Física no Enem: 5 temas que mais caem na prova

Se vai cair, é Lei de Newton! Conheça os cinco temas mais cobrados nas provas de Física no Enem e veja também como estudar cada um deles para garantir um desempenho excelente no exame.

Você já sabe o que precisa estudar para a prova de Física no Enem? O preparo adequado para o exame é fundamental e, diante disso, conhecer os temas recorrentes pode ajudar, e muito, a direcionar os seus estudos. 

Hoje, vamos te contar quais foram as matérias que mais caíram nas provas de 2009 a 2023, conforme o Raio-X do Enem, estudo realizado pelo Sas Educação. 

Continue lendo e descubra quais são os tópicos que se destacam!

Física no Enem: importância da prova

A prova de Física no Enem contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e a interpretação de fenômenos naturais e artificiais.

A disciplina oportuniza a compreensão dos princípios fundamentais que regem o universo, desde as leis que governam o movimento dos corpos até os fenômenos que ocorrem em escalas microscópicas e astronômicas. 

Esse entendimento amplia o conhecimento científico e prepara os alunos para enfrentar desafios complexos na sociedade contemporânea, onde a tecnologia e a ciência têm papéis cada vez mais importantes.

Ao testar habilidades relacionadas à resolução de problemas práticos e à aplicação dos conceitos físicos em situações do cotidiano, a prova também estimula o pensamento crítico e a capacidade de enfrentar desafios do mundo real. 

Baixe as provas anteriores do Enem

Se você vai fazer o Enem 2024, é interessante conhecer o formato das provas, concorda?

Baixe as provas de todas as edições, com os gabaritos, para verificar a estrutura, como as questões são apresentadas e como cada conteúdo é abordado. 

Assim, fica muito mais fácil direcionar os seus estudos! 

Leia também: Como organizar a sua rotina de estudos no Ensino Médio?

5 conteúdos que mais caem em Física no Enem

Conheça agora quais são as matérias mais cobradas nas provas de Física no Enem e foque na sua preparação para gabaritar no exame!

Mecânica

Mecânica é um dos principais temas cobrados na prova de Física do Enem. Este campo estuda o movimento e as forças que o causam, baseando-se em princípios fundamentais,  como as leis de Newton

Para se preparar para esta parte da prova, é fundamental estudar os conceitos de cinemática (movimento sem considerar suas causas), dinâmica (causas do movimento) e estática (equilíbrio dos corpos). 

Além disso, é importante praticar a resolução de problemas que envolvam esses conceitos, utilizando fórmulas e realizando análises de situações práticas. 

Na prova, a Mecânica pode ser cobrada em questões que envolvam interpretação de gráficos de movimento, cálculo de forças resultantes em sistemas em equilíbrio ou em movimento e análise de colisões.

Eletricidade e energia

Eletricidade e energia abordam os princípios fundamentais da eletricidade, circuitos elétricos, leis de Ohm, potência elétrica, e transformação de energia em diferentes formas. 

Para se preparar adequadamente, é importante compreender a teoria por trás desses conceitos, bem como realizar experimentos práticos para consolidar o conhecimento. 

Além disso, é bastante útil resolver uma variedade de problemas que envolvam cálculos de corrente elétrica, resistência, e potência, tanto em circuitos simples quanto em situações mais complexas. 

Na prova, a eletricidade e energia podem ser cobradas em questões que envolvam análise de circuitos, cálculos de potência elétrica ou interpretação de gráficos de corrente e tensão.

Ondulatória

Ondulatória merece muita atenção na preparação para a prova de Física do Enem. Esta área se dedica ao estudo do comportamento das ondas, sejam elas mecânicas (como as ondas sonoras) ou eletromagnéticas (como as ondas de luz)

Para se preparar para esta parte da prova, é importante compreender os conceitos de frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade de propagação e fenômenos como reflexão, refração e difração. 

Da mesma forma, resolver exercícios que envolvam esses conceitos é essencial, assim como fazer experimentos práticos para observar o comportamento das ondas. 

Na prova, a ondulatória aparece em questões que envolvam cálculos de frequência, comprimento de onda, velocidade de propagação, ou análise de fenômenos como interferência e ressonância.

Termologia

Este campo da física trata do estudo das propriedades térmicas da matéria, como temperatura, calor, e os diferentes processos de transferência de energia térmica. 

Portanto, é necessário estudar os conceitos de calor específico, capacidade térmica e as leis da termodinâmica

Praticar a resolução de problemas que envolvam esses conceitos, tanto em situações práticas quanto teóricas, é fundamental para consolidar esses conhecimentos. 

Na prova, a Termologia pode ser cobrada em questões que envolvam cálculos de calor específico, variação de temperatura ou análise de processos de transferência de calor.

Óptica

A óptica estuda o comportamento e as propriedades da luz, incluindo fenômenos como reflexão, refração, difração e interferência. 

Para se preparar para esta parte da prova, é importante saber quais são os princípios fundamentais da óptica geométrica e da óptica física, além de realizar experimentos práticos para observar o comportamento da luz. 

Lembre-se também de praticar, com a resolução de problemas que envolvam esses conceitos, como cálculos de distâncias focais em espelhos e lentes. 

No exame, a óptica aparece na análise de imagens formadas por espelhos e lentes, cálculos de desvios de luz em diferentes meios ou interpretação de fenômenos como a dispersão da luz.

E então, o que achou dos temas mais cobrados nas provas de História no Enem? Pronto para estudar cada um deles? 

Conte com os recursos do Curso Enem Gratuito, que oferece quatro planos de estudo com cronogramas diferentes, que podem ser facilmente adaptados à sua rotina. 

Escolha o modelo mais adequado à sua realidade e faça a sua inscrição! Você não paga nada para estudar, acessa os conteúdos pela plataforma ou celular e garante a melhor preparação para encarar o Enem e se sair muito bem! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Cai no Enem, Curso Enem Gratuito, Dicas de Estudo, Enem, Ensino Médio, Física
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel