Gêneros Textuais e as possibilidades de produção textual

Você precisa conhecer a diversidade de gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Cada vez mais os gêneros textuais são explorados nos exames do Enem e vestibular.

Sempre que falamos em literatura ou em produção textual para o Enem ou Vestibular, são comuns as referências aos gêneros textuais ou também chamados gêneros do discurso. São milhares os gêneros textuais em circulação na sociedade atual e, para se dar bem nas leituras e produções de texto no Enem ou nos vestibulares, você precisa conhecer um pouco sobre eles.

Os gêneros textuais podem ser verbais ou orais e são classificados entre aqueles que devem ser ensinados na escola, como a redação escolar, o bilhete e a conversa ao telefone; ou os que não necessitam da escola para serem apreendidos, como: a lista de compras, o bilhete e a conversa ao telefone.

Dica 1 – Você sabe como manter o foco e a concentração na hora de estudar? Veja aqui as dicas da Coach e Naturóloga Caroline Nunes: https://blogdoenem.com.br/manter-foco-estudar-enem-vestibular/.

Veja abaixo três exemplos de gêneros textuais diferentes, mas que abordam a mesma temática: o amor.

Texto 1

gêneros textuais

Texto 2

a.mor: sm 1. Afeição acentuada de uma pessoa por outra; 2. Objeto de afeição; 3. […] pessoa amada; 4. Zelo, cuidado.

(Soares Amora. Minidicionário. 18ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p.38)

Texto 3

gêneros textuais 2

Você pode perceber que os três textos tem uma estrutura e uma intenção diferentes entre si, embora tratem do mesmo assunto. Dessa forma também os três textos são veiculados de maneiras diferentes. Veja aqui a explicação:

O texto 1 pertence ao gênero anúncio publicitário; utiliza-se, portanto, da linguagem apelativa, e você poderá encontrá-lo em uma revista, por exemplo.

O texto 2 pertence ao gênero verbete, utiliza-se da linguagem metalinguística, e você o encontra sobretudo nos dicionários.

O texto 3 é uma charge que está se utilizando da linguagem poética, e você vai encontrá-lo nos jornais e revistas.

Você pode se aprofundar no conteúdo de Gêneros Textuais assistindo ao vídeo “É hora de revisar – gêneros textuais”:

As diferenças observadas entre os gêneros textuais dizem respeito à situação de produção e à intencionalidade comunicativa. Numa situação de interação verbal, a escolha pelo gênero textual é feita de acordo com os diferentes elementos que participam do contexto, como: quem está produzindo, para quem, com que finalidade, em qual momento histórico, etc.

Dica 2 – O que cai no Enem? Veja aqui uma pesquisa completa que mostra os conteúdos e as questões que mais se repetem nas provas do Enem: https://blogdoenem.com.br/o-que-vai-cair-no-enem-2012/.

Os gêneros textuais geralmente são ligados às esferas de circulação. Assim, na esfera jornalística, por exemplo, temos: a notícia, a entrevista, a charge, o editorial, etc. Já na esfera científica, temos: o seminário, a conferência, o artigo, etc.

Você pode ver, no quadro abaixo, a divisão dos gêneros textuais que circulam na sociedade em cinco grandes grupos:

Texto e sua função

Gêneros orais e escritos

1

Narrar Conto maravilhoso; fábula; lenda; narrativa de aventura; narrativa mítica; biografia; romance; novela; conto; crônica; adivinhação; piada, etc.

2

Relatar                               Relato de experiência; relato de viagem; diário; testemunho, autobiografia; curriculum vitae; notícia; reportagem; etc.

3

Argumentar Textos de opinião; carta de leitor; debate, discurso de defesa (advogado, p. ex.); editorial; ensaio; etc.

4

Expor Texto expositivo (livro didático), exposição oral (uma aula); seminário; palestra; entrevista de especialista; verbete; resumos; resenha; relatório; etc.

5

Instruir Manual de instrução; receita; regulamento; regras de jogo; etc.
Dica 3: Você também pode assistir à aula que o Blog do Enem preparou sobre as diferenças entre Texto e Discurso. Cai nas provas do Enem e no Vestibular.  Veja aqui com o professor Jackson Ávila: https://blogdoenem.com.br/texto-discurso-diferenca/.

Exercício – Agora chegou a sua vez! Responda a questão abaixo que o Blog do ENEM preparou para você.

1. (ENEM)

MOSTRE QUE A SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.Campanha publicitária de loja de eletrodomésticos. Revista Época, n. 424, 3 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:

a) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

b) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

Resposta: letra “a”.

Comentário: A questão proposta gira em torno do gênero textual anúncio publicitário. É preciso, portanto, para marcar como correta a alternativa a, o conhecimento da função da linguagem específica desse gênero textual, que é a apelativa; e a sua função, que é de convencer o interlocutor.

O texto foi preparado pelo professor Jackson Avila para o Blog do Enem. Jackson é licenciado em letras Português/Espanhol; especialista em Literatura Contemporânea e em Gramática do Texto; e mestrando em Ciências da Linguagem, todos pela UNISUL.

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