FIES 2015: MEC informa que renovação até dia 30 será retroativa

MEC tenta acalmar protestos e avisa: renovações de contratos FIES 2014 feitas até 30 de abril terão validade retroativa ao 1º semestre de 2015. Sem novidades para contratos novos no Fies 2015. Veja.

Após a série de manifestações de estudantes em todo o País protestando contra a demora do Ministério da Educação na solução dos problemas e atrasos para novos contratos ou renovação de financiamentos antigos do FIES, o MEC publicou nota oficial informando que todas as renovações de contratos de 2014 que forem realizadas até o dia 30 de abril de 2015  terão validade retroativa ao começo do semestre.

 

fies retroativo   Mas, não há informação oficial ainda sobre a quantidade de novos financiamentos serão concedidos em 2015.

Os calouros ingressantes em 2015 que sonhavam com o Fies para conseguir estudar continuam sem uma resposta objetiva do MEC.

Veja abaixo a nota oficial do Ministério sobre a renovação dos contratos antigos:

libera fies horizontal

Ministério da Educação – 12 de março de 2015

Os estudantes que fizeram contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 2014 podem ficar tranquilos: o sistema, que vem sendo aprimorado ao longo dos anos, ficará aberto até o dia 30 de abril e todos têm assegurado o aditamento de seus contratos. “A qualquer momento que fizer o aditamento, ele vale desde o início do semestre”, lembrou o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

O secretário reiterou que a lentidão no sistema, enfrentada por alguns alunos, está sendo corrigida. “Nós já tivemos uma grande melhora nesta semana, por isso atingimos mais de 830 mil contratos aditados, e nos próximos dias teremos ainda mais celeridade no processo.”

Além de garantir a renovação de 1,9 milhão de pessoas, o Ministério da Educação está com mais vagas para novos contratos. “Elas serão distribuídas entre os cursos com qualidade em diversas regiões do Brasil” explicou.

Até o momento, o Governo Federal ofereceu, para este ano, 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Assessoria de Comunicação Social

MEC

Veja aqui como se inscrever no FIES 2015:

fies passo a passo horizontal   Confira aqui o Passo a Passo para fazer a sua inscrição, e as regras atuais de participação: https://blogdoenem.com.br/fies-saiba-tudo/

compartilhe