Fissão Nuclear – Aula de revisão sobre Energia Nuclear. Química Enem.

Relembre tudo sobre Fissão e Fusão Nuclear em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para garantir a sua nota no Exame

Você sabe o que é a Fissão Nuclear? Confira abaixo nesta revisão Enem.

Fissão Nuclear é o nome que se dá à divisão do núcleo de um átomo em dois núcleos menores, com liberação de uma enorme quantidade de energia. Quando um átomo é bombardeado com um nêutron lento (nêutrons térmicos) ele se torna instável e acaba sendo fragmentado em dois novos átomos.

Ex.:

aula26_fig001.tif

aula26_fig002.tif

Fusão nuclear

É a junção de núcleos atômicos produzindo um núcleo maior, com liberação de uma enorme quantidade de energia.

Inverso da fissão nuclear.

Ex.:

aula26_fig003.tif

Utilização da energia nuclear

Nas indústrias – os isótopos radioativos são usados para encontrar vazamentos em tubulações (principalmente oleodutos), na conservação de alimentos, na esterilização de materiais cirúrgicos e produção de energia.

Na química – os isótopos radioativos são usados como marcadores de moléculas, a fim de descobrir mecanismos de reações químicas (descobrir a cinética da reação química).

Na medicina – os isótopos são usados no diagnóstico de doenças. Ex.: o iodo-131 (tratamento da tireoide); o mercúrio-197 (tratamento de tumores cerebrais); o ferro-59 (estudo de células vermelhas do sangue (hemoglobina).

Tratamento de doenças. Ex.: Bomba de cobalto-60 (usado no tratamento de câncer).

Além de ser um marcador biológico para se descobrir o mecanismo de ação de enzimas.

Na agricultura – os radioisótopos são adicionados a fertilizantes, adubos, etc., a fim de estudar o ciclo desses produtos desde o solo até o corpo humano. São usados também para destruir fungos, insetos nocivos e ervas daninhas.

Na geologia e arqueologia – os radioisótopos são usados para verificar a idade dos materiais minerais, fósseis, artefatos arqueológicos, etc. Num processo chamado de datação, com base no tempo de meia-vida de certos isótopos radioativos é possível comparar os dados com padrões e ter ideia aproximada da idade do material estudado. Ex.: Decaimento do isótopo de carbono-14 para a determinação da idade de fósseis animais e vegetais.

Saiba mais sobre Fissão nuclear nesta aula do canal Curso Online Gratuito , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

A bomba de hidrogênio é uma das mais poderosas armas de destruição em massa, pois libera quantidades enormes de energia. Ela baseia-se na reação nuclear:

a) do tipo fissão.

b) onde ocorre apenas emissão de raios alfa.

c) onde ocorre apenas emissão de raios beta.

d) do tipo fusão.

e) onde ocorre apenas emissão de raios gama.

Dica 1 – Revise sobre Radioatividade em mais esta aula preparatória para as questões de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/radioatividade-quimica-enem-2/

Questão 2

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo.

O Sol é a grande fonte de energia para toda a vida na Terra. Durante muito tempo, a origem da energia irradiada pelo Sol foi um mistério para a humanidade. Hoje, as modernas teorias de evolução das estrelas nos dizem que a energia irradiada pelo Sol provém de processos de _______ que ocorrem no seu interior, envolvendo núcleos de elementos leves.

a) espalhamento.

b) fusão nuclear.

c) fissão nuclear.

d) fotossíntese.

e) combustão.

Dica 2 – Relembre tudo sobre Eletrólise em solução aquosa nesta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! –  https://blogdoenem.com.br/eletrolise-em-solucao-aquosa-quimica-enem/

Questão 3

O reator atômico instalado no município de Angra dos Reis é do tipo PWR — reator de água pressurizada. O seu princípio básico consiste em obter energia através do fenômeno fissão nuclear, em que ocorre a ruptura de núcleos pesados em outros mais leves, liberando grande quantidade de energia. Esse fenômeno pode ser representado pela seguinte equação nuclear:

aula26_fig004.tif

Os números atômicos e de massa do elemento são respectivamente indicados na seguinte alternativa:

a) 27 e 91

b) 37 e 90

c) 39 e 92

d) 43 e 93

e) 35 e 91

Dica 3 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Que tal revisar sobre a Eletrólise em mais esta aula de Química Enem e garantir uma boa nota nas provas – https://blogdoenem.com.br/eletrolise-quimica-enem-2/

Questão 4

(Cesgranrio)

A partir da década de 1940, quando McMillan e Seaborg obtiveram em laboratório os primeiros elementos transurânicos (NA>92), o urânio natural foi usado algumas vezes para obter tais elementos. Para tanto, ele era bombardeado com núcleos de elementos leves. Na obtenção do plutônio, do califórnio e do férmio, as transmutações ocorreram da forma a seguir:

aula26_fig005.tif

Sendo assim, os valores de A, B e C que indicam as quantidades de nêutrons obtidas são, respectivamente:

a) 1, 4 e 5

b) 1, 5 e 4

c) 2, 4 e 5

d) 3, 4 e 5

e) 3, 5 e 4

Questão 5

Considere a figura abaixo, retirada da matéria da Revista Época, de 1° de junho de 2009, sobre os testes nucleares da Coreia do Norte liderada por Kim Jong-il.

aula26_fig006.tif

Sobre os fenômenos radioativos, suas aplicações e as discussões suscitadas pela polêmica em torno da provocação nuclear da Coreia do Norte nas últimas semanas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A reação em cadeia da fissão nuclear é o processo de quebra de núcleos grandes em núcleos menores, liberando uma grande quantidade de energia.

b) Nos produtos da fissão nuclear do urânio-235, é possível identificar vários isótopos pertencentes a diferentes elementos químicos que emitem radiação α, β e γ .

c) O lixo nuclear deve ser armazenado em recipientes de chumbo e/ou concreto e guardados em locais seguros por tempo suficiente para que a radiação caia a níveis não prejudiciais.

d) Os reatores nucleares norte-coreanos produzem energia limpa e não oferecem nenhum risco ao ambiente e à população local.

e) A fusão nuclear é a junção de núcleos atômicos produzindo um núcleo maior, com liberação de uma enorme quantidade de energia.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel