Identidades Trigonométricas: Estudando igualdades para o Enem!

Revise este tema para se dar em Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio!

As identidades trigonométricas configuram-se como igualdades de funções trigonométricas em que ambos os lados da igualdade são válidos dentro do domínio das funções envolvidas.

De início pode parecer confuso, mas veremos que a verificação delas é bastante simples. Acompanhe esta aula e garanta a sua aprovação em matemática no Enem!

Em geral, a forma utilizada para a resolução de identidades trigonométricas é a demonstração através das relações trigonométricas conhecidas. Podemos realizar essa demonstração ao desenvolver os dois lados da equação trigonométrica, chegando a um mesmo valor em ambos os lados. É possível também que, trabalhando com apenas um lado, cheguemos ao que está indicado no outro lado da igualdade. Vejamos através de exemplos como são feitas essas demonstrações de identidades trigonométricas.

identidades-trigonometricas

Exemplos:
Demonstre as seguintes identidades trigonométricas:

1

2

3

4

Confira a aula selecionada abaixo e tire o que restou de dúvidas sobre as Identidades Trigonométricas:


5

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher