FIES 2022 têm 110 mil vagas com financiamento garantido

Você pode conseguir estudar Medicina e todos os cursos com juro zero. Veja como ficou a distribuição entre o 1º e o 2º semestre, e confira as regras para conseguir vencer as notas de corte do Fies 2022.

Já foram divulgadas as datas de inscrições no Fies 2022: 8 a 11 de março. A definição de classificação dos contemplados é feita pelas notas de corte e pelos critérios de renda. São mais de 500 mil vagas no total dos programas.

Somente no FIES 2022 com Juro Zero serão 66.555 vagas no primeiro semestre, e mais 44.370 vagas para a disputa que acontece na metade do ano, para começar os cursos no 2º semestre. O Sisu vem com mais de 200 mil vagas, e o Prouni também. Uma pode ser a sua. Veja como conseguir.

Quem pode pegar o Fies 2022

As regras para conseguir o financiamento do Fies 2022 com juro zero são bem claras e objetivas. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter uma nota válida nas provas do Enem realizadas desde o ano de 2010. Não pode ter zerado na redação, e precisa ter notas iguais ou acima de 450 pontos nas provas objetivas.

Mas, não basta cumprir estes requisitos. Ainda é preciso comprovar a renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita, e conferir o cálculo do comprometimento da renda em função da mensalidade do curso. Mas, dá para conseguir o juro zero no financiamento de Medicina, Direito, Psicologia, Engenharias e de todos os cursos.

Renda familiar per capita

Muita gente se perde no caminho e pode ficar de fora do Fies 2022 com juro zero só porque não domina a regra básica do cálculo da renda familiar mensal bruta per capita.  Tem gente que erra na hora de fazer a divisão per capita da a soma total dos rendimentos do núcleo familiar, e aí perde a chance.

A regra certa é somar as rendas e dividir pelo total de pessoas que dependem daquela renda bruta. Mas, muita gente erra e divide só pela quantidade de pessoas que trabalham para compor a renda familiar. Não caia neste erro básico. Veja agora como fazer a conta certa:

Como calcular a renda familiar per capita

Veja nas dicas do canal do Curso Enem Gratuito para você aprender a fazer a conta certa em menos de cinco minutos.

Viu só como é bem simples para calcular a renda familiar mensal bruta per capita? Aproveita aí, e faz logo agora a conta para a sua família.

Como funciona o novo Fies Juro Zero

Durante a fase de estudos o aluno do novo Fies com seleção pelo critério de participação por renda e classificação pela nota do Enem paga apenas as taxas de encargos ao agente financeiro, e só vai mesmo pagar a dívida depois de se formar.

É uma chance e tanto. Um curso de Medicina em uma universidade privada custa na faixa de R$ 10 mil por mês, durante seis anos. Conseguir um financiamento desses, com juro real zero, é muito bom. Confira todas as regras do Novo Fies, com juro zero.

E, ainda têm as chances do P-Fies, que é um outro programa de financiamento estudantil, com juros menores, e que o candidato pode conseguir diretamente junto às entidades financiadoras cadastradas no Ministério da Educação.

Veja as regras do Pfies.

Cronograma do Fies 2022

As inscrições do Fies ocorrem duas vezes por ano, uma no início do ano e outra na metade. Confira o cronograma da primeira edição de 2022:

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado dos pré-selecionados: 15 de março
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: 16 a 18 de março
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: 16 de março a 28 de abril

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: FIES