MEC abre seleção para programa Idiomas sem Fronteiras

As inscrições vão das 12h do dia 22 às 12h do dia 31 de agosto

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 22, o Edital nº 77/2017, que abre vagas para o programa Idiomas sem Fronteiras.

idiomas sem fronteiras

Assim, os Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas podem ofertar, até 23 de dezembro, cursos presenciais extensivos de línguas alemã, espanhola, francesa, italiana e japonesa e de português como língua estrangeira adicional.

O edital contempla três ofertas de cursos. Na primeira, de no mínimo 16 horas e máximo 48 horas, são quatro aulas por semana, com uma hora de duração cada. As inscrições vão das 12h do dia 22 às 12h do dia 31 de agosto. O início dos cursos para os selecionados nesta chamada será em 18 de setembro.

Na segunda oferta, os cursos são de no mínimo 16 horas e no máximo 32 horas, com quatro aulas semanais, novamente com uma hora de duração cada. As inscrições vão das 12h do dia 26 de setembro às 12h do dia 5 de outubro. As aulas terão início no dia 23 do mesmo mês

Por fim, na última oferta, serão cursos de 16 horas. As inscrições vão das 12h do dia 1º de novembro às 12h do dia 10 de novembro. Os cursos terão início em 27 de novembro.

O número de turmas dependerá da oferta e do potencial de vagas de cada universidade, com o mínimo de 15 e o máximo de 25 alunos por classe. Já o número de vagas poderá ser alterado a cada oferta, dependendo da disponibilidade de carga horária dos professores de cada universidade.

Para participar dos cursos gratuitos de idiomas, é preciso ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, em universidades credenciadas como Núcleo de Língua (NucLi) do programa Idioma sem Fronteiras. Os professores ativos nessas instituições também podem se inscrever e participar das aulas.

Os interessados em participar dos cursos de idiomas devem se inscrever pelo Sistema ISF Aluno e selecionar a turma da qual gostaria de participar. Cada universidade realizará reuniões de orientação antes do início das aulas para confirmar a matrícula e o nivelamento dos alunos. O candidato selecionado que não participar da reunião estará automaticamente desclassificado das aulas. A íntegra do edital está disponível no portal do Idiomas sem Fronteiras.

Programa – O Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do MEC, com o objetivo de estimular o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos são promovidos gratuitamente, graças à parceria estabelecida com universidades em todo o país. Tem como uma de suas responsabilidades aplicar os testes de proficiência gratuitamente.

 

Fonte: Portal do MEC

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel