Biologia – Filo Nematodea: Revise o ciclo da ascaridíase (lombriga)!

A ascaridíase (lombriga) é uma verminose extremamente frequente. Frequente na população e também nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Vamos revisar?

A maioria das pessoas já teve ascaridíase uma vez na vida, principalmente na infância. A ascaridíase, é causada pelo verme Ascaris lumbricoides, popularmente chamada de lombriga ou bicha. A lombriga é um vermezinho danado, cujos ovos podem contaminar água e alimentos, através dos quais é transmitido. Dessa maneira, assim como outras verminoses, a sua transmissão está diretamente relacionada a higiene pessoal e ao saneamento básico. Portanto, querido(a) candidato (a), fique ligado(a), pois o Enem e os vestibulares adoram cobrar a ascaridíase e sua relação com a qualidade ambiental nas questões de biologia. Vamos revisar?

Dica 1: Antes de continuar estudando a ascaridíase, que tal revisar as principais características do Filo dos Nematódeos? Então veja o resumo a seguir com dicas da Professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/lombriga-filaria-ancilostomo-nematodeos/

Para iniciar sua revisão sobre o ciclo da ascaridíase (lombriga), veja esta vídeo aula do canal Resumed do Youtube:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Então, para tirar todas as suas dúvidas sobre a ascaridíase, veja o resumo que nós do Blog do Enem preparamos para você:

Características do verme causador da doença: A lombriga é um verme pertencente ao Filo dos Nematódeos (nematelmintos), por isso possuem o corpo alongado e cilíndrico, semelhante a um fio. Os vermes adultos (principalmente as fêmeas, que são maiores que os machos), podem chegar a medir 50cm de comprimento. Os machos, como é característica do grupo, possuem a parte posterior em forma de gancho, para se fixar à fêmea durante a cópula. Veja a imagem a seguir que mostra o dimorfismo sexual do verme Ascaris lumbricoides:

lombriga

Dica 2: Estude também o Filo dos Platelmintos! Veja este post com vários vídeos interessantes de vermes desse filo: https://blogdoenem.com.br/biologia-filo-platelmintos/

Ciclo da ascaridíase: Dentro do intestino humano (hospedeiro), os vermes se reproduzem sexuadamente. A fêmea coloca os ovos e, juntamente com as fezes, eles são eliminados no ambiente. Se as condições ambientais de temperatura e umidade forem favoráveis, dentro dos ovos se desenvolverá uma larva chamada de rabditoide. Caso a pessoa infectada tenha defecado em uma região onde não tenha serviços de saneamento básico ou fossas sépticas, os ovos podem contaminar fontes de água e alimentos. Quando uma pessoa ingere esses alimentos e água contaminados, ou coloca a mão suja de terra na boca (hábito muito comum em crianças), poderá ingerir os ovos do verme. Após serem ingeridos, os ovos irão eclodir e liberar as larvas no intestino humano. As larvas atravessam a parede intestinal e invadem as veias e vasos linfáticos, sendo levadas aos pulmões. De lá, seguem para os alvéolos, bronquíolos, brônquios, traqueias, laringe, faringe (onde são deglutidas novamente), esôfago e estômago. Já adultas, as lombrigas se instalam no intestino delgado, onde irão absorver nutrientes presentes no órgão. Lá irão se reproduzir, reiniciando o ciclo. Veja a imagem a seguir que resume o ciclo da ascaridíase:

lombriga

Sintomas da ascaridíase: Geralmente, quando a pessoa está infectada com poucas lombrigas, não há sintomas. Algumas vezes, a passagem das larvas pelo sistema respiratório e garganta pode causar tosse, principalmente durante a noite, quando a pessoa está deitada, facilitando o deslocamento dos vermes. Quando há a presença de mais vermes, pode haver diarreia, cólicas e prisão de ventre. Caso a infestação seja muito grande, o intestino pode ficar obstruído.

Dica 3: Estude também a esquistossomose! Veja o post a seguir, com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-esquistossomose-verminose/

Tratamento da ascaridíase: O tratamento da ascaridíase é muito simples, sendo os vermífugos dados a crianças anualmente extremamente eficientes para a eliminação dos vermes. Em casos de infestações grandes, onde há obstrução do intestino, o procedimento cirúrgico é necessário. Se você é curioso(a) como eu, veja este vídeo que mostra uma cirurgia para retirar lombrigas (não veja se você tem “estômago fraco”):

Prevenção da ascaridíase: A prevenção da ascaridíase é bastante simples, assim como o ciclo do verme. Medidas de saneamento básico e a construção de fossas sépticas evitam que fezes com ovos do verme contaminem água e alimentos. Além disso, beber somente água tratada ou fervida e lavar bem os alimentos consumidos crus ajuda a interromper o ciclo. É preciso também ficar atento aos hábitos de higiene, como lavar as mãos constantemente, principalmente em crianças.

Dica 4: Revise também a teníase e a cisticercose! Para isso, veja este post: https://blogdoenem.com.br/biologia-teniase-cisticercose/

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a ascaridíase, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UFV-MG) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária.

a)      Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.

b)      Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

c)       Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.

d)      Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.

e)      Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.

Resposta: A

2) (UECE) A lombriga é um verme que infesta os organismos humanos, provocando a ascaridíase. Caracteriza-se por ser um organismo pseudocelomado e apresentar respiração cutânea. Trata-se de um:

a) Platelminto

b) Celenterado

c) Nematelminto.

d) Anelídeo.

Resposta: C.

3) (PUC SP) O parasita que penetra no organismo pela boca, em fase de ovo, vai consecutivamente para o aparelho digestivo, circulatório, respiratório e volta novamente para o tubo digestivo é:

a) Ascaris;

b) Taenia;

c) Wuchereria;

d) Ancylostoma;

e) Necator.

Resposta: A.

4) (UFU MG) Os humanos adquirem ascaridíase ao:

a) ingerir ovos desse parasita monoxeno em verduras mal lavadas e água contaminada.

b) comer carne mal cozida ou crua que contém cistos desse parasita heteroxeno.

c) dormir ao relento e ao serem picados por mosquitos contaminados pelos nemátodos.

d) nadar em rios ou lagoas contaminadas por cercarias e outras larvas.

Resposta: A.

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel