Física: curso, profissão e mercado de trabalho

Tem curiosidade de saber como é a vida do profissional de Física e o que se estuda no curso? Então confira e tire as suas dúvidas!

Sempre adorou as aulas de Física na escola? Já quis continuar esses estudos em um nível de graduação? Saiba tudo sobre o curso, a carreira e o mercado de trabalho do físico!

O que é Física?

Você deve se lembrar das aulas da escola: a Física é a ciência que estuda as relações entre matéria e energia, as leis que regem essa relação e suas propriedades. Como a matéria e a energia estão em todos os lugares, pode-se dizer que Física é o estudo do mundo inteiro: desde o menor átomo até o universo, tudo pode ser tratado a partir dessa ciência. Existem, por isso, muitas áreas de especialização, como a acústica, a astronomia, a física quântica e a nuclear.

Por estudar essas leis e propriedades, a Física é capaz de compreender e mudar vários aspectos de nosso cotidiano, melhorando tecnologias, desenvolvendo materiais e explicando fenômenos naturais antes incompreendidos, fazendo assim, com que todos possam encontrar melhores soluções para o dia a dia.

O curso

Como a própria Física se abre em muitas áreas de atuação, na faculdade todas essas disciplinas são estudadas: Física Quântica, Termodinâmica, Ótica, Astronomia, Acústica e todas as partes que a ciência estuda. Além disso, a maioria dos currículos incluem disciplinas específicas de Cálculo e Química, para complementar o estudo dos jovens físicos.

Se você optar pela licenciatura, também terá disciplinas voltadas à educação, como Didática e Sociologia da Educação, para aprender como lidar com o ambiente escolar e passar sua matéria da melhor forma possível aos seus alunos.

E depois da formatura?

Veja algumas das opções de carreira para quem se dedica aos estudos da Física:

Professor

Dá aulas para alunos de Ensino Médio ou de cursos preparatórios.

Pesquisador

Faz pesquisas científicas em busca de novas descobertas na área, normalmente em ambiente acadêmico. A maioria dos pesquisadores também dá aulas em universidades.

Física Médica

Aperfeiçoa e cria equipamentos usados na indústria médica (o aparelho de raios-X, por exemplo).

Física Nuclear

Estuda fenômenos nucleares, como radioatividade, fusão e fissão, em busca, principalmente, de novas fontes limpas de energia.

Astrofísica

Estuda os planetas, galáxias, estrelas e os fenômenos que acontecem no espaço.

Onde estudar?

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, SC

Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza, CE

Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG

Quer saber mais sobre o curso e a profissão? Confira esse vídeo produzido pelo Portal Futuro.

Dicas do Blog do Enem:

Dica 2 – O mais importante na hora de escolher uma carreira é estar bem informado sobre o curso e o mercado de trabalho! Confira o Guia de Profissões do Blog do Enem.
Dica 3 – Confira algumas apostilas grátis que vão ajudá-lo na hora de estudar para o Enem e para os vestibulares.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Profissões, Tudo sobre Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel