Saiba como colocar a sua foto na inscrição do Enem

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a inscrição do Enem: 1 - Como deve ser a foto? 2 - Qual é a melhor opção de língua estrangeira? 3 - Como funciona o Enem digital? 4 De que forma é possível solicitar a inclusão do nome social? 5 - Tem cursinho Enem gratuito?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) exige que os candidatos enviem uma foto na inscrição do Enem. Isso porque a foto poderá ser utilizada num procedimento de identificação nos dias de aplicação do exame.

No entanto, existem alguns critérios a serem observados antes de selecionar a foto. E é aí que começam a surgir as dúvidas: pode usar a mesma foto de perfil das redes sociais? Pode usar óculos escuros? Qual deve ser o tamanho do arquivo?

É por isso que vamos responder essas e outras dúvidas comuns que aparecem nas inscrições do Enem,. Acompanhe o post para saber como colocar a foto na inscrição do Enem, de que forma funciona a solicitação de nome social, como escolher língua estrangeira e como ocorre a aplicação do Enem digital.

E veja também como estudar de graça no Curso Enem Gratuito.  Mas, antes de mais nada, confira este vídeo do Curso Enem Gratuito com todas as informações básicas sobre como mandar bem nas provas:

Como colocar a foto na inscrição do Enem

Em uma das etapas da inscrição do Enem, o sistema solicita que o candidato envie uma foto pessoal. É importante anexar a foto no sistema porque é possível que os fiscais a utilizem para identificar os candidatos no dia da aplicação das provas.

A solicitação vai aparecer da seguinte maneira na Página do Participante:

Foto na inscrição do EnemMas, não é qualquer foto que pode ser enviada. De acordo com o edital do Enem, a foto dever ser

“atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)”.

Portanto, o mais recomendado é tirar uma foto especialmente para as inscrições do Enem. Assim você consegue cumprir todos os requisitos do edital e não vai ter nenhum problema. Para isso, é só você tirar uma selfie na frente de uma parede branca sem estar usando nenhum tipo de chapéu ou óculos escuros.

Contudo, se você preferir utilizar uma foto já existente, tome cuidado para que ela siga todas as regras. A fotografia do seu RG, por exemplo, é uma boa opção.

Quais devem ser as dimensões da foto?

O Inep não forneceu nenhuma informação sobre o tamanho das fotos. Entretanto, quando você colocar a foto no sistema vai aparecer uma ferramenta que permite você selecionar seu rosto na foto. Então, não é necessário se preocupar com isso.

É bom lembrar que em 2020 o Inep informou que a foto deveria ter no máximo 2 MB. Mas, você também pode ficar tranquilo que a maioria das fotos tiradas no celular cumprem este requisito.

Quais formatos são aceitos?

Apesar de o edital não mencionar qual deve ser o formato da foto, outros documentos devem ser enviados em PDF, PNG ou JPG. Por isso recomendamos que você tente enviar em um desses três. Novamente, não se preocupe porque as fotos de celulares costumam estar em formato JPG.

Posso enviar uma foto usando óculos de grau?

Sim. O que não pode é somente óculos escuros.

Coloquei minha foto e ficou virada, o que eu faço?

Alguns alunos relataram que, ao enviar a foto da inscrição do Enem, ela ficou virada no sistema.

Foto na inscrição do Enem

A princípio não há nenhum problema em deixar a foto assim. Você não será impedido de fazer a prova por isso. Mas, existem algumas alternativas que podem deixar sua foto na orientação correta:

  1. Se você está tentando enviar a foto pelo celular, tente em outro aparelho.
  2. Também funcionou para quem substituiu o celular pelo computador.
  3. Tente cortar a foto para ela ficar menor ou diminua suas dimensões no Paint.

Outras dúvidas sobre a foto na inscrição do Enem

Algumas dúvidas que surgiram foram sobre a necessidade de mostrar os ombros na foto, se precisa estar sério ou se pode aparecer sorrindo. É importante lembrar que a prioridade é colocar uma foto que te identifique facilmente.

O enquadramento preferencial deve ser do topo da cabeça até os ombros. Mas, se seu rosto estiver aparecendo nitidamente, não há necessidade de mostrar os ombros. Quanto à expressão, pode escolher aquela que você quiser. Não há nenhuma restrição contra o sorriso. 🙂

Aproveite este momento de tirar dúvidas sobre a foto e outras questões sobre a inscrição do Enem e confira o passo a passo publicado no Instagram do Curso Enem Gratuito:

Como escolher a língua estrangeira do Enem

Também é no momento da inscrição do Enem que os candidatos devem selecionar se querem fazer a prova de Inglês ou de Espanhol. E, depois que o período de inscrição se encerra, não é possível alterar a opção escolhida. Enquanto alguns candidatos têm facilidade para selecionar a língua estrangeira, outros ficam por dias em dúvida.

Apesar de serem apenas 5 questões de língua estrangeira, elas podem fazer toda a diferença na nota da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Por isso, é importante decidir com calma qual você vai fazer.

Se você não tiver familiaridade com nenhum dos dois idiomas, ou tiver o mesmo nível de Inglês e Espanhol, o ideal é resolver provas anteriores. Faça o download de pelo menos duas edições do Enem e resolva as questões de línguas estrangeiras.

Assim você vai responder um bom número de questões e poderá ver em qual das línguas estrangeiras se saiu melhor. A partir daí, foque nos estudos do idioma escolhido.

Como fazer a solicitação de Tratamento pelo Nome Social

As pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero (travestis ou transexuais) podem solicitar o Tratamento pelo Nome Social no Enem. Quem deseja fazer a solicitação precisa se inscrever normalmente e, depois disso, fazer o pedido na Página do Participante. O prazo para a solicitação vai de 19 a 23 de julho.

Além da foto da inscrição do Enem, é necessário apresentar uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto. O resultado será divulgado no dia 30 de julho. Caso a solicitação seja negada, é possível pedir recurso no período entre 2 e 6 de agosto.

Curso Enem Gratuito

A melhor dica do Blog do Enem para você mandar bem nas provas é pegar firme nos estudos. Se você precisa entrar num cursinho para ganhar rítmo, o Curso Enem Gratuito tem três Planos de Estudos disponíveis. Intensivo; Extensivo; e o Semi do Enem 2021. Todos 100% grátis, e você pode começar hoje mesmo. Veja:

  1. No Intensivo você entra direto nos conteúdos que mais caem, de todas as matérias.
  2. No Extensivo você encontra o conteúdo completo do Ensino Médio. Este plano é para quem tem mais tempo livre para estudar.
  3. No Semiextensivo você tem os fundamentos de todas as matérias, e também as aulas específicas dos temas que mais caem.
  4. Escolha agora o seu Plano de Estudos para o Enem.

Contatos do Inep

Se você teve algum problema no momento da inscrição e não encontrou a resposta aqui, recomendamos que você entre em contato com os canais oficiais do Inep.

Informações como recuperação de senha, dificuldades na solicitação de atendimento especializado e sobre o cartão de confirmação podem ser acessadas na página de ajuda do site do Inep. Você também pode enviar mensagem no perfil do Facebook ou Instagram do Inep, ou ligar no número 0800 616161.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel