Faltam:
para o ENEM

Ecologia e Relações Ecológicas – Dicas para a revisão Enem e Vestibular.

Ecologia é um conteúdo bastante explorado nas provas do Enem. Cai também nos vestibulares mais puxados e na FUVEST. Abordar a ecologia nas questões permite explorar a relação homem/natureza – assunto muito atual e amplamente discutido. Portanto, estudar ecologia é essencial para arrasar nas questões de biologia. Revise agora nesta aula da professora Juliana Evelyn Santos, e assista aos vídeos selecionados por ela. Confira abaixo.

Estudar os conceitos básicos de ecologia, as cadeias alimentares e as diversas relações ecológicas é crucial para entendermos como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas.

Por isso, estes assuntos são recorrentemente cobrados nas questões de biologia do Enem,e dos vestibulares. Portanto, é fundamental que você esteja com esta matéria “tinindo” na sua memória e nós do Blog do Enem vamos ajudá-lo! Veja as relações ecológica entre Parasita e Hospedeiro, as relações dos Predadores com a cadeia alimentar, Simbiose, Mutualismo e etc.

Ecologia, como talvez você se lembre, é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. Estudar estas relações tem sido crucial para a manutenção dos ecossistemas e a preservação do ainda resta de natural. Em tempos de fragmentação de hábitats, aonde a modificação do ambiente para a utilização humana sempre vem em primeiro lugar sem medir as consequências, conhecer a rede de relações que ocorrem na natureza é o ponto chave para compreendermos melhor como podemos mudar este cenário.

Dica do Blog do Enem: Você quer dar uma paradinha e revisar os 7 Conceitos Básicos de Ecologia antes de prosseguir? A hora e agora. Veja aqui.

ecologia
veja os 7 Conceitos

Como você sabe, muitas vezes as atividades humanas – desmedidas e irresponsáveis, levam à degradação dos habitats dos seres vivos e sua consequente extinção.

A fragmentação dos habitats (resultado principalmente da especulação imobiliária e da produção de monoculturas) impede que populações que foram isoladas em cada fragmento se encontrem e troquem genes entre si.

Isso gera uma baixa variabilidade genética nestas populações e quebram as cadeias alimentares. Assim, juntamente com a caça e a pesca predatória e a poluição, estamos gerando morte de milhares de indivíduos e levando várias espécies ao estado de vulnerabilidade.

Muitos seres vivos estão intimamente ligados a outros. Tanto como um predador depende de sua presa, uma presa também dependerá de outras relações com outros seres vivos para manter sua população estável. Tanto as relações que beneficiam o indivíduo quanto as que podem prejudicar um ser vivo são essenciais para a manutenção de uma população.

Por exemplo, servir de alimento para uma onça não é “bom” para uma capivara. Porém, se a sua população não tiver indivíduos esporadicamente predados, logo ela irá aumentar consideravelmente, aumentando a competição entre os indivíduos por recursos (como alimentos, água, fêmeas, espaço etc.).

Dica do Blog do Enem: Aprenda as diferentes Relações Ecológicas clicando aqui. Aula com vídeo gratuito do professor Zé Rucker, do portal Aula Livre, e textos com dicas da professora Juliana Evelyn Santos.

Prova viva desse desequilíbrio populacional somos nós – os seres humanos. Nosso cérebro altamente desenvolvido nos deu a possibilidade de “driblar” os obstáculos naturais à nossa proliferação. Curamos doenças, inventamos as vacinas, a monocultura, a produção de alimentos em larga escala. Tudo muito bom, afinal, eu e você nos beneficiamos diariamente disso.

relações ecológicas destacada

Porém, já somos 7 bilhões de pessoas, que agem como gafanhotos em uma plantação. Consumimos os recursos do planeta tão rapidamente que praticamente esgotamos sua capacidade de renovação. Enquanto que outros de nós, humanos, têm seus modos de vida que os sustentaram durante gerações destruídos pelo ambiente degradado e assim ficam à margem da obtenção de recursos e dignidade.

À margem da sociedade e até das cadeias alimentares. O nosso modo de consumo, além de prejudicar a outros de nossa própria espécie, degrada os ecossistemas e dificulta a vida dos demais seres vivos que compartilham o nosso planeta.

Vídeos essenciais para você dominar o tema: Assista agora dois vídeos curtinhos que trabalham a relação dos seres humanos com o ambiente. Isto pode te ajudar a ter argumentos em uma redação sobre o tema, ou ajuda-lo a interpretar várias questões de biologia Enem ou Vestibular.

Vídeo 1: Ilha das Flores. Documentário que mostra o caminho do lixo produzido na cidade de Porto Alegre na década de 90. Além de tratar da poluição e do descaso com o ambiente, também mostra os seres humanos excluídos da sociedade de consumo que dependem do lixo para sobreviverem. É um show de humor e de inteligência para mostrar coisas muito cruéis da natureza e do cotidiano do mundo dos homens.

Vídeo 2: A história das coisas. Este vídeo trabalha a relação do consumo e o quanto isto pode afetar sua vida e a dos seres vivos que te cercam.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.