Identidades Trigonométricas: revise igualdades para o Enem!

Quem acerta uma questão de Matemática com a resolução de problemas de Identidades Trigonométricas já arranca na frente para pontuar bem no Enem ou nos Vestibulares. Veja como chegar lá com esta aula gratuita.

As identidades trigonométricas configuram-se como igualdades de funções trigonométricas em que ambos os lados da igualdade são válidos dentro do domínio das funções envolvidas.

De início pode parecer confuso, mas veremos que a verificação delas é bastante simples. Acompanhe esta aula e garanta a sua aprovação em matemática no Enem!

Em geral, a forma utilizada para a resolução de identidades trigonométricas é a demonstração através das relações trigonométricas conhecidas. Podemos realizar essa demonstração ao desenvolver os dois lados da equação trigonométrica, chegando a um mesmo valor em ambos os lados.

É possível também que, trabalhando com apenas um lado, cheguemos ao que está indicado no outro lado da igualdade. identidades-trigonometricasVejamos através de exemplos como são feitas essas demonstrações de identidades trigonométricas.

 

Exemplos de Igualdades Trigonométricas

Demonstre as seguintes identidades trigonométricas:1

2

 

Confira na tabela para fixar bem este conteúdo:

Igualdades Trigonométricas

 

Acompanhe a resolução completa:4

Aula Gratuita de Identidades Trigonométricas

Confira a aula selecionada abaixo e tire o que restou de dúvidas sobre as Identidades Trigonométricas:

 

Resolução de Exercícios de Identidades Trigonométricas

5

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel