MEC prorroga inscrições do FIES 2022 para o dia 15 de março

Veja o novo calendário: resultado dia 18; matrículas de 21 a 23 de março. Você pode conseguir estudar Medicina e todos os cursos com juro zero. Confira a distribuição entre o 1º e o 2º semestre, e confira as regras para conseguir vencer as notas de corte do Fies 2022.

As inscrições do Fies 2022 continuam abertas! O novo prazo vai até a terça-feira agora, dia 15 de março. O MEC adiou porque o sistema apresentou falhas no dia 11, quando se encerravam as inscrições. Então, aproveita, que ainda dá tempo ainda pra você tentar um financiamento com Juro Zero.

São mais de 100 mil vagas no total dos programas deste ano. Somente no Fies 2022 com Juro Zero serão 66.555 vagas no primeiro semestre, e mais 44.370 vagas para a disputa que acontece na metade do ano, para começar os cursos no 2º semestre. A definição de classificação dos contemplados é feita pelas notas de corte e pelos critérios de renda.

Quem pode se inscrever no Fies 2022

As regras para conseguir o financiamento do Fies 2022 com juro zero são bem claras. Para concorrer é preciso ter uma nota válida nas provas do Enem realizadas desde o ano de 2010. Não pode ter zerado na redação, e precisa ter notas iguais ou acima de 450 pontos nas provas objetivas.

Ainda é preciso comprovar a renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita, e conferir o comprometimento da na mensalidade do curso. Dá para conseguir o juro zero no financiamento de Medicina, Direito, Psicologia, Engenharias e de todos os cursos.

Antes de se inscrever, não deixe de conferir o vídeo do Curso Enem Gratuito sobre o Fies:

Renda familiar per capita

Muita gente se perde no caminho e pode ficar de fora do Fies 2022 com juro zero só porque não domina a regra básica do cálculo da renda familiar mensal bruta per capita.  Tem gente que erra na hora de fazer a divisão per capita da a soma total dos rendimentos do núcleo familiar, e aí perde a chance.

A regra certa é somar as rendas e dividir pelo total de pessoas que dependem daquela renda bruta. Mas, muita gente erra e divide só pela quantidade de pessoas que trabalham para compor a renda familiar.

Para não errar no cálculo, utilize nossa calculadora:

Calculadora da Renda Per Capita

*Base de cálculo 2023

Conseguiu? Se ainda ficou em dúvida, acompanhe no vídeo.

Tira-dúvidas: calcular a renda familiar per capita

Veja nas dicas do canal do Curso Enem Gratuito para você aprender a fazer a conta certa em menos de cinco minutos.

Viu só como é bem simples para calcular a renda familiar mensal bruta per capita? Aproveita aí, e faz logo agora a conta para a sua família.

Como funciona o novo Fies Juro Zero

Durante a fase de estudos o aluno do novo Fies com seleção pelo critério de participação por renda e classificação pela nota do Enem paga apenas as taxas de encargos ao agente financeiro, e só vai mesmo pagar a dívida depois de se formar.

É uma chance e tanto. Um curso de Medicina em uma universidade privada custa na faixa de R$ 10 mil por mês, durante seis anos. Conseguir um financiamento desses, com juro real zero, é muito bom. Confira todas as regras do Novo Fies, com juro zero.

E, ainda têm as chances do P-Fies, que é um outro programa de financiamento estudantil, com juros menores, e que o candidato pode conseguir diretamente junto às entidades financiadoras cadastradas no Ministério da Educação.

Veja as regras do Pfies.

Cronograma do Fies 2022

As inscrições do Fies ocorrem duas vezes por ano, uma no início do ano e outra na metade. Confira o cronograma da primeira edição de 2022:

  • Inscrições: 8 a 15 de março
  • Resultado dos pré-selecionados: 18 de março
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: 21 a 23 de março
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: 24 de março a 4 de maio

Bolsas de estudo

Além do Fies 2022, você também pode ingressar no ensino superior com uma bolsa de estudos:

Bolsas de Estudo 2022 - escolha a sua

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel