Dicas para melhorar a fluência oral em inglês

Muita gente se pergunta o que fazer para melhorar a sua fluência oral no inglês. A verdade é que, mesmo depois de estudar muito, é possível compreender, ler e escrever bem, mas ainda fica um pouco difícil falar. Confira as nossas dicas para você melhorar a sua capacidade oral. Falar ou cantar em inglês também ajuda você no Vestibular e no Enem.

Depois de algum tempo estudando inglês, entender e ler se tornam processos tranquilos. Fazer uma interpretação razoável do que as frases significam e escrever também é possível, mesmo que com algum esforço maior. No entanto, falar pode ser ainda um problemão para cinco em cada quatro alunos da língua inglesa. Entenda o porquê e como melhorar este processo!

Dica 1: Ainda tem dúvidas sobre os tempos verbais em inglês? Esse link vai ajudar você:https://blogdoenem.com.br/present-future-ingles-enem/

Dicas para melhorar a fluência oral em inglês

A hierarquia das competências em língua estrangeira – De todas as competências que adquirimos quando estudamos uma língua nova, a fluência oral é a última que se estabelece com alguma satisfação. A mais fácil é a leitura, depois a escrita (que vem a partir de diversos exercícios de leitura).

Logo em seguida vem a compreensão auditiva (é verdade que essa fase pode ser complicada, mas se o seu interlocutor for paciente o bastante, repetindo e dizendo as coisas mais devagar e de forma mais simples, a compreensão é alcançada).

Mas se comunicar e colocar para fora tudo aquilo que você aprendeu pode parecer algo impossível à primeira vista. Isso porque essa competência envolve lembrar-se como são formadas as estruturas e como são os sons da língua a qual você ainda está se acostumando.

O que fazer para melhorar – No caminho de uma fluência oral há diversos exercícios que podem ajudá-lo. O importante é saber que ela chega apenas com o treino constante.Muitos alunos relatam que quando conseguem de fato falar bem o idioma, eles não estão mais pensando em como o fazem, as palavras saem naturalmente, quase como se já estivessem decoradas.

Em outras palavras, eles não pensam para falar. Por isso, os exercícios que devem ser feitos são aqueles que estimulam o aluno a falar como se ele não estivesse pensando antes.
Shadowing – A técnica de maior efetividade já testada se chama shadowing. Literalmente, essa palavra quer dizer “fazer sombra”. Busque um audiobook em que você disponha do texto que será lido. Você deverá escutá-lo enquanto lê silenciosamente. Faça o procedimento até que o texto já lhe soe bastante familiar, quase decorado.

Quando tiver o texto na ponta da língua, passe a repetir junto com o áudio tudo o que é dito. É importante que você procure imitar a voz do narrador no audiobook (assim você emprega a entonação correta às palavras).

Esse exercício ajuda você a captar a mensagem daquilo que está falando sem precisar de fato pensar nela. Assim, você estará livre para se concentrar-se no som. Ao repetir esse exercício com diversos textos, o inglês irá começar a fazer parte da sua maneira de pensar, melhorando a construção das suas frases.
 
Dica 2 – Relembre tudo sobre os Personal Pronouns nesta aula de revisão para a prova de Inglês. Confira essas dicas
 
Post escrito por Victor Barreto, que  se formou em jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Ingles, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel