas figuras 1 e 2?

b) Qual das figuras poderia representar a participação das células do pâncreas na metabolização de açúcares e qual delas poderia representar a ação de macrófagos em um ferimento infeccionado? Justifique.

 

Gab:

a) O processo representado na figura 1 é uma exocitase (clasmocitose) e na figura 2 é uma endocitose (fagocitose ou pinocitose).

b) A figura 1 representaria a participação das células do pâncreas porque liberaria hormônios na corrente sanguínea através da clasmocitose. Já a figura 2 representaria a ação do macrófago fazendo um fagocitase em um agente estranho.

 

05 – (UFPE/UFRPE/2007)    Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, analise as proposições seguintes.

00. Fagocitose é um tipo de endocitose onde ocorre o englobamento de partículas sólidas. Nos protozoários, serve para obtenção de alimentos; em nosso organismo, está envolvida nos mecanismos de defesa.

01. Transporte ativo utiliza proteínas presentes nas membranas que agem como transportadoras de moléculas, tais como a glicose.

02. Osmose é a passagem de moléculas de água através da membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado, garantindo, assim, o equilíbrio osmótico entre diferentes compartimentos do organismo.

03. Difusão facilitada envolve um sistema enzimático complexo que necessita de gasto de energia, pois atua contra um gradiente de concentração.

04. Exocitose permite que substâncias inúteis à célula sejam eliminadas com o auxílio dos centríolos.

 

Gab: VFFFF

 

06 – (UFPR/2007)    A fagocitose de agentes invasores é um processo fundamental nas respostas de defesa dos organismos multicelulares. Escolha a alternativa que apresenta a ordem de eventos, desde o encontro entre um macrófago e o patógeno até a apresentação deste ao sistema imunológico.

 

1. Digestão e degradação do patógeno.

2. Formação dos fagossomas.

3. Fusão dos lisossomas ao fagossoma.

4. Adesão e internalização.

5. Exocitose dos produtos.

 

a) 4, 2, 3, 1, 5.

b) 5, 3, 2, 1, 4.

c) 1, 4, 2, 3, 5.

d) 5, 2, 3, 4, 1.

e) 4, 2, 5, 3, 1.

 

Gab: A

07 – (VUNESP-2005) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

9

 

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

 

a) absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.

b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão (exocitose) de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.

c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.

d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.

e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

 

Resposta: b.

 

Dica 1: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 2: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.